Panorama
 
 
 

ABEMA REIVINDICA EM CONGRESSO PAPEL DE PROTAGONISTA
NA POLÍTICA AMBIENTAL DO PAÍS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2009

17/08/2009 - Um novo protagonismo da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – ABEMA na política ambiental do país. Este é um dos 12 temas ressaltados na Carta do I Congresso da entidade, que foi realizado em São Paulo, entre os últimos dias 12 e 14 de agosto, e que teve na redação do documento, entregue ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, um dos seus principais produtos.

O evento, que de forma inédita reuniu todos os secretários estaduais de Meio Ambiente, além do secretário paulista Xico Graziano, que representou o governador José Serra, do ministro Carlos Minc e de outras autoridades, especialistas e ambientalistas, como o secretário-adjunto da SMA-SP, Pedro Ubiratan, o presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB, Fernando Rei, o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis – IBAMA, Roberto Messias, e o secretário executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas e Biodiversidade de São Paulo, Fabio Feldmann, teve também como destaques a eleição da nova diretoria da ABEMA, a definição dos Temas Prioritários da Agenda da entidade para o biênio 2009-2011, e a redação do Sumário do Encontro dos Técnicos das entidades ambientais estaduais.

A Carta do I Congresso da ABEMA, creditado aos dirigentes, gestores, técnicos e assessores jurídicos dos órgãos estaduais de meio ambiente reunidos no evento em São Paulo, ressaltou também tópicos como a relevância do momento e o caráter estratégico das mudanças climáticas; a Importância de uma aliança entre os governos regionais e os governos locais para ter protagonismo no processo de negociação dos acordos internacionais no setor; e o atual estágio do modelo de desenvolvimento do país e a necessidade de inserir a dimensão ambiental.

A importância das políticas públicas de meio ambiente e a necessidade de fortalecimento do SISNAMA - Sistema Nacional de Meio Ambiente; a defesa do licenciamento ambiental e a necessidade de seu aprimoramento e modernização como tarefa dos órgãos ambientais em diálogo com os setores empresariais; e a importância da defesa do marco normativo brasileiro e necessidade de aperfeiçoamento, com equilíbrio, foram outros temas enfatizados no documento.

Já entre os Temas Prioritários da Agenda da ABEMA 2009-2011, destacam-se tópicos como o “Aquecimento Global e mudança climática, Segurança energética com a adoção de uma matriz mais limpa – o papel das florestas no clima”; as “Políticas de Combate à Desertificação”; e o “Licenciamento ambiental e Implementação do SINIMA: construção de banco de dados e instrumentos de apoio ao licenciamento, aproveitando os dados já produzidos pelos estudos ambientais realizados”; além do “Artigo 23, descentralização da gestão ambiental, e definição de competências dos entes federados”.

A nova presidente da ABEMA, Maria da Glória Brito Abaurre, secretária estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo, está sucedendo no cargo a Aloysio Costa Jr.. O vice-presidente é Hélio Gurgel Cavalcante, da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Pernambuco – CPRH, o secretário geral é Luis Henrique Chaves Daldegan, da Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso, o 1º secretário é Pedro Ubiratan, da SMA-SP, e o 2º secretário, Murilo Xavier Flores, da Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina – FATMA. O presidente da CETESB, Fernando Rei, foi eleito vice-presidente da Região Sudeste.

O secretário estadual do Meio Ambiente de São Paulo, Xico Graziano, que teve uma ativa participação nos três dias do I Congresso da ABEMA e explanou em um dos painéis sobre o licenciamento ambiental e as políticas de desenvolvimento e instrumentos estratégicos de planejamento e gestão, no fechamento do evento chamou a atenção para a necessidade da realização da inspeção veicular como uma das ações importantes a serem implementadas, visando a melhoria da qualidade ambiental.
Texto: Mário Senaga

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.