Panorama
 
 
 

IBAMA SOLTA 100 JABUTIS EM BELTERRA/PA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2009

Santarém (28/07/2002) – Fiscais do Ibama, em parceria com o jardim zoológico das Faculdades Integradas do Tapajós – Zoofit, soltaram 100 jabutis na Floresta Nacional do Tapajós, em Belterra/PA esta manhã. Dos animais soltos, 60 eram da espécie pata vermelha (Chelonoidis Carbonária) e 40, da espécie pata amarela (Chelonoidis Enticulata).

Esses animais são produto de entrega voluntária e de apreensões do Ibama, em suas operações ao longo dos últimos 18 meses. Segundo o analista ambiental Marcelo Eickhoff, fiscal do Ibama, coordenador dessa ação, alguns animais foram encontrados em vias públicas, em estradas, outros começaram a dar muito trabalho a quem os mantinha sob cativeiro, que, em alguns casos, foram abandonados.

No grupo de animais soltos, havia indivíduos de três a 15 anos, que pesavam entre um e três quilos. Os animais passaram por período de adaptação e estavam prontos para serem reintegrados à natureza. Alguns chegaram machucados e outros com seus instintos naturais muito comprometidos. De acordo com o biólogo Sidcley Matos, gerente do jardim zoológico, a readaptação se deu isolando os animais e alimentando-os com frutos da região.

Vários fatores foram considerados para que os jabutis fossem soltos na Floresta Nacional do Tapajós, entre eles por ser área protegida, oferecendo segurança aos animais em relação à ação do homem e a abundância de alimentação, o que permite vida longa à espécie.

O chefe da Divisão de Controle e Fiscalização da Gerência Executiva do Ibama em Santarém, Gustavo Podestá, informa que manter animais silvestres em cativeiro é crime passível de multa. “Mesmo a pessoa tendo o animal há muitos anos, não é permitido mantê-lo em cativeiro, a menos que seja animal adquirido de criadores certificados pelo Ibama. Por outro lado, se houver a entrega voluntária, quem o fizer estará livre de qualquer punição.”

Denúncias de animais silvestres mantidos em cativeiro ou quaisquer outras irregularidades podem ser feitas através da Linha Verde 0800 61 8080, a ligação é gratuita e o denunciante terá seu sigilo garantido, pois não há necessidade de se identificar.
Badaró Ferrari
Ascom Ibama

+ Mais

Ibama lacra madeireira em Santarém

Santarém (27/07/2009) Em ação conjunta da Gerência Executiva do Ibama em Santarém, e da Polícia Federal, com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente do Pará – Sema, madeireira que agia de forma irregular no oeste do Pará foi lacrada na última sexta-feira (24) à noite e será multada em aproximadamente R$ 57 mil.

A partir de informações de que a madeira extraída ilegalmente era escoada através da Rodovia Curuaúna, que liga Santarém à Uruará, na Amazônia Brasileira, durante a noite, o serviço de inteligência do Ibama e da Polícia Federal foi acionado. “Tínhamos a informação de que os caminhões passavam pelo local por volta da 20 horas, então fizemos um mapeamento da região, observamos a movimentação e desde as 16 horas ficamos de campana até às 21h e 24min, quando o caminhão passou e fizemos a epreenção.” , disse Severiano Farias Lopes Jr., fiscal do Ibama.

O caminhão apreendido era escoltado por dois motoqueiros, que verificavam se a área estava sem a fiscalização do Ibama, contudo, os agentes do Ibama e da PF foram mais ágeis e conseguiram interceptar o veículo, que estava carregado de madeira extraída ilegalmente. Os infratores levaram os agentes ao local de onde faziam a extração, uma área há quatro km da madeireira, onde havia outro caminhão, que estava abandonado. De acordo com Severiano, a extração era feita em pequena escala, que logo era transportada, tornando o processo mais “seguro”, imaginando que passariam despercebidos pela fiscalização do Ibama.

A madeireira DDID Agro florestal, que trabalhava com 100% de madeira ilegal, foi lacrada, e será instaurado Processo Criminal, por parte da Polícia Federal. Da parte do Ibama, serão lavrados dois autos de infração: por não ter Licença de Operação – LO e por ter estoque de madeira serrada e madeira em tora sem cobertura de documento comprobatório de saldo no Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais – Sisflora, do Pará. Havia madeira serrada e em toras de diversas essências, como maçaranduba, ipê, tauari e fava. A madeireira tem 20 dias para recurso, após a ciência da autuação.

O caminhoneiro vai responder criminalmente na Polícia Federal, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção e administrativamente no Ibama, que lavrou auto de infração por transporte sem Guia Florestal – GF, o que gera multa de 3.722,40 reais. A secretaria do Meio Ambiente do Pará, Sema, fará a identificação e quantificação de toda a madeira apreendida.

O chefe da Divisão de Controle e Fiscalização - Dicof, da Gerência Executiva do Ibama em Santarém, Gustavo Podestá, solicita que os cidadãos utilizem a Linha Verde para denunciar quaisquer irregularidades de que tenham conhecimento, através do número 0800 61 8080, a ligação é gratuita e é assegurado absoluto sigilo ao cidadão.
Badaró Ferrari
Ascom Ibama

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.