Panorama
 
 
 

ASSENTADOS RECEBERÃO INCENTIVOS
PARA RECUPERAR ÁREAS DEGRADADAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2009

19/06/2009 - Carlos Américo - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse, nesta sexta-feira (19), no lançamento do Mutirão Arco Verde Terra Legal, em Alta Floresta (MT), que os moradores de assentamento do Incra que se dispuserem a reflorestar áreas degradadas vão receber R$ 100 por mês do programa Bolsa Verde.

Minc explicou à população do município que o pagamento por serviços ambientais é uma das destinações previstas no Fundo Amazônia. Ele destacou que o reflorestamento fortalece o desenvolvimento sustentável, e ainda garante que trabalhador possa continuar tirando seu sustento da floresta, protegendo o lugar que garante sua renda. O ministro também destacou o potencial para o ecoturismo na região da Amazônia, seus rios e biodiversidade. "Ecoturismo gera emprego e renda protegendo a natureza", destacou.

O presidente Lula falou que o mutirão é a oportunidade de manter a floresta em pé e a garantia de emprego para que a população tenha a chance de poder viver com dignidade. Ele explicou à população que o desmatamento pode impedir que países comprem a carne e a soja brasileira. "Temos que dizer para as pessoas que, se houve um momento em que a gente podia desmatar, agora, desmatar joga contra a gente", destacou.

Lula sugeriu a criação de um serviço de atendimento por telefone, tipo 0800, para que a população possa tirar suas dúvidas e fiscalizar a implementação das políticas previstas pela operação. O mutirão Arco Verde Terra Legal pretende regularizar, ao longo de três anos, 296 mil imóveis de até 15 módulos fiscais ocupados por posseiros nos nove estados da Amazônia. O conjunto de ações do mutirão visa consolidar a prevenção e o controle do desmatamento, fortalecendo a cultura de desenvolvimento sustentável.

O lançamento do mutirão aconteceu simultaneamente em Marabá (PA), com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e em Porto Velho (RO), onde a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, salientou que "o Brasil pode dar um grande exemplo ao mundo que é possível desenvolver o país mantendo a floresta em pé".

A Operação Arco Verde Terra Legal tem como objetivos a promoção da regularização fundiária, a regularização ambiental, o acesso ao crédito, à assistência técnica especializada e à difusão tecnológica. A população dos 43 municípios foco do mutirão vão ter auxílio de bancos públicos, previdência social, além de ajuda para a regularização fundiária e ambiental e emissão de documentos básicos, como identidade e título de eleitor.

+ Mais

MMA apresenta trabalho sobre acesso ao crédito em atividades florestais

19/06/2009 - O acesso dos agricultores familiares ao crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e à Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em atividades florestais é o tema do trabalho a ser apresentado por técnicos da Secretaria de Biodiversidade e Florestas no VII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, que acontece de 22 a 26 de junho em Luziânia (GO).

O congresso - cujo tema é Diálogo e Integração de Saberes em Sistemas Agroflorestais para Sociedades Sustentáveis é organizado pela Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais, Embrapa e a Emater/DF, e conta com a parceria de cinco ministérios, entre eles o Ministério do Meio Ambiente. O objetivo é promover o diálogo entre os saberes científico e popular sobre sustentabilidade do uso da terra e contribuir à construção de novos paradigmas que promovam o avanço do conhecimento científico e de sua aplicação no setor produtivo em prol da sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

O Brasil é um território com ampla cobertura florestal rica em biodiversidade, que muitas vezes é considerada impeditiva ao desenvolvimento do país. O modelo de ocupação utilizado em diferentes regiões do país tem provocado a substituição da cobertura florestal por atividades socioeconômicas não sustentáveis como agricultura, pecuária, mineração, entre outras. Os sistemas agroflorestais são importantes para reverter esse histórico brasileiro de ocupação, otimizando o uso da terra, incentivando plantios florestais em áreas alteradas, além de garantirem a segurança alimentar.

Para o Ministério do Meio Ambiente, os debates ajudarão a captar melhor as demandas da sociedade em relação a formulação de políticas públicas para o tema. Durante o evento os técnicos da SBF aplicarão questionários aos participantes do evento para fazer um levantamento de experiências para auxiliar na implementação do Plano Nacional de Silvicultura de Espécies Nativas e Sistemas Agroflorestais.

Interessados podem se inscrever pelo site: http://www22.sede.embrapa.br/snt/viicbsaf/html/viicongresso/abertura.htm

+ Mais

Cerimônia marcará cessão de uso do Parque Lage para o Governo do Rio

19/06/2009 - QUANDO - Sábado, 20 de junho, às 15h - ONDE - Parque Lage - A cessão de uso - pelo Governo Federal ao Governo do Estado do Rio - por vinte anos (prorrogáveis por tempo igual) do Palacete dos Lage - que abriga a Escola de Artes Visuais (EAV), instituição da Secretaria de Estado de Cultura - será oficializada às 15h deste sábado, 20 de junho, numa cerimônia da qual participarão o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a secretária de Cultura, Adriana Rattes, a secretária do Meio Ambiente, Marilene Ramos, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Rômulo Mello.

A partir desta data, o Parque Lage - que abriga o Palacete onde a escola já funciona há 34 anos - ficará sob a co-gestão da EAV e do Instituto Chico Mendes, entidade vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.

No dia 21 de junho, o ministro Carlos Minc tem agenda em Paraty, no interior do Estado. Às 10h30 ele participa da 1ª Pedalada Paraty, que tem por objetivo incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. A concentração será na Praça do Chafariz. Às 20h, Minc profere palestra sobre A Política Ambiental do MMA no 5º Encontro da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA - RJ), na Casa de Cultura de Paraty.

Na segunda-feira, 22, às 11h, o ministro participará do Lançamento do Concurso Público Nacional para estudo preliminar de Arquitetura e Urbanização do Complexo Hotel Paineiras, Parque Nacional da Tijuca, na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB - RJ).

+ Mais

MMA contribui com equipamentos científicos para Posto na Ilha da Trindade

19/06/2009 - O Ministério do Meio Ambiente participa de viagem de pesquisas científicas ao Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade, localizado entre Vitória (ES) e o Rio de Janeiro. Iniciada na sexta-feira, os trabalhos se estenderão até o início de julho. O MMA é membro do Subcomitê Científico do Programa de Pesquisas Científicas na Ilha da Trindade (Protrindade), no âmbito da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM). Além de acompanhar os projetos em curso no posto da Ilha Trindade, o MMA também contribui com equipamentos científicos para a Estação Científica da Ilha da Trindade.

Com uma demanda crescente para a realização de pesquisas científicas na ilha e na área marinha adjacente, a Marinha determinou a construção da Estação Científica da Ilha da Trindade, que deverá estar pronta em janeiro de 2010, e o estabelecimento do Programa de Pesquisas Científicas na Ilha da Trindade.

Localizados a 620 milhas de Vitória e 765 milhas do Rio de Janeiro, o arquipélago de Martin Vaz e a Ilha de Trindade são ilhas vulcânicas estratégicas, pois estão na mesma latitude das principais bacias petrolíferas e da região de maior desenvolvimento econômico e concentração populacional do Brasil. A região se constitui também posto avançado importante, contribuindo na obtenção de dados essenciais à previsão meteorológica.

Localizada na extremidade oriental da cadeia de montanhas submarinas Vitória-Trindade, a Ilha da Trindade tem 8,2 quilômetros quadrados, é fortemente acidentada, contando elevações que atingem até 600m e é a única ilha oceânica que possui fonte de água potável na região, utilizada para o abastecimento do Posto Oceanográfico. A ilha concentra grande número de aves, caranguejos e tartarugas marinhas e a região é rica em peixes (badejos, xaréus, garoupas, barracudas, sardinhas) e lagostas, além de abrigar um anel de corais.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.