Panorama
 
 
 

PARQUE ESTADUAL DO JUQUERY GANHA MIRANTES DE OBSERVAÇÃO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Julho de 2009

14/07/2009 - Os visitantes do Parque Estadual do Juquery, localizado na região Noroeste da Grande São Paulo, terão agora um novo atrativo, além dos 1.927,70 hectares de florestas, rios e a Represa Paulo de Paiva Castro. São dois mirantes de 20 m de altura que, apesar de construídos para vigilância e prevenção de incêndios, poderão ser utilizados pelo público, até o segundo patamar, de onde se descortina a vista de toda a região.

Os mirantes, que foram construídos com recursos provenientes de um termo de compensação da Central Elétrica Anhanguera, têm quatro patamares e são dotados de painéis solares e sanitários, além de reservatórios com capacidade para dez mil litros de água, que poderão ser utilizados para abastecer os equipamentos de combate a incêndios florestais.

Para a diretora do parque, Aparecida Pereira, os mirantes localizados em pontos estratégicos proporcionarão a visualização imediata de incêndios florestais, muito comuns na região. “Os vigias, equipados com aparelhos de rádio e binóculos, quando detectarem alguma ocorrência acionarão a equipe de plantonistas imediatamente, evitando que um pequeno foco de fogo fumaça vire um grande incêndio”, explicou.

O parque localiza-se em sua maior parte no Município de Franco da Rocha, estendendo-se também por Caieiras, abrigando diferentes fisionomias de cerrado e matas de fundo de vale que podem ser apreciadas dos mirantes. Administrado pela Fundação Florestal, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA, foi criado em junho de 1993, sendo constituído por um conjunto de morros, cujo ponto mais alto é o local conhecido na região como Ovo da Pata, a 942 m de altitude.

Várias espécies da fauna nativa podem ser encontradas na área do parque, incluindo espécies ameaçadas de extinção como o lobo-guará. A flora é igualmente representativa, principalmente por ser a única área remanescente de cerrado na Região Metropolitana de São Paulo, com espécies como fruta-do-lobo, barbatimão, copaíba e outras.

A visitação pode ser feita de terça-feira a domingo, das 8h00 às 17h00. Grupos especiais e escolares, com até 50 pessoas, devem fazer agendamento prévio pelos telefones 11-4449.5545 e 11-4443.3106 e e-mail pejuquery@yahoo.com.br. O parque localiza-se na Estrada do Governo, 1.800, em Franco da Rocha.
Texto: Newton Miura Fotografia: Parque do Juquery

+ Mais

Projeto Município Verde Azul capacita lideranças municipais para o ranking ambiental de 2009

13/07/2009 - 639 cidades paulistas participam do Projeto, que contou com a presença de 398 prefeitos e 116 vices em seus cursos


Em novembro de 2009 a secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA divulga o novo ranking ambiental dos municípios paulistas, que avalia o desempenho das localidades em 10 diretivas, como: esgoto tratado, lixo mínimo, arborização urbana e educação ambiental. Em 2008, 613 municípios aderiram ao projeto. Destes, 332 finalizaram o “Plano de Ação”, que possibilita à equipe do Projeto avaliar o desempenho do municípios pelas melhorias ambientais, e 44 receberam o certificado de “Município Verde”, ao atingirem nota acima de 80, em uma avaliação de zero a 100.

Este ano, já são 639 municípios participando do Projeto. Para garantir que estas localidades finalizem os “Planos de Ação” e possam concorrer ao certificado concedido pela SMA, a equipe técnica do Município Verde realizou, ao longo do primeiro semestre de 2009, 15 encontros de capacitação de interlocutores, prefeitos, vices e vereadores, com a finalidade de orientar as lideranças municipais na preparação técnica do diagnóstico ambiental das cidades e as respectivas metas. “Os cursos de capacitação tiveram como objetivo a preparação técnica dos interlocutores para a elaboração do plano de ação municipal, que é um instrumento pelo qual o município faz um diagnóstico da sua situação local, planeja as suas ações ambientais e aponta as dificuldades que a cidade apresenta em atingir as metas relativas às 10 diretivas”, explica o gerente do Projeto, Ubirajara Guimarães. “Esta orientação aos municípios é importante, pois é através do Plano de Ação que a equipe avalia e pontua cada localidade” - conclui.

Um fato marcante nos cursos de capacitação foi uma expressiva participação dos prefeitos e vices prefeitos. Os encontros registraram a presença de 398 prefeitos e 116 vice prefeitos. “Isso demonstra o grande interesse político pelo projeto. A presença dos prefeitos demonstrou, definitivamente, que eles inseriram na sua agenda política a questão ambiental”, avalia Guimarães.

A presença dos interlocutores – responsáveis por intermediar o diálogo entre Governo do Estado e as prefeituras – foi expressiva. Ao todo 609 presentes dentre os 3.127 participantes, entre convidados, prefeitos, vereadores e sociedade civil. Para o gerente do Projeto “o grande número de participantes demonstra que além do interesse pela questão ambiental o Estado está formando um verdadeiro exercito ambiental, que vai permitir, inclusive, melhorar a atuação da SMA na fiscalização o no planejamento das suas ações”.

Agora encerrado o processo de capacitação, os interlocutores terão até setembro para entregar os Planos de Ação, quando a equipe do Projeto passa a avaliar os planos e, em novembro, divulga o novo ranking ambiental do Estado. A expectativa da equipe é que, neste ano, mais de 100 municípios recebam o certificado de, agora, “Município Verde Azul”.

Verde e Azul

Desde a Semana do Meio Ambiente, de 01 a 05 de junho, o projeto que avalia o desempenho ambiental dos municípios paulistas chama-se “Município Verde Azul”. “A mudança do nome se deu pelo fato de que no mês de junho realizamos em Bocaina, no interior do Estado, um evento para a adesão dos municípios ao Pacto das Águas São Paulo. Nesse dia, 300 municípios do Estado aderiram a este pacto, o que demonstrou a importância que a agenda azul tem no meio ambiente do Estado de São Paulo”, explica Ubirajara Guimarães, gerente do Projeto.

A sugestão de alteração do nome veio do governador José Serra, durante o evento em Bocaina. Com isto, além de deixar claro que o Projeto leva em conta a gestão dos recursos hídricos dos municípios, a equipe do “Município Verde Azul” também vai acompanhar o cumprimento das metas assumidas no Pacto das Águas.
http://www.ambiente.sp.gov.br/pactodasaguas

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.