Panorama
 
 
 

CARLOS MINC DEFENDE MAIOR HARMONIA NA ATUAÇÃO DA UNIÃO E DOS ESTADOS NA ÁREA AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2009

Brasília (26/08/2009) - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, esteve na manhã desta quarta-feira (26) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, para defender a necessidade de se harmonizar a atuação da União e dos Estados na área ambiental.

Ele chamou atenção para o problema da estadualização das leis ambientais, que muitas vezes entram em conflito com as normas federais. “Isso, levado ao extremo, quebra toda a organização jurídica ambiental”, afirmou.

Minc citou como exemplo desse conflito o novo Código Ambiental do Estado de Santa Catarina, que inclusive está sendo questionado no Supremo pelo Ministério Público Federal (MPF), por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4252.

Licenciamento x fiscalização
O ministro do Meio Ambiente também discutiu com o presidente Gilmar Mendes as competências do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e de órgãos estaduais para licenciamento e fiscalização de obras com impacto ambiental.

O Ibama conseguiu uma liminar no Supremo que desobrigou o órgão de realizar o licenciamento e a fiscalização de determinadas obras realizadas em Salvador (BA).

Segundo Minc, essa decisão levou o município de Salvador a afirmar que seria ilegal o envolvimento do Ibama em um caso em que órgãos ambientais locais autorizaram o desmatamento de área da Mata Atlântica. De acordo ele, o desmatamento de Mata Atlântica é impedido por lei.

Para Minc, essa interpretação é um desastre, sobretudo ser for aplicada na Amazônia. “Se só pudermos fiscalizar o que licenciarmos, isso significará braços atados. Significa o fim da fiscalização da Amazônia”, alertou.

O artigo 23 da Constituição Federal torna a fiscalização ambiental uma obrigação comum e indemissível dos entes federativos, mas Minc reconhece que o dispositivo ainda não está devidamente regulamentado e tem pontos obscuros.

Ele garantiu que há um “esforço enorme” do Ministério do Meio Ambiente no sentido de garantir a aprovação do Projeto de Lei (PL) 12, que vai regulamentar esse dispositivo constitucional para definir melhor o papel de cada ente federativo na parte de licenciamento e fiscalização.
STF - Supremo Tribunal Federal

+ Mais

Mãe e filhote de bicho-preguiça são apreendidos em Alagoas

Maceió (31/08/2009) - Um filhote de bicho-preguiça e sua mãe foram apreendidos por uma equipe da Polícia Ambiental de Alagoas, na sexta-feira (28), em Marechal Deodoro (AL). Os dois animais eram mantidos irregularmente em uma residência e foram levados neste domingo (30), para a sede da superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Maceió.

Segundo Sandra do Carmo Menezes, superintendente do órgão, o dono do imóvel teria dito que mantinha os dois animais como bichos de estimação. “Os dois estão muito estressados e a recuperação será demorada. Por sorte, não estavam feridos.” Os dois vão ficar em quarentena até voltar ao habitat.
Taciana Amorim - Ibama/AL
Foto: Ascom/PM-AL


 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.