Panorama
 
 
 

IG LANÇA LIVRO PARA ESCLARECER CONCEITO E DÚVIDAS SOBRE RESTINGAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2009

23/06/2009 - Os depósitos sedimentares, que se formam geralmente nas faixas costeiras junto ao mar, onde subsistem uma fauna e flora características, suscitam ainda dúvidas de caráter científico, mesmo entre os especialistas. As dúvidas se estendem também à etimologia do termo restinga, que nomeia essas áreas.

Por esse motivo, o livro “Restinga: Conceitos e Empregos do Termo no Brasil e Implicações na Legislação Ambiental” está sendo recebido com muito interesse tendo, já, sido objeto de 2.325 “downloads” desde a sua disponibilização na página eletrônica do Instituto Geológico, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, em novembro do ano passado.

O livro foi lançado oficialmente no último dia 3 de junho, durante sessão solene de abertura da “Semana do Meio Ambiente 2009 – Conhecer, Educar para Preservar”, organizada pela Prefeitura de São Sebastião, onde os autores autografaram cerca de 350 exemplares.

O evento ocorreu no Teatro Municipal local, onde a coordenadora do livro, a pesquisadora do Instituto Geológico, Célia Regina de Gouveia Souza, proferiu a palestra de apresentação sobre o tema a “Importância da Preservação/Conservação da Restinga”.

Além da palestrante, os textos do livro são assinados também pelos pesquisadores Silvio Takashi Hiruma, Alethéa Ernandes Martins Sallun, Rogério Rodrigues Ribeiro e José Maria Azevedo Sobrinho, todos do Instituto Geológico. O livro trata de questões como a etimologia do termo restinga, cuja origem não está clara. Trata ainda de questões conceituais, tanto em relação à geomorfologia como à biologia, além de apresentar as implicações presentes no Código Florestal e outros dispositivos legais.
O livro encontra-se acessível em versão digital para download gratuito no
endereço http://www.igeologico.sp.gov.br/ps_down_outros.asp.

+ Mais

Projeto Criança Ecológica ganha equipamentos para o “Floresta Legal”

24/06/2009 - A Bunge, uma das principais empresas de “agribusiness” no país, formalizou no dia 22 de junho último a doação de mais de uma centena de equipamentos eletrônicos, como câmeras fotográficas digitais, notebooks, projetores de multimídia, microcomputadores e aparelhos de som, para o “Floresta Legal”, uma das ações do Projeto Criança Ecológica, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado.
O termo de doação, no gabinete do secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, foi assinado por Mario Alves Barbosa Neto, presidente da Bunge Fertilizantes e membro do conselho administrativo da Fundação Bunge, que desenvolve as ações sociais corporativas do grupo. A Bunge está presente no país desde 1905, operando atualmente em 16 Estados brasileiros, com as marcas Manah, Ouro Verde, Soya, Delícia, Primor e outras, empregando cerca de 8.500 funcionários.

Os equipamentos doados, no valor de aproximadamente R$ 150 mil, serão destinados às 29 unidades de conservação da Secretaria do Meio Ambiente onde são desenvolvidas atividades do “Floresta Legal”, que deverá atender, todos os meses, cerca de 30 mil crianças em todo o Estado.

Programa Criança Ecológica foi lançado em março de 2009, pelo Governo do Estado, com o objetivo de sensibilizar e despertar nas crianças atitudes capazes de contribuir com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. Foram determinadas cinco agendas ambientais identificados pelas cores azul para água, verde para fauna e flora, cinza para poluição e amarela para aquecimento global e educação para a vida.

Em São Paulo, foram criados cinco espaços no Parque Villa-Lobos, Parque Ecológico do Guarapiranga, Parque Zoológico de São Paulo, Jardim Botânico e Pomar Urbano, para o desenvolvimento de atividades do Criança Ecológica em que estudantes da rede oficial de ensino têm a oportunidade de aprender sobre questões ambientais, em contato com a natureza.

As unidades de conservação que receberão os equipamentos são as seguintes: Parque Estadual Vassununga, Estação Experimental de São José do Rio Preto, Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Santa Virgínia, Parque Estadual Rio do Peixe, Parque Estadual Porto Ferreira, Parque Estadual da Cantareira - Núcleo Pedra Grande, Estação Ecológica Paulo de Faria, Floresta Estadual Paranapanema, Parque Estadual Morro do Diabo, Estação Experimental e Estação Ecológica Mogi-Guaçu, Parque Estadual do Jaraguá, Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Itutinga-Pilões, Estação Experimental e Estação Ecológica Itirapina, Estação Experimental de Itapetininga, Parque Estadual Furnas do Bom Jesus, Parque Estadual da Cantareira -Núcleo Engordador, Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Cunha, Parque Estadual Carlos Botelho, Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Caraguatatuba, Parque Estadual Campos do Jordão, Parque Estadual Campina do Encantado, Parque Estadual da Cantareira -Núcleo Cabuçu, Floresta Estadual Bebedouro, Estação Experimental Bauru, Floresta Estadual de Avaré, Floresta Estadual de Assis, Parque Estadual Aguapeí e Parque Estadual Alberto Löfgren.
Texto: Mário Senaga Fotografia: José Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.