Panorama
 
 
 

BEBEDOURO ESTÁ NA ROTA DO CRIANÇA ECOLÓGICA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2009

07/08/2009 - Como o Córrego do Retiro, manancial que abastece a cidade de Bebedouro, interior do Estado, nasce na Floresta Estadual do município, não haveria lugar melhor para habitar a turma do Criança Ecológica, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA. O Bob Água adorou, e todas as crianças das escolas públicas e particulares da região também! O Floresta Legal, inaugurado, em 06.08, na Floresta Estadual de Bebedouro, mais conhecida como Horto Florestal, contou com a presença de toda a turma: Frida Flor, Nika Valente, Bob Água, Max Limpo, Fred Fauno e Mel Mocinha conferiram de perto a trilha e demais atrações da unidade de conservação, administrada pelo Instituto Florestal, órgão vinculado à SMA. Nem mesmo Poli Vigarista e Dick Poluição perderam a oportunidade de conhecer seus novos amigos.

Jéssica Goulart, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Pereira Pinho, de Bebedouro, se identificou com Frida Flor, pois planta árvores regularmente. "Já plantei árvores perto do shopping e do lado do sambódromo. Na escola, sou madrinha de um ipê rosa", conta, com toda a experiência de seus 10 anos. A iniciativa do apadrinhamento partiu do professor de ciências. "Cada aluno é padrinho de uma árvore que tem no jardim da escola", comenta.

A aluna da Escola Estadual José Francisco Paschoal, Ana Carolina Dorta, de 13 anos, não fica atrás. "No dia do meio ambiente plantei árvores do lado do lago. Assim que terminava de plantar uma, corria para plantar outra", relata entusiasmada. A disposição das meninas, que deixou Frida Flor orgulhosa, veio de encontro com o intuito do secretário estadual do meio ambiente, Xico Graziano, no desenvolvimento do projeto. "Queremos que as crianças adotem novas atitudes e influenciem seus pais", destacou. Contudo, Graziano acredita que o aprendizado não deve ser apenas no Horto. "A educação ambiental tem que ser diária nas escolas", apontou.

Para Alessandra Pinheiro, diretora da Floresta Estadual de Bebedouro, a inauguração do espaço proporcionou a realização de um sonho. "Sempre esperamos um programa como esse. A sensação é de dever cumprido e de grande responsabilidade em transmitir essa ideologia para quem visitar o espaço, para que todos saiam com essa concepção e a gente possa colher os frutos adiante", declarou.

Para ser desenvolvido na unidade de conservação, o Floresta Legal do Horto de Bebedouro contou com o apoio da Fundação Bunge e a participação efetiva da prefeitura. "Revitalizamos a casa de madeira onde as crianças poderão assistir a vídeos e montar peças de teatro", afirmou o prefeito João Batista Bianchini.

A animação da festa ficou por conta das crianças que entoaram a canção do Criança Ecológica em forma de coral e da banda da Patrulha Ecológica de Bebedouro, que presenteou o secretário Graziano com um boneco feito com tampinhas de garrafas PET. Os brinquedos, confeccionados pelos patrulheiros com materiais recicláveis, são doados as crianças carentes.

- Música do Criança Ecológica –

Ser uma criança ecológica é a nossa meta!
Amar a natureza como a nossa casa é a coisa certa.
Respeitar o meio ambiente por inteiro;
Solidário, vamos nessa, companheiro.
O nosso mundo precisa respirar.
Então vamos, mãos à obra, vamos lá.
Tomar banho e escovar os dentes,
Mas cuidando pra água não faltar.
Não deixar lâmpada acesa, também é economizar.
Energia é um bem comum pra dividir com cada um!
Ser uma criança ecológica é a nossa meta!
Amar a natureza como a nossa casa é a coisa certa.
Respeitar o meio ambiente por inteiro;
Solidário, vamos nessa, companheiro.
O nosso mundo precisa respirar.
Então vamos, mãos à obra, vamos lá.
Manter as praças limpas, ruas e quintais.
Sem esquecer da escola, isso jamais.
O lixo na lixeira vamos colocar.
Eu sou criança e quero preservar.
Ser uma criança ecológica é a nossa meta!
Amar a natureza como a nossa casa é a coisa certa.
Respeitar o meio ambiente por inteiro;
Solidário, vamos nessa, companheiro.
O nosso mundo precisa respirar.
Então vamos, mãos à obra, vamos lá.
Meu desejo é viver num mundo bem bonito,
Com flores coloridas e árvores verdinhas.
Ver os rios com águas cristalinas,
Com a certeza de um futuro bem feliz.
Ser uma criança ecológica é a nossa meta!
Amar a natureza como a nossa casa é a coisa certa.
Respeitar o meio ambiente por inteiro;
Solidário, vamos nessa, companheiro.
O nosso mundo precisa respirar.
Então vamos, mãos à obra, vamos lá.
Eu sou criança e quero brincar com os animais.
Todos eles são meus amiguinhos bem legais!
A terra é um planeta que precisa de atenção.
A ordem é combater a poluição.
Ser uma criança ecológica é a nossa meta!
Amar a natureza como a nossa casa é a coisa certa.
Respeitar o meio ambiente por inteiro;
Solidário, vamos nessa, companheiro.
O nosso mundo precisa respirar.
Então vamos, mãos à obra, vamos lá.

Autoria - Mônica de Lima e Xico Graziano.
Texto: Valéria Duarte. Fotografia: José Jorge.

+ Mais

São José do Rio Preto sedia 1º seminário do projeto Município Verde Azul

07/08/2009 - Pensar globalmente, agir localmente. A frase de efeito, conceituada em 1972 durante o marco dos encontros mundiais na área ambiental, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, mais conhecida como Conferência de Estocolmo, foi resgatado no cerne do Projeto Ambiental Estratégico Município Verde Azul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA. De acordo com o projeto, os municípios devem adotar ações ambientais locais para que o planeta seja preservado.

Com este conceito, a equipe do projeto, em parceria com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo – UVESP, elaborou a cartilha "A responsabilidade do legislativo local – 50 idéias". O primeiro seminário de apresentação do material ocorreu na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, em 06.08, com a participação de cerca de 200 vereadores e mais de 90 prefeitos. A publicação tem o objetivo de orientar os vereadores na elaboração de leis municipais que preservem o meio ambiente.

Para o secretário estadual do meio ambiente, Xico Graziano, devemos, todos, sermos ambientalistas. "As câmaras devem ajudar na elaboração de políticas públicas ambientais", declarou. De acordo com o secretário, o meio ambiente está começando a fazer parte da política. "O governo precisa se preocupar com ações ambientais concretas e para realizá-las as leis municipais são necessárias", destacou.

O prefeito de São José do Rio Preto, Valdomiro Lopes, acredita na parceria com os municípios vizinhos para o cumprimento das diretivas do projeto. "Estamos formando um consórcio de ações conjuntas com outras 21 cidades no âmbito do projeto Município Verde Azul", anunciou. Já o presidente da câmara de Rio Preto, Jorge Menezes, aposta no empenho dos vereadores na aprovação das leis. "Temos que atuar com responsabilidade na aprovação de leis, principalmente as ambientais, pois os cidadãos não moram na União ou nos estados, mas nos municípios", reforçou.

Durante o seminário, que contou com aproximadamente 650 participantes, os vereadores assistiram as palestras sobre as mudanças nos processos de licenciamento ambiental com a "Nova CETESB", os desafios do milênio na gestão dos recursos hídricos e a importância da preservação de nascentes e da educação ambiental. De acordo com o presidente da UVESP, Sebastião Misiara, os vereadores têm o poder de mudar o país. "Somos 6.000 vereadores no Brasil. Se cada um formar uma força tarefa em seu município, nós mudaremos a posição da nação no ranking de países que preservam o meio ambiente", apontou.

Para o diretor de mobilização da SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, a questão ambiental não deve ser tratada com restrições. "Quando falamos de meio ambiente, falamos em direitos difusos, em preservação da vida", ressaltou. De acordo com o deputado estadual Vaz de Lima, os vereadores são essenciais na gestão municipal. "O prefeito não administra o município sozinho, os vereadores são fundamentais para o sucesso desse trabalho", afirmou.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.