Panorama
 
 
 

NOVOS PROJETOS VÃO ENCANTAR OS VISITANTES DO PARQUE VILLA-LOBOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Julho de 2009

21/07/2009 - A partir desta quinta-feira, 23.07, os freqüentadores do Parque Villa – Lobos poderão descobrir quais são as novidades implantadas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA. O visitante poderá ir até a tenda “Novidades no Parque” e ver quais os novos projetos e as opções de lazer oferecidas no local.

Além disso, o Villa Ambiental, que integra o projeto Criança Ecológica da SMA, ficará aberto ao público em geral. O espaço se destaca por abordar todas as agendas ambientais - água, fauna, flora, poluição e aquecimento global – em atividades divertidas e educativas, informando para as crianças a importância de proteger o meio ambiente. No local a criançada aprende, por exemplo, a quantidade de água gasta nas atividades diárias, o habitat de diferentes animais, os problemas causados pela poluição, as mudanças no clima, tudo de maneira muito leve, parecendo brincadeira.

As visitas ao Villa Ambiental acontecem em sete horários durante o período diurno. O visitante deve retirar uma senha na tenda “Novidades no Parque” pelo menos 10 minutos antes do início do passeio. Na tenda também será possível assistir a uma animação do Projeto Criança Ecológica e conhecer toda a turma de defensores do meio ambiente. A tenda funcionará até dia 02.08.

Novidades do Parque

Ouvillas

Um espaço agradável, ao ar livre, e com música à vontade. Esse será o “Ouvillas”, área do Parque onde as pessoas poderão sentar e relaxar em taludes e espreguiçadeiras ao som das obras de Heitor Villa-Lobos, compositor brasileiro que dá nome ao Parque. O repertório será cedido e selecionado pela Rádio Cultura.O “Ouvillas” está previsto para ser inaugurado em setembro de 2009.

Circuito das Árvores

Todos os visitantes do Parque Villa-Lobos terão o privilégio de andar junto com os pássaros ao conhecer o “Circuito das Árvores”. A passarela elevada, que ficará em uma área próxima às quadras de tênis, chegará até 5 metros de altura, possibilitando a observação da fauna e flora que normalmente não vemos. As espécies de árvores e aves serão identificadas ao longo do caminho, que possuirá acesso para portadores de mobilidade reduzida. A inauguração do “Circuito das Árvores” está prevista para setembro de 2009.

Vai pela sombra

As árvores e plantas ajudam a manter o ambiente mais fresco e menos poluído. Com a intenção de permitir que os visitantes do Parque Villa-Lobos possam aproveitar mais a sombra e outros benefícios da vegetação, foi criada a trilha “Vai pela Sombra”. A trilha é feita de pedriscos, uma boa opção para quem faz caminhada ou corre, pois reduz o impacto nas articulações. Pelo caminho placas indicativas mostrarão as principais espécies de flora presentes na trilha e suas origens. O “Vai pela Sombra” foi finalizado em janeiro de 2009.

Espaço Villa Ambiental

As crianças de 8 a 10 anos que visitam o Parque agora têm um lugar especial para aprender sobre o meio ambiente: o Villa Ambiental, um dos espaços do Criança Ecológica, projeto de educação ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. As escolas podem participar agendando uma visita ao Villa Ambiental ou a um dos outros espaços do projeto – Verde Vivo, Bicho Legal, Água Amiga e Floresta Legal. Mais informações no site www.criancaecologica.sp.gov.br , ou pelo telefone (11) 3023-2229 / 0316. O Villa Ambiental foi inaugurado no dia 19 de março de 2009.

Orquidário Ruth Cardoso

As orquídeas possuem flores belas e delicadas que, com muito cuidado e um pouco de sorte, florescem uma vez ao ano. Os visitantes do Parque Villa-Lobos poderão acompanhar de perto as belezas dessa espécie com a inauguração do Orquidário Ruth Cardoso, que leva o nome da antropóloga como uma homenagem da SMA à ex-primeira dama. Com um belíssimo espelho d’água em volta, o Orquidário será a nova sede das oficinas de orquídeas, que ocorrem todos os meses no Parque, e oferecerá informações para os visitantes sobre os cuidados que devem ter com a planta. A inauguração do Orquidário Ruth Cardoso está prevista para novembro de 2009.

Coleta de Recicláveis

Com a idéia de possibilitar que todos cuidem melhor do meio ambiente, o Parque Villa-Lobos terá locais específicos para a coleta de recicláveis e óleo de cozinha usado. Os coletores ficarão em cada entrada do Parque para facilitar o acesso dos visitantes que desejarem fazer reciclagem, assim evitando que esse lixo polua as águas e o solo. Os cocos também contarão com uma maneira especial de serem descartados no Parque. Como uma brincadeira, basta colocar o coco no recipiente, começar a pedalar e ver o coco vazio fazer seu percurso até o lixo adequado. Todos os cocos jogados fora serão reciclados. A Coleta de Recicláveis está prevista para ser iniciada em outubro de 2009.

Centro de Referência em Educação Ambiental (CEREA)

A Educação Ambiental já pode ser considerada prioridade no Villa-Lobos. Além das atividades já desenvolvidas pelo Parque, ele terá também um Centro de Referência em Educação Ambiental - CEREA. Livros, revistas e DVDs sobre meio ambiente estarão disponíveis no novo espaço. O CEREA contará também com um anfiteatro para palestras e congressos, além de salas para reuniões e exposições. O ambiente de 3.150 m2 estará aberto ao público em geral para a realização de pesquisas e visitas. A inauguração do CEREA está prevista para abril de 2010.

Nova Sinalização

A identidade visual do Villa-Lobos será renovada e ampliada para dar conta de suas novidades. As indicações de quilometragem nas pistas de corrida e na ciclovia serão melhores enumeradas, facilitando a prática de esportes. Também passará a ser indicada uma área de Observatório de Pássaros, onde haverá placas mostrando as espécies de aves que podem ser vistas no Parque. A implantação da nova identidade visual do Parque está prevista para setembro de 2009.

Nova sede da Polícia Militar

A atual gestão da SMA viabilizou uma nova sede permanente para o efetivo de 160 homens da Polícia Militar. O espaço de 425 m2 está localizado entre as duas entradas principais da Av. Prof. Fonseca Rodrigues e possui salas para atendimento, cozinha, vestiário e até um minianfiteatro. A nova sede da Polícia Militar está prevista para ser inaugurada em agosto de 2009.

Nova sede da administração do Parque

A mais nova sede administrativa do Villa-Lobos ficará no espaço próximo à lanchonete, perto da entrada que dá acesso às quadras de tênis. Com 770 m2, a administração possuirá depósito, oficina, cozinha, refeitório e vestiário para funcionários do Parque. A nova administração será inaugurada em setembro de 2009.

Parque Villa-Lobos
Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2.001
Alto dos Pinheiros
05461-010 - São Paulo - SP

+ Mais

Crianças ecológicas invadem o sudoeste do Estado.

17/07/2009 - No dia 17 de julho de 2009 as crianças da região de Teodoro Sampaio e Presidente Prudente, no extremo sudoeste do Estado, se tornaram mais ecológicas. A aventura ambiental ocorreu na sede do Parque Estadual Morro do Diabo, no município de Teodoro Sampaio, local administrado pela Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA.

A novidade foi apresentada pelo secretário Xico Graziano - o Projeto Criança Ecológica. -. Além disso, as crianças presentes no parque desfrutaram do novo espaço Floresta Legal e assistiram ao filme e apresentação, ao vivo, da turma Criança Ecológica.

Entre outras atividades, cerca de cem estudantes das 5ª Séries de escolas municipais da região se mostravam entusiasmados com as lições aprendidas sobre os cuidados com o meio ambiente e, singela e espontaneamente, indicavam aos participantes do evento as lixeiras, para se descartar corretamente o lixo, além de evidenciar outras atitudes ambientais.

O Parque Estadual do Morro do Diabo, ou PEMD, como é conhecido, foi a segunda unidade de conservação no Estado de São Paulo a instalar o espaço do Floresta Legal, da Agenda Verde – fauna e flora – do “Criança Ecológica”, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado. No dia anterior, 16.07, foi inaugurado um espaço similar na cidade de Bauru. Ao todo, serão 29 unidades de conservação que terão espaços do Floresta Legal.

O secretário Graziano, que fez questão de agradecer os esforços que as equipes do PEMD, da Fundação Florestal, e da Coordenadoria de Educação Ambiental da SMA, assim como dos prefeitos, das universidades e das instituições da sociedade civil da região, fizeram para melhorar as condições de preservação do Parque e permitir a instalação do Floresta Legal. Lembrou, ainda, que o objetivo do Programa Criança Ecológica é levar noções ambientais para as salas de aulas e para as casas dos estudantes. “As crianças, conscientes, é que vão puxar as orelhas dos adultos, para que todos tomem atitudes efetivas em defesa do meio ambiente”.

A gestora do PEMD, Andréa Soares Pires, por sua vez, comparou o Parque a um cofre-forte, contendo a riqueza da biodiversidade. E disse que com a implementação do Floresta Legal na unidade, a SMA estava “dando a chave desse cofre, que é a educação ambiental, para abrir toda essa riqueza às crianças, possibilitando-as de se tornarem melhores cidadãs e defensoras da natureza”.

O prefeito de Teodoro Sampaio, José Amaral Infante Gutierrez, era outro que não continha o entusiasmo: “Vamos ampliar ainda mais nossos esforços para apoiar e interagir com o parque e também queremos receber o selo verde, do Município Verde Azul, neste ano”, afirmou, referindo-se à certificação ambiental anual no âmbito do “Município Verde Azul”, Projeto Ambiental Estratégico que visa envolver definitivamente os 645 municípios do Estado nas iniciativas e ações ambientais, ao lado do Governo e da sociedade.

Além das atividades já citadas, o evento no PEMD incluiu uma caminhada na Trilha Barreiro da Anta e as assinaturas de vários convênios e documentos. A Fundação Florestal – FF assinou Termos de Cooperação Técnica com a Fundação Dracenense de Educação e Cultura – FUNDEC, de Dracena, e a Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, de Presidente Prudente, além de com a Prefeitura, este último mais específico, para promover a divulgação do Parque. O Dr. José Amaral Wagner Neto, diretor executivo da FF, assinou portaria normativa regularizando o Conselho Consultivo do PEMD.

Mas, talvez, o ponto alto das atividades do dia foi mesmo a apresentação, pelos próprios alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Pires – Projeto Educar, de Teodoro Sampaio, da Canção do Criança Ecológica. Mesmo em meio às férias escolares, a jovem professora Lorena Mussi Jorge Calegari e outras professoras do EMEF enviaram cartinhas para as mães e conseguiram reunir cerca de 60 alunos da escola. Após ensaiarem o hino, com bastante empenho nos últimos dias, mostraram o resultado de seus esforços, comovendo os presentes, com seu declarado compromisso, conforme a letra da música: “Eu prometo ser uma Criança Ecológica e amar à natureza igual ao meu lar; respeitar o meio ambiente, tomar banho e escovar os dentes, mas cuidando para a água não faltar...”.

Ao final do evento, Pollyana Rita Calado Silva, de 11 anos, da 5ª. Série da EMEF Paulo Pires - Projeto Educar, se mostrava bastante consciente e respeitadora das questões ambientais: “Foi muito bom, porque temos que ter as questões ambientais divulgadas em todas as escolas. Acho que todas as crianças têm que ter essa meta. Se nós, que somos crianças hoje, não preservarmos o meio ambiente, seremos cobrados amanhã pelos nossos filhos, por não termos feito a nossa parte”, ponderava sabiamente.

Por sua vez, Pedro Gustavo Ferreira Barbosa e Souza, também de 11 anos, e aluno da 5ª Série da EMEF Vereador Edson de Souza Garcia, do município de Narandiba, distante cerca de 100 quilômetros do PEMD, disse que é preciso preservar os rios. Ele conta que já nadou em rios limpos perto de sua casa, mas que parou porque foi proibido pela mãe, por ter um dia nadado escondido. Mas as águas agora estão mais sujas, segundo ele. “Precisamos limpá-las, para que todas possam usá-las”, reivindicou.

Esperançoso também estava o “Zé Gomes”, na realidade José Gomes Pereira, 58 anos, um dos mais antigos guardas-parque do PEMD, após ter passado pelo Horto Florestal, na capital, e em Marília. Ele acredita que com a educação ambiental que está sendo levada às crianças, através do Programa, as coisas vão melhorar também para ele: “A consciência delas vai facilitar nosso trabalho, já que vão ajudar a diminuir as irregularidades e crimes ainda cometidos pelos adultos, como a caça e a pesca irregular”, finalizou.

Presidente Epitácio: Município Verde Azul

Dezesseis prefeitos e quatro vice-prefeitos da região de Presidente Epitácio participaram da reunião do Projeto Município Verde Azul, realizada, em 16.07, no Anfiteatro Municipal de Presidente Epitácio. O encontro serviu para orientar e enfatizar sobre a importância da coleta seletiva. “A coleta seletiva é uma das melhores alternativas para a redução da quantidade de lixo produzida e deve ser estimulada entre os municípios”, afirmou o secretário Graziano, que elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido, nesse assunto, pela Prefeitura de Presidente Epitácio.
Texto: Mário Senaga Fotografia: Pedro Calado

+ Mais

Curso, em Embu, trata da aplicação da Lei Específica do Guarapiranga

16/07/2009 - A Lei Específica da Guarapiranga, aprovada em janeiro de 2006 e regulamentada em março de 2007, foi recebida com grande expectativa, pois representava a esperança de preservação das águas desse manancial que responde pelo abastecimento de cerca de 20% da população da Região Metropolitana de São Paulo.

Mas, para que esse dispositivo legal tenha efeitos concretos é necessário que os sistemas de gestão, fiscalização, recuperação, compensação e informação previstos sejam efetivamente implantados. O Governo do Estado, em articulação com as sete prefeituras da bacia, está implementando as medidas preconizadas na lei, viabilizando já os pedidos de regularização de unidades residenciais, a atuação dos órgãos técnicos e outras demandas.

Outro desafio é promover a divulgação dessa ferramenta de defesa do manancial em todos os segmentos da sociedade. Com essa finalidade, a Coordenadoria de Eduação Ambiental, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA, promoveu, em 16.07, o Curso de Capacitação para a Lei Específica da Guarapiranga, no auditório do Parque do Lago Francisco Rizzo, no Município de Embu.

O evento, com cerca de 70 participantes, entre técnicos da prefeitura, representantes da comunidade e outros, foi aberto pelo secretário de Meio Ambiente de Embu, João Carlos Piscirilli, e Fernanda Bandeira de Mello, da SMA.

As palestras ministradas por Márcia Nascimento, da Assessoria de Projetos Especiais, e Vivian Marrani, do Departamento do Uso do Solo Metropolitano – DUSM, órgãos da SMA, enfocaram questões relativas à estrutura da lei, sistemas de gestão e instrumentos de planejamento, bem como a aplicação desse instrumento pelos órgãos de fiscalização, licenciamento de atividades e outras. No período da tarde, a programação previa palestras sobre as ações de fiscalização integração, envolvendo equipes do Estado e das prefeituras.

Com extensão total de 639 km2, a bacia do Guarapiranga é composta pelos municípios de São Paulo, de Cotia, de Embu, de Itapecerica da Serra, de Juquitiba e de São Lourenço da Serra, além de Embu-Guaçu, cujo território encontra-se integralmente dentro dos limites do manancial. O sistema Guarapiranga produz cerca de 14 mil litros de água por segundo, atendendo a uma população de 4 milhões de pessoas da região sul da Capital e de Taboão da Serra.

Segundo Renata Galvão, da Coordenadoria de Educação Ambiental da SMA, que, além de apresentar dados sobre uma pesquisa de percepção ambiental na bacia, atuou também na organização do evento, o curso sera repetido em todos os sete municípios com o objetivo de promover a conscientização dos representantes da comunidade local.
Texto: Newton Miura

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.