Panorama
 
 
 

IF CONCLUI MAPEAMENTO DA COBERTURA VEGETAL NATIVA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO GUARAPIRANGA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2009

19/06/2009 - Metade da área da Bacia Hidrográfica do Guarapiranga mantém sua cobertura vegetal nativa. Em termos de Áreas de Proteção Permanente – APPs que fazem parte da Bacia, essa preservação chega a quase 60%, atualmente. Estes são alguns dos principais dados revelados no mapeamento recém-concluído pelo Instituto Florestal – IF, órgão vinculado a Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, que detalhou números e informações diversas e atualizadas sobre a vegetação natural remanescente e APPs na Bacia, que servirão para subsidiar a SMA na aplicação do decreto regulamentador da Lei Específica do Guarapiranga, assinada em 2008.

A Bacia Hidrográfica do Guarapiranga possui uma superfície de 63.780 hectares e abrange, além de parte da capital, os municípios de Cotia, de Embu, de Embu-Guaçu, de Itapecerica da Serra, de Juquitiba e de São Lourenço da Serra. A área com vegetação natural remanescente mapeada foi de 31.914,41 hectares, que corresponde a 50,0 % da superfície da bacia. A vegetação levantada em APP, ao longo de cursos e corpos d´água e nascentes, foi de 9.812 ha, ou 58,8% das APPs da bacia. Outros 41,2% de APP estão ocupados com outros usos, como reflorestamento, ocupação urbana e algumas áreas com cultivo.

Os trabalhos realizados pelo IF tiveram início em dezembro de 2008 e foram finalizados em março de 2009. O mapeamento baseou-se em imagens orbitais do satélite QuickBird, sendo efetivado na escala 1:10.000, onde pode-se visualizar até uma árvore isolada. Os dados irão subsidiar o licenciamento, a fiscalização e a regularização ambiental das atividades no território da Bacia, já que o mapeamento delimita as áreas de restrição à ocupação previstas no Decreto 51.687, que regulamentou a Lei Específica do Guarapiranga, além das do Código Florestal e das demais normas referentes à vegetação.

A legenda utilizada para classificação das formações vegetais baseou-se nas proposições do Projeto RADAMBRASIL, de acordo com unidades fisionômico-ecológicas da cobertura vegetal natural, sendo encontradas Vegetações Secundárias da Floresta Ombrófila Densa em estágio inicial de regeneração, em estágio médio de regeneração e em estágio avançado de regeneração, assim como Formação Arbórea / Arbustiva-Herbácea em Região de Várzea e Campo Natural.

Além dos dados já citados, este mapeamento na Bacia do Guarapiranga mostra ainda, por exemplo, com relação ao município de Embu, a menor cidade entre as sete abrangidas, que dos 4.070,49 hectares do município inseridos na Bacia, cerca de 1.600 hectares, ou 40%, apresenta cobertura natural remanescente. Por outro lado, São Paulo, o maior município, com 23.300 hectares fazendo parte da Bacia, apresenta 9.300 hectares, também 40% de sua área contribuinte, com cobertura vegetal nativa. Considerando suas extensões territoriais dentro da Bacia do Guarapiranga, o município que apresenta maior cobertura vegetal nativa é São Lourenço da Serra, com 78%, equivalentes a 2.570 hectares.
Texto: Mário Senaga Fotografia: IF

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.