Panorama
 
 
 

BRASIL DEVOLVE LIXO INGLÊS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2009

São Paulo (05/08/2009) – Santos está livre do lixo que veio ilegalmente da Inglaterra para o Brasil. Os 41 contêineres foram devolvidos hoje ao seu país de origem. O navio MSC Orione, partiu por volta das 14h30 em direção ao Reino Unido, levando aproximadamente 1500 toneladas de detritos.

O navio saiu de Rio Grande na última segunda-feira com o primeiro lote de 40 contêineres com cerca de 920 toneladas de lixo tóxico. O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, acompanhou pessoalmente o carregamento feito no sábado (01/08), quando declarou: “O Brasil não será a lata de lixo do planeta. Teremos um papel de protagonista nesta questão, exigindo mudanças nesse tipo de comportamento por parte dos países ricos”. O MSC Orione atracou no Porto de Santos ontem à noite para ser carregado com os outros 41 contêineres que aguardavam a embarcação. A chefe do Escritório Regional do Ibama em Santos, Ingrid Oberg e sua equipe acompanharam todo o carregamento até o final.

Hoje a superintendente do Ibama em São Paulo, Analice Novaes e a equipe do Escritório Regional em Santos, juntamente com representantes da imprensa nacional e estrangeira acompanharam a saída do navio carregado com o lixo de volta à Inglaterra. “Exercemos a cidadania mundial, a sensação é do dever cumprido. Isso demonstra um Brasil que se respeita e que exige respeito”, declarou Analice. O navio fará uma parada no Rio de Janeiro de onde segue para seu destino final, com previsão para atracar em Felixstowe no próximo dia 17.

Em decorrência desse episódio foi criada uma Comissão Interministerial de Combate aos Crimes e Infrações Ambientais (Ciccia), formada pelo Ministério do Meio Ambiente, polícias Federal e Rodoviária Federal e Força Nacional, visando controlar a entrada no País de lixo e outros ilícitos ambientais. A proposta é aumentar o número de equipamentos que identificam os conteúdos dentro dos contêineres.
Mais fotos na Sala de Imprensa:
http://www.ibama.gov.br/sala-imprensa/documentos/fotografias/fotografias-da-devolucao-do-lixo-ingles/
Verbena Fé - Ascom Ibama/SP
Foto: Eduardo Borges da Silva - Ibama/SP

+ Mais

Minc despacha lixo de volta para a Inglaterra

Rio Grande (03/08/2009) - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participou no último sábado (1º), no Porto do Rio Grande, com o Superintendente do Ibama no Rio Grande do Sul, Fernando da Costa Marques, e o Chefe do Escritório do instituto em Rio Grande, Sandro Klippel, do embarque do primeiro lote de 40 contêineres contendo lixo exportado ilegalmente da Inglaterra para o Brasil.

Antes do início do embarque da carga a ser enviada para a Inglaterra, o ministro se reuniu no porto com representantes da Receita Federal, da Polícia Federal, da Anvisa, da Superintendência do Porto de Rio Grande, do Tecon – Terminal de Contêineres e da Superintendência do Ibama no Rio Grande do Sul para discutir medidas de prevenção contra esse tipo de crime ambiental.

Além de definir uma investigação de eventuais passivos ambientais deixados no Brasil por conta de importações de lixos ilegais, levantou propostas a serem discutidas na reunião de terça-feira pela coordenação integrada de crimes ambientais. Entre elas, a mudança na legislação federal para enquadramento deste tipo de crime, reforço na fiscalização da Receita Federal, Anvisa, Policia Federal e Ibama e também utilização de equipamentos eletrônicos de Raio X para identificação do material dentro do Contêineres.

Para finalizar a operação o ministro Minc reafirmou: “O Brasil não será a lata de lixo do planeta. Teremos um papel de protagonista nesta questão, exigindo mudança neste tipo de comportamento por parte dos países ricos”.

Após deixar o porto de Rio Grande, o navio atracará no Porto de Santos, em São Paulo, para recolhimento de mais quarenta contêineres com lixo ilegal.
Ibama/RS


 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.