Panorama
 
 
 

BRASIL QUER FECHAR O CERCO CONTRA ENTRADA DE LIXO ILEGAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2009

04/08/2009 - Carlos Américo - A Comissão Interministerial de Combate aos Crimes e Infrações Ambientais (Ciccia), formada pelo Ministério do Meio Ambiente, polícias Federal e Rodoviária Federal e Força Nacional, vai fechar o cerco contra a entrada no País de lixo enviado de outros países pelos portos brasileiros. Será proposto o aumento do número de equipamentos para identificação do conteúdo dentro dos contêineres.

Atualmente, apenas 15% da carga desembarcada no Brasil passam pelo scanner. Os equipamentos mais modernos são capazes de identificar se a carga é a descrita na nota, o que deve evitar a entrada de materiais que possam causar danos ao meio ambiente e à saúde.

Nesta terça-feira (4/8), membros da Ciccia, reunidos no Ministério do Meio Ambiente, apresentaram várias ações que vão ajudar a controlar a movimentação de cargas com resíduos irregulares no Brasil. O ministro Carlos Minc lembrou, na reunião, que os EUA, por exemplo, exigem que todas as cargas que chegam a seus portos sejam 'escaneadas'. "O Brasil tem de adotar a política da reciprocidade", ressaltou.

A troca de informação com agências de inteligência internacionais e a criação de um canal vermelho (scaneado) para produtos que teriam obrigatoriedade de análise também foram sugeridas pelos membros da comissão. A chegada de carga ilegal, mesmo que produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente, é punida pela legislação atual apenas com o confisco da carga.

Para Minc é necessário mudar a legislação, pois, nesses casos, o País acaba com uma carga indesejável e que irá apenas trazer despesas para ser descartada. Essa mesma lei, no caso de apreensão de eletrônicos, por exemplo, o material confiscado tem valor no mercado e pode ser direcionado às escolas ou outros fins. "É preciso tratar diferente a questão", salientou.

O ministro do Meio Ambiente solicitou que todas as propostas apresentadas na reunião sejam reunidas em um documento e encaminhadas aos ministros envolvidos na questão, à Casa Civil e ao presidente Lula, ainda esta semana.

+ Mais

Lixo tóxico do porto de Rio Grande é devolvido para Inglaterra

01/08/2009 - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participou neste sábado (1/8), no Porto do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, do embarque do primeiro lote de 40 contêineres contendo 920 toneladas de lixo tóxico exportado ilegalmente da Inglaterra para o Brasil. Após deixar o Porto do Rio Grande, o navio atracará no Porto de Santos, em São Paulo, para recolhimento de mais 41 contêineres com 950 toneladas de lixo ilegal.

O material ilegal contendo lixo industrial, doméstico e até hospitalar foi apreendido pela Receita Federal, sendo catalogado pela Polícia Federal, Receita Federal e pelo Ibama. A Polícia Federal abriu investigação sobre o caso.

Antes do início do embarque da carga a ser enviada para a Inglaterra, o ministro se reuniu no porto com representantes da direção do Terminal Tecon, da Receita Federal, da Polícia Federal, da Anvisa e da Superintendência do Ibama no Rio Grande do Sul para discutir medidas de prevenção contra esse tipo de crime ambiental e definir estratégias de investigação de eventuais passivos ambientais deixados no Brasil por conta de importações de outros lixos ilegais.

"O Brasil não será a lata de lixo do planeta. Teremos um papel de protagonista nesta questão, exigindo mudanças nesse tipo de comportamento por parte dos países ricos", afirmou o ministro Carlos Minc.

As estratégias debatidas servirão de subsídios para a reunião na terça-feira (4/8), no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, da Comissão Interministerial de Combate aos Crimes e Infrações Ambientais (Ciccia), com as direções dos ministérios do Meio Ambiente, da Justiça e da Defesa, polícias Federal e Rodoviária Federal, Receita Federal, Abin, Anvisa e Secretaria de Portos.

Ainda na próxima semana, o ministro Carlos Minc terá encontros, no MMA, com o embaixador especial dos Estados Unidos para Mudanças Climáticas, Todd Stern, e com o ministro de Energia e Mudanças Climáticas do Reino Unido, Ed Miliband, para tratar sobre a Convenção do Clima, a ser realizada em dezembro em Copenhague, na Dinamarca. Nos encontros, Minc aproveitará a oportunidade para discutir com eles medidas legais que possam ser tomadas pelos EUA e pelo Reino Unido para que crimes semelhantes não se repitam.

Durante a reunião na sede do Terminal Tecon, no Porto do Rio Grande, foram propostas algumas iniciativas a serem discutidas na reunião de terça-feira da Ciccia. Entre elas, proposta de mudança na legislação federal para enquadrar esse tipo de crime, o reforço da fiscalização nos portos, com a participação de agentes do Ibama e da Anvisa, entre outros órgãos, e a utilização de equipamentos eletrônicos para identificação de materiais dentro dos contêineres.


 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.