Panorama
 
 
 

VALE HISTÓRICO BUSCA ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS DE DESENVOLVIMENTO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2009

22/06/2009 - O secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, a convite dos prefeitos dos seis municípios que formam o Consórcio do Vale Histórico, participou de reunião da entidade na última sexta-feira, 19.06, em São José do Barreiro, onde a pauta discutida foi o projeto ambiental para a região. A reunião contou, ainda, com a presença de outros prefeitos da região, deputados, Polícia Ambiental e outros.

Os prefeitos expuseram os problemas ambientais dos municípios, salientando que o problema mais grave, comum a todos os municípios, é a falta de um aterro sanitário, para a disposição adequada do lixo doméstico. Graziano ouviu atentamente as demandas e, de imediato, se comprometeu a equacionar o problema: “Eu assumo o compromisso com vocês que, até o final do ano, o problema será resolvido, mas vocês deverão dar suas contrapartidas, serem proativos, é dessa forma que eu trabalho”, afirmou o secretário.

Graziano afirmou que enviará equipes técnicas da Secretaria do Meio Ambiente – SMA e da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB para se reunirem com os interlocutores das prefeituras para discutir as soluções.

O secretário aproveitou a reunião para falar do Projeto Município Verde, da adesão das prefeituras, do “ranking” de notas para as dez diretivas propostas e da importância do plano de ação que as cidades deverão apresentar à SMA. Lembrou ainda que o projeto será agora será denominado Município Verde Azul, pois a água passará a constituir uma prioridade nas ações propostas.

O secretário, que elogiou a iniciativa de organização do consórcio, mas sugeriu a inclusão de questões ambientais. “É preciso elaborar um plano ambiental para a região, como parques ecológicos, atividades de ecoturismo e projetos de educação ambiental. As prefeituras têm que dar aulas de educação ambiental para as crianças, ninguém melhor do que elas para cobrarem de nós atitudes corretas”, finalizou.

Consórcio

O Vale Histórico é a região localizada no extremo leste do Vale do Paraíba, nas serras da Mantiqueira e da Bocaina, na divisa de São Paulo com os estados de Minas Gerais e Rio. Composta pelos municípios de Silveiras, Queluz, Areias, São José do Barreiro, Arapeí e Bananal, trata-se de uma região com grande variedade de atrativos turísticos, culturais e sociais.
Além da beleza natural com seus rios, cachoeiras e matas, apresenta uma arquitetura típica, desenvolvida em meados do século XIX, quando a região era responsável por mais de 50% do cultivo do café no Brasil. A gastronomia baseia-se, entre outras referências, na culinária desenvolvida pelos tropeiros que percorriam a região. Esse período deixou na região, fazendas, casarões e costumes que ainda são preservados.

Preocupados em manter esse patrimônio, revitalizar a sua economia e alavancar o desenvolvimento socioeconômico da região, as lideranças locais, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apóio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE-SP, criaram, em 2001, o Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo – PDTR.
Texto: Rose Ferreira Fotografia: José Jorge

+ Mais

Sustentabilidade é, também, um assunto para se discutir na escola

23/06/2009 - “O que é e como funciona a Secretaria do Meio Ambiente?”. Foi com essa pergunta aparentemente simples, mas muito importante, que os alunos do sétimo ano da escola Stance Dual, em São Paulo, iniciaram uma entrevista com o secretário Xico Graziano, questionando-o acerca das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado.

A atividade faz parte do I Fórum Socioambiental Stance Dual, no âmbito do projeto Agenda 21 que a escola desenvolve há nove anos, abordando questões socioambientais, com o objetivo de formar cidadãos conscientes, questionadores, conhecedores e multiplicadores de ações em defesa do meio ambiente e qualidade de vida. Ao longo do ano passado, os alunos desenvolveram ações como a Campanha do Óleo, Uso Racional da Água, Coleta Seletiva de Lixo e Lixo Eletrônico, esata última em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente - SMA.

Os alunos Carolina Veloso, Laura Paranhos e Felipe Freitas foram eleitos entrevistadores e questionaram o secretário sobre o Painel de Indicadores Ambientais divulgados pela SMA, qualidade do ar, coleta seletiva, uso da bicicleta como meio de transporte e educação ambiental nas escolas, entre muitos outros assuntos.

Graziano apresentou o livro do Projeto Ambiental Estratégico Criança Ecológica, que constitui uma das prioridades da secretaria. “Os meios de comunicação estão percebendo mais a problemática ambiental, mas o melhor caminho para a conscientização e a mudança de hábitos é por meio da educação”, ressaltou.

O secretário explicou como funciona o Projeto Município Verde Azul, que entre as suas prioridades trata do incentivo à realização da coleta seletiva e surpreendeu as crianças ao contar o número de municípios no Estado. “São Paulo possui 645 municípios. Desses já temos quase 300 que fazem coleta seletiva. Para dar certo é preciso uma parceria entre prefeituras e cooperativas”, conta.

Também foi destacada pelo secretário a importância dos alunos serem “fiscalizadores” do meio ambiente e perceber, por exemplo, se as peruas que os levam para a escola estão reguladas e não soltam fumaça preta. “Só a educação pode mudar as atitudes. Se todas as escolas fizessem atividades de discussão e conscientização como esta, as pessoas estariam mais atentas e preocupadas com o futuro do planeta.”, disse.
Texto: Ludmilla Fregonese Fotografia: José Jorge

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.