Panorama
 
 
 

TÉCNICOS DO CANAP SOLTAM ONÇA-PARDA
CAPTURADA EM ZOO DE PAULÍNA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2009

Sandra Tavares - Brasília (30/06/09) - No dia 24 de junho moradores de um condomínio de alto padrão em Campinas/SP foram surpreendidos ao verem uma onça-parda (Puma concolor) numa pequena reserva de mata, na beira de um lago e próxima a área de lazer do condomínio.

Sob riscos de acidentes com a espécie, envolvendo os moradores e outros animais domésticos, técnicos do Centro Nacional de Pesquisas para a Conservação dos Predadores Naturais (Cenpa), centro especializado do Instituto Chico Mendes, foram procurados. Os especialistas do ICMBio sugeriram que o animal fosse capturado, o que acabou sendo feito em seguida por equipe do Zoológico de Paulínia, sob coordenação do veterinário Marcelo Telles.

Após a captura, o animal foi levado para o zoológico onde permaneceu isolado até dia 26 de junho, data da soltura. O animal - um macho de cerca de 3 anos de idade – pesava 36 Kg e estava em condições saudáveis de saúde. A equipe do Cenap coordenou os procedimentos para a soltura do animal, que foi feita na mesma região da captura, porém em uma grande área de mata bem preservada, distante do condomínio.

De acordo com a analista ambiental e pesquisadora do Cenap/ICMBio, Rose Gasparini, com a soltura deste animal, além dos estudos sobre a ecologia da espécie em regiões fragmentadas do estado de São Paulo, inicia-se a avaliação de uma nova e promissora tecnologia com satélites nacionais.

A onça foi aparelhada com um rádio colar. O equipamento, com custo estimado de cerca de S$ 5 mil (dólares) foi disponibilizado por meio de uma parceria entre o Cenap/ICMBio, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A tecnologia do rádio colar permitirá o monitoramento da espécie por meio de satélite brasileiro. Esta é a primeira vez no Brasil que tal tecnologia é utilizada em um mamífero terrestre.

O colar capta seis localizações por dia, em horários pré-determinados e sua bateria tem vida útil de cerca de 400 dias. O colar possui ainda a tecnologia do sistema drop-off, o que permite a programação de data para liberação do colar do pescoço do animal. Após isso, o colar passa a emitir sinais VHF o que permite que seja localizado e recuperado.

+ Mais

ICMBio participa de operação na fronteira sul do Brasil

Carlos Oliveira - Brasília (23/06/09) - Nas primeiras semanas de junho, o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), juntamente com o Exército, o Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Rio Grande do Sul, o Ibama e a Receita Federal empreenderam uma grande ação de fiscalização em toda a região do extremo sul do país. Trata-se da Operação Fronteira Sul, cujo foco eram os crimes ambientais nas áreas alagadas do Taim e em lagoas.

De acordo com o chefe da Estação Ecológica (Esec) do Taim, Henrique Horn Ilha, que representou o ICMBio na ação, foram 550 vistorias em carros e embarcações, com apreensão de mais de 1500 metros de rede, além de 60 quilos de pescados. “Os autuados foram multados, tiveram bens e apetrechos apreendidos e responderão por crime ambiental,” explica.

Apesar das autuações, a iniciativa não teve apenas o objetivo de reprimir os crimes ambientais, mas também a educação das pessoas para a conservação do meio ambiente. Para isso, como informa Henrique Ilha, foi montada uma barreira na BR 471. “Os motoristas dos veículos parados recebiam informações educativas, para evitar futuros danos à natureza”, destaca.

Para os trabalhos foram mobilizados mais de 50 pessoas, embarcações, caminhões e armamentos leves e pesados. O cenário foi de guerra contra a destruição ambiental em toda a região, até a fronteira com o Uruguai. Mas o maior problema enfrentado pelos fiscais foi o frio de bater os queixos. “A presença de uma frente fria, com ventos fortes, causaram a sensação térmica próxima a zero grau. Isso dificultou a ação nas áreas alagadas e nas lagoas,” conta o chefe da Esec do Taim.

O frio também espantou possíveis infratores que teimam em executar a pesca de forma ilegal nessas regiões. Porém, no geral, a Operação Fronteira Sul foi considerada um sucesso, principalmente pelo seu conteúdo educacional. O monitoramento às ilegalidades ambientais não para, e novas iniciativas como essa devem ser planejadas.
Ascom/ICMBio

 
 

ICMBio - Instituto Chico Mendes
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.