Panorama
 
 
 

VILLA AMBIENTAL UM SUCESSO DE PÚBLICO EM DOIS MESES DE EXISTÊNCIA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2009

19/05/2009 - As cidades de Ibiúna, de Santa Isabel, de Mairiporã, de Arujá, de Osasco e de Santo André são locais que já contam com “Crianças Ecológicas”. Aproximadamente mil “mini representantes” desses e outros municípios já visitaram a Villa Ambiental do Programa Criança Ecológica, espaço localizado no Parque Villa-Lobos, e inaugurado no dia 19 de março de 2009, pelo Governo do Estado de São Paulo.

Na Villa Ambiental, crianças de 8 a 10 anos brincam e aprendem com os heróis da turma do Criança Ecológica – Fred Fauno, Frida Flor, Bob Água, Max Limpo e Nika Valente - sobre a importância do meio ambiente em atividades interativas e divertidas. Acompanhadas pelos monitores, os alunos descobrem as características dos mamíferos, das aves, dos peixes, dos répteis e dos anfíbios. Além disso, aprendem sobre a importância de economizar água nas atividades diárias e como fazer o uso correto desse líquido precioso para o planeta. Os monitores alertam as crianças sobre o cuidado com desperdício na hora de escovar os dentes ou lavar a cabeça no chuveiro.

Um ponto alto do passeio é o túnel das sensações, onde a temperatura e os sons mudam conforme o ambiente em que estão os pequenos visitantes. “As crianças saem encantadas! O espaço está sendo muito bem aproveitado e a aprendizagem é efetiva”, comemora Mônica de Lima, coordenadora da Villa Ambiental.

Os professores que acompanham de perto a visita recebem orientações sobre as atividades que os alunos devem desenvolver antes e depois do passeio. Todos os estudantes são presenteados com o livro “Criança Ecológica – Sou dessa turma!”.

Para visitar a Villa Ambiental, que conta com a parceria da MAPFRE Seguros, a escola pode fazer o agendamento pelo telefone (11) 3023-2229 ou pelo e-mail criancaecologica@ambiente.sp.gov.br. Mais informações no site www.criancaecologica.sp.gov.br

O Programa

O Programa Criança Ecológica possui cinco espaços na capital Paulista – o Parque Villa Lobos, o Parque Ecológico do Guarapiranga, a Fundação Parque Zoológico de São Paulo, o Jardim Botânico e o Pomar Urbano – que foram selecionados para colocar “a meninada” em contato com a natureza e com os ensinamentos ambientais.

Para atender com mais agilidade as escolas do interior do Estado 29 Unidades de Conservação, que integram a SMA, disponibilizarão uma programação específica para o Criança Ecológica, que contará, também, com espaços no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, na cidade de Campinas, no Bosque Municipal da Cidade de Ribeirão Preto, e na Estação Ciência da USP, na capital.


Um depoimento que marca esses dois meses.

Uma professora da cidade de Arujá, da escola Municipal de Ensino Fundamental “Padre Geraldo Montibeller”, Lucimara Alves Ferreira, fez um depoimento, em carta enviada à coordenadora do projeto, Mônica Lima, que após a visita ao Villa Ambiental, em 05 de abril, seus alunos já apresentaram as primeiras preocupações com o meio ambiente. O retorno para cidade de Arujá, ao contrário da jornada de vinda para São Paulo, foi recheado de conversas sobre o aprendizado e as descobertas feitas, como o uso do binóculo, o painel de biodiversidade, e principalmente o painel das garrafas que ilustra o desperdício com a água.

A professora cita o livro “Criança Ecológica” e agradece para Secretária Estadual do Meio Ambiente pela iniciativa. Ao término de seu depoimento a educadora salienta que as crianças são nossos multiplicadores no aprendizado sobre ecologia e desenvolvimento sustentável
Texto: Ludmilla Fregonesi Fotografia: José Jorge

+ Mais

Votuporanga e Sud Mennucci sediam seminário do Projeto Município Verde

20/05/2009 - Os municípios de Votuporanga e Sud Mennucci, no extremo oeste do Estado de São Paulo, sediaram entre os dias 19 e 22 de maio o seminário do Projeto Ambiental Estratégico Município Verde, no qual os interlocutores de 81 municípios da região tiveram a oportunidade de aprender sobre tratamento de esgoto, destinação adequada de lixo, arborização urbana, qualidade do ar, uso da água, habitação sustentável, educação ambiental, mata ciliar, conselho municipal de meio ambiente e estrutura ambiental, temas que envolvem todas as diretivas do projeto.

Os municípios de Parisi, Orindiúva e São Francisco, que não haviam aderido ao projeto, formalizaram o compromisso de elaborar os planos de ação e cumprir as 10 diretivas propostas. De acordo com Graziano, os municípios da região possuem de uma forma geral, bons dados relativos a tratamento de esgoto e lixo, entretanto, precisam melhorar no quesito matas ciliares. "O Estado de São Paulo possui 14% de cobertura vegetal nativa e a maioria dos municípios dessa região possui somente 3%, alguns pouco mais de 1%", informou.

O prefeito de Votuporanga, Nasser Marão Filho, pontuou algumas ações já realizadas pela prefeitura para a preservação ambiental. "Cumprir as diretivas do projeto é uma prioridade para toda a nossa equipe: nossa meta é coletar 100 toneladas por mês de material reciclável, contra as atuais 50 toneladas, e a partir de setembro teremos 100% do esgoto gerado pelo município tratado", destacou.

Graziano também anunciou em Votuporanga que a equipe do projeto está elaborando uma cartilha para os vereadores com 50 dicas de leis ambientais municipais. O objetivo da cartilha é dar idéias aos vereadores, de forma que eles se sintam incentivados a atuar na agenda ambiental. "Queremos estimular os vereadores a participarem ativamente desse processo", apontou. Em Sud Mennucci, Graziano enfatizou a importância do auxílio mútuo. "Queremos capacitar os municípios para que todos tenham condições de elaborar seus planos de ação", salientou.

De acordo com Graziano, os municípios que assinarem convênios com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA no âmbito do Município Verde serão amplamente beneficiados ganhando prioridade no acesso a recursos do Estado. "A contrapartida que eu peço é a conscientização das crianças, queremos que os municípios adotem o projeto Criança Ecológica", declarou.
Texto: Valéria Duarte Fotografia: José Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.