Panorama
 
 
 

A SEMS E A UVESP PROGRAMARAM MAIS QUATRO SEMINÁRIO PARA APRESENTAR A CARTILHA AOS VEREADORES PAULISTAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2009

06/08/2009 - O nitrato é o contaminante de maior ocorrência em aquíferos no mundo. Devido a sua alta mobilidade natural nas águas, o problema da contaminação pode evoluir e, dependendo de sua intensidade, pode atingir porções mais profundas dos aquíferos, inviabilizando seu uso para o abastecimento público ou privado.

Estudos hidrogeológicos desenvolvidos no Estado de São Paulo têm detectado esse contaminante em diversos poços rasos e profundos, nos aquíferos paulistas, tendo como fontes potenciais as fossas negras e sépticas, vazamentos na rede de esgoto e o uso intensivo de fertilizantes nitrogenados.

Em função disso, foi criado um grupo de trabalho no âmbito do Projeto Ambiental Estratégico Aquíferos, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA, reunindo técnicos do Instituto Geológico - IG, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, Coordenadoria de Recursos Hídricos – CRHi, Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE, Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT, Centro de Vigilância Sanitária - CVS e Universidade de São Paulo – USP, para elaborar um plano de ação visando evitar a contaminação e fornecer subsídios para a gestão de áreas que já apresentam contaminação por nitrato no Sistema Aquífero Bauru. O trabalho foi apresentado na última reunião do Conselho Científico de Pesquisa Ambiental, realizada em 04.08, em São Paulo.

O Aquífero Bauru é considerado a maior unidade hidrogeológica em área exposta do Estado, ocupando uma superfície de aproximadamente 96 mil quilômetros quadrados, em que vários municípios das regiões centro-oeste e noroeste do interior paulista captam suas águas e em boa parte destes o abastecimento é integralmente feito por água subterrânea.

O plano de ação foi exposto pelos pesquisadores Claudia Varnier e Ricardo Vedovello, diretor do IG, e inclui recomendações de curto e médio prazos, “que permitam nortear o poder público na elaboração de um programa de proteção” do Aquífero Bauru no Estado de São Paulo.

Entre as metas de curto prazo, com relação ao problema da falta de informação quanto à carga de nitrogênio lançada pelos sistemas de saneamento e atividades agropecuárias, por exemplo, o plano sugere como ação o cadastramento das fontes potenciais de contaminação e estabelece como produto a delimitação das zonas potenciais de contaminação. O documento indica ainda a necessidade de elaboração de novas normas ou portarias, revisão de resoluções, produção de folhetos explicativos e orientativos e diversas outras ações. As diversas ações e produtos sugeridos deverão ser implementados em parceria pelas instituições envolvidas na gestão de recursos hídricos subterrâneos e em conformidade com as atribuições de cada órgão.

A reunião do Conselho Científico incluiu também um relato, da Dra. Lilian Zaidan, do Instituto de Botânica, sobre os produtos do “1º Encontro de pesquisa sobre cerrado e formações florestais associadas no Estado de São Paulo”, realizado em maio último, em Itirapina, e o lançamento das publicações “Memórias do Conselho Científico da Secretaria do Meio Ambiente: a síntese de um ano de conhecimento acumulado” e “Restinga – Conceitos e Empregos do Termo no Brasil e Implicações na Legislação Ambiental”.
Texto: Mário Senaga

+ Mais

Sancionado Decreto que regulamenta Lei de Resíduos Sólidos

06/08/2009 - O Governo do Estado de São Paulo publicou no Diário Oficial – DOE, de 06.08, o decreto 54.645, que “regulamenta dispositivos da Lei nº 12.300, de 16 de março de 2006, que institui a Política Estadual de Resíduos Sólidos”.

Um dos principais pontos do decreto é a regulamentação da responsabilidade dos fabricantes, distribuidores ou importadores de produtos que geram resíduos de significativo impacto ambiental pela eliminação, recolhimento, tratamento e disposição final, em atendimento às exigências estabelecidas por órgãos ambientais e de saúde.

Conforme o decreto caberá à SMA prover apoio financeiro aos municípios por intermédio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP, sendo necessário, contudo, que estes apresentem um plano de resíduos sólidos. De acordo com o DOE, esse plano deverá abordar diversos temas ambientais, como “execuções de ações que promovam práticas de minimização da geração de resíduos sólidos, coleta seletiva, reutilização e reciclagem”.

Por fim, o decreto estabelece as punições as infrações e omissões relativas à Lei 12.300/06, podendo ser aplicadas as seguintes penas: advertência, multa, interdição temporária ou definitiva, embargo, demolição, suspensão de financiamento e benefícios fiscais e apreensão ou recolhimento temporário ou definitivo.
Texto: Júlio Vieira

+ Mais

Pesquisadores do IG participam dos seminários da Defesa Civil do Estado.

04/08/2009 - O Instituto Geológico - IG, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA, é um dos integrantes da Defesa Civil do Estado de São Paulo, desenvolvendo, entre outros trabalhos, o mapeamento de áreas de risco, escorregamentos e inundações, que constitui um importante instrumento de gestão, permitindo conhecer adequadamente as situações que afetam a segurança da população, tornando possível a adoção de medidas estruturais - como obras - e não estruturais - como educação e monitoramento.

Além de suas participações em ações de emergência, os técnicos do IG atuam ativamente nos programas da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC, apoiando os municípios na criação e manutenção de estruturas para atendimento de emergências, visando a segurança e o bem-estar da comunidade.

Com essa finalidade, o CEDEC realiza, em todo o Interior paulista, Seminários de Defesa Civil, com a finalidade de capacitar agentes nos municípios para atuarem como um braço da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Nos meses de maio e junho de 2009, foram realizados seis seminários nas Regionais de Defesa Civil - REDECs de Araçatuba, de Presidente Prudente, de São José do Rio Preto, de Barretos, de Registro, de Bauru e de Araraquara. Para o segundo semestre estão programados mais nove seminários em outras REDECs.

O pesquisador Rodolfo Moreda Mendes é um dos técnicos do IG que participa desse programa do CEDEC. Em Bauru, no mês de junho, Mendes informou como o IG atua na prevenção de desastres. Em sua palestra, apresentou os conceitos básicos sobre desastres no Estado de São Paulo, como escorregamentos, erosões, inundações e outros. A exposição incluiu a discussão de instrumentos de gestão de áreas riscos, como os Planos Preventivos de Defesa Civil - PPDC e Mapeamentos de Áreas de Risco.

Para o pesquisador o PPDC específico para escorregamentos constitui um instrumento capaz de subsidiar ações preventivas dos poderes públicos municipal e estadual, para a mitigação de problemas causados pela ocupação de áreas de risco. O principal objetivo desse instrumento é evitar a ocorrência de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.

As palestras dos técnicos do IG têm a finalidade de alertar os municípios para trabalharem preventivamente por meio do mapeamento de áreas de risco, como escorregamentos e inundações, e da operação de plano preventivo de defesa civil. Para outro pesquisador do IG, Jair Santoro, dos 645 municípios paulistas apenas três não possuem Defesa Civil Municipal, havendo grande defasagem entre as estruturas existentes.
Texto: Newton Miura.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.