Panorama
 
 
 

MINC CHAMA DE HISTÓRIA DECISÃO DO STF SOBRE PNEUS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2009

24/06/2009 - Daniela Mendes - "Essa é uma decisão histórica". Foi assim que o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, recebeu a notícia sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal de julgar procedente a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 101, na qual o presidente da República alegava que a importação de pneus usados e inservíveis fere a Constituição Federal. O colegiado aprovou por 8 votos a 1 (ministro Marco Aurélio) a procedência da ADIN acompanhando o voto da relatora, ministra Carmen Lúcia.

"Acho que foi um gesto importantíssimo, por que há o hábito de se usar países em desenvolvimento para servirem de receptáculo de lixo químico de outros países. Eu acho muito bom que o Brasil tenha firmado, com base nos princípios da ecologia, da saúde, da preocupação, a posição de não importar pneu usado inservível de outros países", disse o ministro.

Para Minc, o Supremo está sendo um grande aliado dos ambientalistas. "As causas ambientalistas que durante tanto tempo foram consideradas supérfluas, exóticas e algumas até insanas, hoje têm acolhida do mais importante Tribunal do País. Bons tempos esses", comemorou.

A ministra Carmen Lúcia, em seu relatório, sustentou "que parece inegável a conclusão de que, em nome da garantia do pleno emprego - dado essencial e constitucionalmente assegurado -, não está autorizado o descumprimento dos preceitos constitucionais fundamentais relativos à saúde e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado".

Ela afirmou ainda que "a reforma de pneus há que ser enfrentada pelo Brasil, nos termos da legislação vigente, quanto aos pneus que já estão desembaraçados no território nacional e que aqui são produzidos e descartados. Quando, para o desenvolvimento das atividades de recuperação ou reforma de pneus, as empresas preferem importar pneus usados de outros Países, importam-se também problemas para o desenvolvimento sustentável, porque se deixa de recolher os milhões de pneus usados na grande frota nacional e aumenta-se o passivo ambiental, o qual, por sua própria condição, é de difícil degradação e armazenamento".

A ação foi proposta, em setembro de 2006, pelo presidente da República, por intermédio da Advocacia Geral da União, questionando decisões judiciais que permitiram a importação de pneus usados. O governo utilizou como principal fundamento o artigo 225 da Constituição Federal (CF), que assegura a todos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, ameaçado pela incineração e pelo depósito de pneus velhos.

+ Mais

Mutirão Arco Verde Terra Legal chega a Tailândia, no Pará

25/06/2009 - Gerusa Barbosa - O Ministério do Meio Ambiente coordena em Tailândia (PA) as reuniões de trabalho do Mutirão Arco Verde Terra Legal, lançado pelo presidente Lula, em Alta Floresta (MT), no dia 19 de junho. As atividades tiveram início nesta quinta-feira com reuniões institucionais para apresentação de políticas públicas voltadas para o controle do desmatamento no município, incluídos entre os 43 que mais desmatam na Amazônia. Durante três meses uma equipe do governo federal levará a essas localidades um conjunto de políticas públicas para estimular às populações a adotarem modelos de desenvolvimento sustentável para combater o desmatamento.

Para o diretor de Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Paulo Guilherme, coordenador dos trabalhos em Tailândia, o mutirão está com grande receptividade no município. Ele acredita que as ações da Arco Verde vão ajudar a diversificar a base da atividade produtiva do local com a adoção de um padrão tecnológico para evitar o desmatamento. As reuniões em Tailândia se estenderão até sábado. Também ocorrem, simultaneamente, em Nova Mamoré (RO) e em Peixoto Azevedo (MT), coordenadas pela Embrapa/MDA e MDA, respectivamente.

As atividades do Mutirão da Operação Arco Verde se concentram nos 43 municípios onde foi constatada a maior extensão de desmatamento da floresta amazônica. Durante o mutirão, três carretas percorrerão os municípios (mais de 20 mil quilômetros) com equipamento para o atendimento aos moradores destas localidades. Os caminhões estarão transportando equipamentos e mobiliário para o atendimento ao público. Nas cidades, entre outras ações, o mutirão vai oferecer benefícios como documentação aos trabalhadores rurais, incentivando a regularização ambiental, e atendimento da Previdência Social.

A Operação Arco Verde, idealizada pelo Ministério do Meio Ambiente, nasceu para possibilitar a inserção cidadã dos proprietários de terra nos locais onde foi constatado o maior desmatamento da Amazônia Legal. A proposta busca estabelecer uma cultura de desenvolvimento sustentável, em sintonia com a legislação ambiental vigente. A idéia central é a de que é possível mudar a matriz produtiva, com medidas decisivas de longo prazo, utilizando de forma sustentável as florestas, ao mesmo tempo implementando a compensação e/ou a recuperação de áreas degradadas.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.