Panorama
 
 
 

ENCONTRO SOBRE ETANOL, EM SÃO PAULO, ABRE ESPAÇO PARA DEBATER MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2009

02/06/2009 - O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, alcançando na safra 2007-2008 o volume recorde de 486 milhões de toneladas, que transformadas em açúcar e álcool geraram uma receita bruta de aproximadamente US$ 20 bilhões, sendo 54% provenientes da venda de álcool, 44% de açúcar e os 2% restantes de bioeletricidade comercializada no mercado interno.

É por isso que qualquer debate sobre o assunto, especialmente em São Paulo, Estado que produz mais de 60% da cana-de-açúcar brasileira, atrai o interesse mundial. É o caso do Ethanol Summit 2009, organizado pelos empresários do setor, para discutir questões relacionadas à produtividade, mercado, tecnologia, meio ambiente e outras.

O evento, iniciado em 01.06, com duração de três dias, está ocorrendo no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo. A solenidade de abertura contou as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, do governador de São Paulo, José Serra, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, entre outras autoridades. A programação previa ainda as participações do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, além de ministros e empresários de diversos países.

No primeiro dia de trabalho, a sessão “Protegendo Ecossistemas na Produção de Biocombustíveis” contou com a participação do secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, que atuou como mediador nos debates com Fábio Feldmann, secretário executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e Biodiversidade, David Cleary, chefe do Programa de Conservação da TNC – The Nature Conservancy, e Roberto Waack, presidente da Orsa Florestal, detentor da maior área certificada de manejo em floresta nativa no Brasil.

Abrindo os trabalhos, Graziano fez uma explanação do Projeto Etanol Verde, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA, criado com a finalidade de promover a redução dos prazos de utilização da prática da queima da palha da cana-de-açúcar. “Um acordo inédito entre o Governo do Estado e o setor sucroalcooleiro, firmado por meio de um Protocolo Agroambiental, de caráter voluntário, permitiu a antecipação do fim da queima para 2014 em áreas mecanizáveis e 2017 nas demais áreas”, informou. O prazo anterior previa prazos entre 2021 e 2031.

Para o secretário, a evolução da colheita crua foi de 34,2% na safra 2006/2007 para 49,1% na safra 2008/2009, o que representa um aumento de 810 mil hectares colhidos mecanicamente, sem a utilização de fogo. Esse resultado significa que 2,3 milhões de toneladas de monóxido de carbono deixaram de ser lançadas na atmosfera, além de 200 mil toneladas de material particulado e 330 mil toneladas de hidrocarbonetos, contribuindo para amenizar os efeitos das mudanças climáticas.

O Protocolo Agroambiental prevê também ações na recuperação de matas ciliares, envolvendo 143 unidades agroindustriais que comprometeram com a recuperação de 175.640 hectares ao longo de corpos d’água. Mais 51.310 hectares de áreas contíguas a rios e lagos serão também recuperados pelos fornecedores de cana-de-açúcar.

Outro ponto abordado pelo secretário do Meio Ambiente é a eficiência das usinas no uso de água, que chega hoje à média de 1,92 m3 por tonelada de cana moída contra médias anteriores que variavam de 3 m³ a 5 m³.
Saiba mais em: http://www.ambiente.sp.gov.br/etanolverde
Texto: Newton Miura Fotografia: Pedro calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.