Panorama
 
 
 

OPERAÇÃO ARCO VERDE CHEGA AO MARANHÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2009

(30/07/2009) Levar desenvolvimento sustentável aos 43 municípios com maiores índices de desmatamento na Amazônia Legal é o objetivo da Operação Arco Verde que tem como próximo destino o Maranhão. O mutirão ocorre em Amarante do Maranhão, entre os dias 30 de julho e 1º agosto, e terá a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e de outros órgãos vinculados ao projeto. A programação do evento inclui desde palestras e cursos até a exibição de filmes e emissão de documentos, como carteiras de identidade.

No Maranhão, a Agenda de Transferência de Tecnologia da Embrapa participa do esforço dos mutirões da Operação Arco Verde por meio do Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia localizada em Imperatriz (MA), juntamente com a Embrapa Meio Norte e a Embrapa Informação Tecnológica e apoio da Diretoria Executiva. Serão apresentadas palestras sobre alternativas para a implantação e fortalecimento da produção sustentável na região.

“O pesquisador da Embrapa Meio-Norte irá mostrar aos produtores do município que, a partir da adoção de práticas agrícolas simples e adaptadas à realidade local, é possível migrar de um modelo de produção predatório para um modelo de desenvolvimento sustentável”, afirma Márcio Armando, biólogo da Embrapa Transferência de Tecnologia.

A Embrapa também leva aos municípios da Operação Arco Verde o Projeto Minibibliotecas, que compreende um total de 108 publicações impressas, 37 fitas de vídeo do Programa Dia de Campo na TV e 40 CDs com o programa de rádio Prosa Rural, programas coordenados pela Embrapa Informação Tecnológica.

As minibliotecas são instaladas nas escolas das cidades com a finalidade de oferecer informações sobre as tecnologias de baixo custo e de fácil aplicação para a melhoria da produção agropecuária nas comunidades rurais. Os sistemas agroflorestais e o pastejo rotacionado estão entre as tecnologias desenvolvidas pelos centros de pesquisa da Embrapa e parceiros que serão apresentadas por meio de folhetos.

Mutirão – Amarante do Maranhão recebe a sétima etapa do mutirão que já atendeu quase cem mil moradores em 16 municípios dos estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia desde o lançamento do Programa, em 19 de junho. Em agosto, as atividades seguem pelas seguintes cidades: São Félix do Araguaia, Querência, Gaúcha do Norte e Nova Maringá em Mato Grosso; Itupiranga, Novo Repartimento, Pacajá e Brasil Novo no Pará, e ainda Lábrea no Amazonas.

A operação Arco Verde é uma iniciativa do Governo Federal que, em parceria com Estados e municípios, busca estimular a prevenção e combate ao desmatamento e à grilagem de terras na Amazônia Legal, propondo um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia. A mobilização é um esforço integrado de 13 ministérios, autarquias, empresas e bancos públicos para legalizar as atividades econômicas nos 43 municípios do Território, relacionados entre os maiores desmatadores, responsáveis por 50% de toda a destruição da floresta amazônica.
Colaboração: Gabriela Lafetá
Valéria Costa

+ Mais

Bioquerosene de pinhão manso poderá ser utilizado na aviação

(17/07/2009) A Embrapa Agroenergia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realiza workshop “Aspectos Metodológicos da Análise de Ciclo de Vida e Impacto Social da Cultura do Pinhão Manso”, em Brasília/DF, 21.07, em parceria com a Associação Brasileira de Produtores de Pinhão Manso, ABPPM, e a Yale University/USA.

No evento, estarão presentes pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa e desenvolvimento, assim como produtores agrícolas e industriais representantes da cadeia produtiva de biodiesel de pinhão manso.

Estão programadas apresentações de trabalhos nesta cultura, realizados pelo Instituto Tamanduá e do projeto “Life Cycle and Social Impact Assessment of Jatropha curcas L. production in Brazil”, pela Yale University. Logo após, serão feitas discussões visando estabelecer o consenso referente aos procedimentos e metodologia a ser adotada, além da definição de parcerias para execução do projeto.

A Yale University está engajada na execução de projeto de pesquisa da Análise do Ciclo de Vida (LCA) e Impacto Social da Jatropha curcas L com potencial para sustentar programa de uso de bioquerosene de aviação da Boeing. O pano de fundo deste trabalho é avaliar a sustentabilidade de biocombustíveis para aviação, com foco no biodiesel de pinhão manso.

Os trabalhos serão executados, com duração de um ano, envolvem os atores da cadeia produtiva desta cultura. A etapa inicial contempla a coleta de dados para estabelecimento de uma "linha de base" com duração inicial de um ano. Para a realização desta etapa, a Yale University já tem os recursos assegurados, antecipa o Chefe de Pesquisa da Embrapa Agroenergia, Esdras Sundfeld.

“Imagina-se que um projeto desta natureza deva evoluir para um estudo de mais longo prazo entre 5 a 7 anos de duração, com dados coletados em 3 a 5 regiões produtoras, com diferentes arranjos produtivos” ressalta Sundfeld. Lembra ainda que a experiência de cultivo comercial de pinhão manso no Brasil é recente, não havendo empreendimentos comerciais com mais de três anos.

Assim, uma questão central para execução das atividades é o método que a Yale University propõe utilizar no trabalho e, especialmente, a estratégia de coleta de dados e a valoração de índices técnicos da cultura que sejam representativos da realidade atual e, também, do futuro quando a planta atingir a totalidade do potencial esperado.

Neste sentido, salienta o Chefe de Pesquisa, os principais produtos esperados deste workshop estão relacionados à definição de uma estratégia metodológica consistente para realização da LCA de pinhão manso, e as responsabilidades e comprometimento dos atores envolvidos - produtores agrícolas, empresas industriais, universidades e instituições de P&D - para a realização deste estudo.
Daniela Collares

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.