Panorama
 
 
 

MEDIDAS DO IBAMA PARA A SAFRA DA TAINHA REPERCUTEM POSITIVAMENTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2009

Florianópolis (24/06/2009) - Segundo pescadores de Santa Catarina, os resultados das novas regras para a pesca da tainha já começam a aparecer. Conforme noticia o Jornal do Campeche, de Florianópolis, com matéria intitulada “Mudança de regras para a safra beneficia pescadores”, a protelação do início da captura da tainha favorece o pescador artesanal. A matéria fala que depois de amargar uma temporada de pouquíssimas tainhas na safra passada, pescadores do Campeche comemoram uma safra gorda na temporada deste ano. A abertura da safra, dia 15 de maio, mais tarde que em anos anteriores, está proporcionando uma pescaria farta e democrática, contemplando praticamente todas as comunidades pesqueiras da ilha de Santa Catarina e da Grande Florianópolis.

Segundo a matéria, o pescador Aparício Inácio, há mais de 50 anos na atividade, entende que a boa safra se deve ao “defeso” imposto pelo governo, adiando o início da captura. “A mudança ajudou porque os barcos não puderam sair antes e deixaram os cardumes se aproximar da praia”, acredita.

O novo regramento, entre outras, determina que barcos tipo traineira, com capacidade de carga acima de dez toneladas, devidamente autorizados, devem pescar fora das cinco milhas náuticas, e, nas praias onde há pontos de pesca estabelecidos, a atividade está restrita a pescadores artesanais.

O chefe da Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama em Santa Catarina, analista ambiental Carlos Ribeiro, informa que a fiscalização ocorrerá de forma ostensiva em todo o litoral do estado, até o dia 30 de julho, quando se encerra a temporada de pesca da tainha.
Badaró Ferrari
Ascom Ibama/SC

+ Mais

Pesca com explosivos pode ter acarretado morte de golfinho-rotador

Recife (22/06/09) - Um golfinho-rotador (Stenella longirostris), mesma espécie dos que habitam o entorno do arquipélago de Fernando de Noronha, resgatado na tarde de hoje por fiscais do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação, morreu ao chegar no Centro de Mamíferos Aquáticos, em Itamaracá/PE. Há suspeitas de que a morte tenha sido provocada pela pesca com explosivos, na região de Serrambi, município de Ipojuca, litoral sul do Estado.

Segundo o chefe da fiscalização do Ibama/PE, Leslie Tavares, pescadores do local chamaram o instituto logo pela manhã para tentar devolver o animal ao mar. “Eles notaram que o golfinho estava atordoado e que não conseguia se manter na superfície”, informa Tavares. Um pescador chegou a ficar 4 horas segurando o golfinho até a chegada dos fiscais, que se revezaram por mais 4 horas (fotos) até o resgate completo.

O Ibama informa que a pesca com explosivos é altamente prejudicial a toda a vida marinha, além de ser uma atividade desleal com os próprios pescadores. Cada explosão é capaz de matar espécimes de todos os tamanhos num raio de até 200 metros, diminuindo drasticamente os estoques e inviabilizando a sustentabilidade da pesca.
Denúncias devem ser feitas pelo telefone 0800 61 8080. A ligação é gratuita.
Fotos: fiscais do Ibama se revezam na manutenção do golfinho na superfície.
Local: Praia de Serrambi, Ipojuca, PE
Airton De Grande
Ascom Ibama/PE

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.