Panorama
 
 
 

NOVAS MEDIDAS DO IBAMA VÃO LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2009

29/07/2009 - Paulenir Constâncio - O Ibama anunciou nesta quarta-feira (29) o programa Agiliza II com dez novas medidas para reduzir em 40 por cento o tempo médio da tramitação de processos na obtenção de licença ambiental. Na sua primeira fase, até setembro, estão previstos os licenciamentos de 12 obras de grande e médio porte nas áreas de petróleo, mineração, rodovias e no setor elétrico.

Nesta quinta-feira sai a Licença de Instalação para 250 quilômetros da BR163, que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA), com previsão para a liberação de mais 350 quilômetros em setembro. Em agosto será a vez da BR 317, que terá Licença Prévia para 107 quilômetros. As ferrovias Ferronorte, na região Norte, e 3 mil quilômetros da Malha Sul, ligando Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá, no Paraná, estão entre as licenças previstas para agosto.

Encontram-se em tramitação na área de licenciamento do Ibama 1426 pedidos de licença ambiental que vão desde dragagem de rios até centro de pesquisa em energia nuclear. Um balanço do programa Destrava I, que antecedeu o atual, aponta um crescimento de 37 por cento no número de licenças concedidas. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, destacou a importância das ações do Ibama, lembrando que o órgão vem mantendo o rigor no licenciamento e fazendo alterações apenas nos procedimentos, removendo a burocracia, informatizando os processos e integrando as exigências que envolvam vários setores do MMA.

Das medidas anunciadas, foi publicada uma instrução normativa regulamentando o decreto sobre crimes ambientais, limitando as instâncias de recurso de quatro para duas. Segundo Roberto Messias, presidente do Ibama, isso vai impedir a protelação das multas aplicadas pelo órgão, até agora sujeitas a recursos, que acabava por expirar. O julgamento dos autos de infração, que chegava a durar sete anos, pode agora chegar ao final em apenas dois.

A autorização para coleta de fauna e flora para estudos para o licenciamento será simplificada, podendo sair em até 24 horas. A medida será implementada em dois meses.

Foi ainda anunciada a criação de curso de capacitação para os novos servidores atuarem na área de licenciamento, a regionalização de escritório para petróleo e gás em Sergipe, acordo de cooperação técnica com universidades federais e a simplificação das licenças para recifes artificiais, usados para suporte à biodiversidade marinha.

+ Mais

Fórum BR-163 Sustentável se reúne em Santarém

24/07/2009 - Suelene Gusmão - O Fórum do Plano BR-163 Sustentável tem reunião marcada para segunda-feira (27) em Santarém (PA). Esta será a terceira reunião desde a criação da entidade e ocorrerá de 9h às 18h, no auditório do Centro de Atendimento ao Empreendedor Cidadão (Caec). Na pauta do encontro está previsto o debate de temas relacionados a projetos de Aproveitamento Hidroelétrico (AHE) e possibilidades de aproveitamento hidroviário nos rios Tapajós e Teles Pires.

Os participantes do encontro também debaterão a implementação do Porto de Santarém, o ZEE e o processo de regularização fundiária do Oeste do Pará. Ainda na pauta, a discussão sobre o financiamento de atividades econômicas sustentáveis, por meio do Banco da Amazônia, do Banco do Brasil e do BNDES e a identificação das ações prioritárias do Plano BR-163.

No dia 28 (terça-feira), também em Santarém (PA), será realizado o seminário regional: Ordenamento Territorial e Fundiário na Área de Abrangência do Plano BR-163 Sustentável. O encontro é promovido pela Casa Civil da Presidência da República. Entre 9h e 12h30, representantes dos diversos órgãos governamentais que compõem o Fórum farão apresentações sobre temas de sua responsabilidade.

O Departamento de Articulação das Ações da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente vai falar sobre Unidades de Conservação; o Ministério do Desenvolvimento Agrário sobre a regularização fundiária na Amazônia Legal; e o Incra abordará a regularização fundiária nos assentamentos urbanos e rurais. Os debates sobre estes temas estão agendados para o período da tarde.

O Fórum do Plano BR-163 é um espaço representativo e plural que congrega representações das três esferas de governo. Sua função é a de ser um espaço de demandas e propostas construídas no âmbito dos fóruns locais. Além dos componentes governamentais, é composto por entidades representativas dos empresários, como os sindicatos patronais dos produtores rurais, indústria da madeira, pecuaristas, associações comerciais, industriais e outras. Também têm assento no Fórum as organizações da sociedade civil como ONG, entidades dos movimentos sociais, igrejas, representações das comunidades indígenas, entidades acadêmicas e de pesquisa, entidades estudantis, entre outros.

A proposta é estabelecer uma interlocução permanente entre a Gerência Regional do Plano e os representantes do Fórum. O objetivo é coletar propostas e sugestões, fornecer informações e prestar contas, por um lado, e consultar as comunidades para priorizar e direcionar as principais ações a serem desenvolvidas no âmbito do plano.

+ Mais

Minc participa da inauguração de aterro sanitário em Teresópolis (RJ)

27/07/2009 - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participou nesta segunda-feira (27) da inauguração de um aterro sanitário em Teresópolis (RJ), realizado em consórcio intermunicipal entre as cidades de Carmo, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto, com as presenças do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e da secretária estadual de Ambiente, Marilene Ramos.

O Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos de Teresópolis vai substituir o antigo lixão da cidade e tratar o lixo de todos os municípios envolvidos. A estação foi construída por meio de um consórcio entre os governos Federal e estadual, com recursos provenientes do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vinculada ao Ministério da Saúde. Este será o segundo centro de tratamento de resíduos sólidos no estado onde o lixo será tratado, e não apenas depositado in natura.

Segundo o ministro, a proposta de aterros sanitários intermunicipais foi adotada por ter uma logística mais eficiente do que a construção de depósitos municipais. Esse método deve ser adotado nos próximos aterros a serem implementados no estado, com a concentração de resíduos de municípios próximos em grandes aterros compartilhados. Esse projeto foi idealizado no início da gestão de Minc como secretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro. "Fizemos um plano de resíduos sólidos - com mapas para saber onde cada aterro poderia ser instalado, com cerca de 10 aterros consorciados, cada um servindo de cinco a dez municípios", explicou Minc.

Na etapa inicial, o aterro será implantado com tratamento de efluentes líquidos e gasosos. Na fase seguinte, que deve ser inaugurada até o final do ano, serão implantados um galpão para apoio à coleta seletiva e à Unidade de Esterilização por autoclavagem, tipo de esterilização a vácuo e a vapor para tratar resíduos sólidos de serviço de saúde, ou lixo hospitalar.

A principal obra do Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos de Teresópolis foi a canalização do chorume (líquido produzido pelo lixo) até uma estação de tratamento. O aterro também isolou o local onde os detritos são colocados e cobertos com terra. A meta é evitar que o chorume pare de escorrer para o Córrego Fischer, que desemboca no Rio Paquequer, o principal da cidade.

O aterro sanitário consorciado de Teresópolis possui 115 mil metros quadrados e deve receber cerca de 130 toneladas de lixo por dia das cidades de Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Carmo, que juntas possuem aproximadamente 200 mil moradores.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.