Panorama
 
 
 

MMA APOIA REVITALIZAÇÃO DO JAGUARIBE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2009

18/06/2009 - Paulenir Constâncio - O reflorestamento das margens do rio Jaguaribe, que banha 80 municípios cearenses, poderá ter suas margens reflorestadas com pagamento por serviços ambientais. Na última quinta-feira, em visita à cidade de Limoeiro, às margens do rio, o ministro Carlos Minc constatou o grau de degradação do curso d'água, um dos principais do estado, durante lançamento do programa de revitalização do Jaguaribe.

Minc destacou a importância do rio para a população. "Temos de salvar o Jaguaribe, pois a morte de um rio significa para o povo o mesmo que cortar veias de um corpo humano", comparou. O evento foi promovido pelo governo do estado e contou com a participação do vice-governador Francisco Pinheiro. Acompanhado do assessor especial José Maurício Padrone, o ministro foi recebido pelas lideranças do Movimento em Defesa dos Povos do Jaguaribe. O município tem 60 mil habitantes e fica a 200 km de Fortaleza.

O Jaguaribe, que já foi considerado o maior rio seco do mundo, está no caminho dos maiores açudes do Ceará, como o Orós e o Castanhão. Ele nasce no próprio estado e antes de desaguar no Atlântico atende a uma população estimada em 800 mil pessoas. O ministro plantou uma árvore às margens do rio e pediu o apoio dos povos do Jaguaribe. "O governo tem de fazer a sua parte, mas o cidadão também é responsável pelo rio e precisa fazer a parte dele", destacou.

+ Mais

Nova Expedição ao Rio Araguaia mobiliza vários segmentos

Goiânia (19/06/2009) - O Ibama/GO, o Instituto Onça Pintada – IOP e o Earthwatch Institute – EW, desenvolvem em parceria o Projeto Araguaia, que tem como objetivo principal promover a conservação do rio Araguaia das nascentes até a sua foz. Essas instituições realizarão nos próximos dias a campanha “Expedição Araguaia Vivo”, de 19 a 21 de junho. Com o próprio nome diz, será realizada uma expedição pelo rio. O percurso compreende desde as nascentes do Araguaia, localizadas na região do Parque Nacional das Emas (Mineiros/GO), passando pelo município de Baliza/GO, até São Miguel do Araguaia/GO, contando, nesta etapa, com o apoio do Governo de Goiás.

Foram convidados a participar da expedição autoridades, gestores públicos e privados, empresários, comunicadores e ambientalistas. Todos, formadores de opinião, com grande capacidade de interação com a sociedade, uma vez que, para garantir o sucesso de um projeto desta envergadura, há a necessidade de articulação e mobilização entre os atores sociais.

Por se tratar do terceiro maior rio do Brasil fora da Bacia Amazônica, o Araguaia ainda possibilita uma boa política de conservação. Portanto, essa união de esforços é de interesse de todos aqueles que, de alguma forma, terão benefícios com a preservação daquela biodiversidade. Além de legisladores e formadores de opinião, foram convidados também proprietários de imóveis rurais ao longo do rio, que possuem grande interesse no seu manejo e conservação.

Hoje (19), os participantes serão recepcionados na Fazenda Jacuba, em Mineiros, e farão uma visita às nascentes do rio e às propriedades rurais que aderiram ao Prolegal – Programa de Revisão, Regularização e Monitoramento das Áreas de Reserva Legal e de Preservação Permanente, implementado pelo Ibama/GO.

Amanhã (20), os participantes visitarão a Área de Proteção Ambiental – APA do Encantado, a Fazenda Piratininga (município de São Miguel do Araguaia) e, ao final do dia, participarão da solenidade de inauguração da sede da APA Meandros do Rio Araguaia (ICMBio/RAN).

No último dia, domingo (21), haverá a visita a mais um trecho do rio, com uma reunião de avaliação da expedição a bordo de um barco.

A particularidade desta expedição é que será realizada principalmente por via aérea, permitindo assim a melhor visualização de três diferentes ambientes ao longo do rio. Após a sistematização dos conhecimentos acerca dos ambientes observados, será possível delinear propostas de longo prazo, evoluindo para um projeto sustentável.

Já entre os dias 23 e 28/06 ocorrerá uma nova expedição de cunho científico, que irá percorrer das nascentes do rio Araguaia até Barra do Garças/MT e será composta por técnicos e pesquisadores que levantarão informações sobre a fauna silvestre, principalmente onça-pintada, ariranha, boto-rosa, jacaré-açu e bagre piraíba, e sobre a situação de conservação das APP ao longo do rio.
Mirza Nóbrega
Ascom Ibama/GO

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.