Panorama
 
 
 

RETIRADA DE LIXO DO GUAÍBA ABRE SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Maio de 2009

(21/05/2009) Um mutirão de cerca de 40 barcos que vão recolher lixo no lago Guaíba é o evento que marca, em Porto Alegre, a abertura da Semana Estadual do Meio Ambiente, no próximo 27 de maio, Dia Nacional da Mata Atlântica. Os barcos, da Colônia de Pescadores Z-5 e do Clube Veleiros do Sul, vão partir da Ilha da Pintada, chegando na prainha do Gasômetro às 14h. No local, equipes do DMLU – que apoia o evento junto com as secretarias municipais da Cultura e do Meio Ambiente - vão recolher os resíduos. O mutirão denominado Pescando Lixo, Salvando os Rios é uma promoção da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Colônia de Pescadores Z-5. Também na prainha ocorrerá o Dia do Desafio que contará, além das atividades físicas, com o plantio de árvores nativas na orla. A atividade, organizada pelo Sistema Fecomércio/SESC-RS com o apoio da Sema, será realizada em outros 405 municípios do RS. O primeiro dia de programação da Semana Estadual do Meio Ambiente será encerrado no Gasômetro com um show de Beto Hermann, organizado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). O músico interpretará canções com temáticas ambientais.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, responsável pela organização da semana, que este ano tem como tema proteção dos recursos hídricos, promoverá dezenas de ações que ocorrerão simultaneamente na maioria das cidades no período de 27 de maio a 5 de junho. Serão centenas de ações simultâneas para recolhimento de lixo às margens de cursos d´água, além de plantios de árvores na maioria dos municípios gaúchos. Além disso ocorrerão palestras, debates, seminários, campanhas educativas, gincanas ecológicas, entre outras atividades. Para o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, proteger os recursos hídricos é uma das principais agendas dentro das ações para enfrentar os problemas ambientais.

Entre as atividades da Semana Estadual do Meio Ambiente haverá a abertura, no dia 27 de maio, às 18h, da Exposição Cacos da Mata, que segue até dia 2 de agosto, na Sala de Exposições do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica (FZB), na Capital. Já no dia 4 de junho consta na programação o seminário “Gestão das Águas: Equilíbrio entre Uso Sustentável e Proteção”, promovido pela Sema e Uergs, a ser realizado no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, em Porto Alegre, das 9h às 17h. No dia 5 de junho, por sua vez, quando é comemorado o Dia do Meio Ambiente, será lançada a Campanha Plante um Milhão de Árvores, promovida pela BPW com o apoio da Sema. O lançamento da campanha, que segue até o dia 21 de setembro, será no Parque Municipal, no município de Lagoa dos Três Cantos, às 11h.
Outras informações sobre as diversas atividades programadas pela Sema para a Semana Estadual do Meio Ambiente podem ser obtidas no site www.sema.rs.gov.br.
ASSECOM SEMA
Coordenação: Jornalista Lurdes Nascimento

+ Mais

FEPAM premiada em congresso internacional de Resíduos Sólidos

(21/05/2009) A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – FEPAM - recebeu prêmio de Melhor Trabalho Técnico na modalidade poster com o título “Índice de Qualidade de Aterros Sanitários (IQAS): Uma ferramenta para avaliação de sistemas de disposição final de resíduos sólidos urbanos” no III Congreso Interamericano de Residuos Sólidos da Asociación Interamericana de Ingenieria Sanitaria y Ambiental – AIDIS, realizado em Buenos Aires.

O trabalho foi elaborado em conjunto pelo Eng. Rafael Volquind, chefe da Divisão de Saneamento Ambiental, pela Eng Elisabeth Ibi Frimm Krieger, do Serviço de Resíduos Urbanos, e pelo estagiário de engenharia química André Camargo de Azevedo e apresentado por estes últimos e pela Chefe do Departamento de Controle, Eng Marília Schmidt Barum.

O objetivo é padronizar o procedimento das vistorias técnicas em empreendimentos de disposição final de resíduos sólidos urbanos, para avaliar as condições de implantação e operação dos mesmos e estabelecer uma ferramenta que possa servir de base à elaboração de um parecer técnico para fins de licenciamento.

Para tanto, foi implantado no Serviço de Resíduos Urbanos (SRU) da FEPAM, um método de avaliação de aterros sanitários, baseado no modelo da Companhia Estadual de Tecnologia em Engenharia Sanitária e Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB, 2007), que estabelece um Índice de Qualidade de Aterros e Rejeitos (IQR). Este índice resulta de um check-list dos principais pontos a serem observados nos locais de disposição final de resíduos sólidos urbanos, com diversos padrões, critérios e pesos a serem avaliados e considerados e foi denominado pela FEPAM de IQAS – Índice de Qualidade de Aterros Sanitários – tendo em vista as alterações realizadas em relação ao IQR.

O IQAS reflete um índice demonstrativo da qualidade ambiental dos aterros sanitários e unidades de triagem e consiste de uma ferramenta adequada para ser aplicada à realidade do Estado do Rio Grande do Sul e para ser utilizada no licenciamento ambiental de tais empreendimentos.

A metodologia foi aplicada, inicialmente, em três empreendimentos, ocasionando alterações significativas na proposta inicial do IQAS. Após, outros sete empreendimentos foram avaliados, contemplando as modificações propostas, apontando resultados satisfatórios e a necessidade de novas modificações nos critérios de análise.

O IQAS permite a visualização das mudanças que devem ser implantadas para viabilizar o licenciamento dos empreendimentos, possibilitando que um relatório seja emitido rapidamente, apontando as não-conformidades e sugerindo melhorias para sanar as irregularidades encontradas. A facilidade de entendimento por parte do empreendedor de tais mudanças foi uma das grandes vantagens observadas na aplicação do método, corroborando sua utilidade e praticidade para atendimento dos objetivos propostos.
Assessoria de Imprensa da Fepam
Coordenadora – Jorn Eliane do Canto

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.