Panorama
 
 
 

CETESB INTERDITA LIXÕES

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2009

Aterro Sanitário de Taubaté é interditado pela CETESB

19/08/2009 - Técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB interditaram, em 19.08, o aterro sanitário da cidade de Taubaté, interior do Estado, pela disposição inadequada de resíduos. O aterro está localizado na Estrada das Sete Voltas, nº 100, e recebia lixo domiciliar e resíduos da construção civil.

A interdição foi acompanhada pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, que na oportunidade anunciou a criação de um grupo de trabalho para elaborar, no prazo de 30 dias, um relatório sobre os 48 aterros municipais que estão em situação inadequada de disposição de lixo, de acordo com a última avaliação feita para o Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares divulgado pela CETESB.

Desde 1983, a prefeitura de Taubaté foi advertida e penalizada pela CETESB, num total de quatro advertências, duas multas e uma multa diária, no período de 25.11.2008 a 24.12.2008, pela disposição inadequada dos resíduos, deixando de atender as recomendações e exigências técnicas elaboradas pela agência ambiental.

Na última vistoria, em 11.05.2009, constatou-se que o depósito de lixo do município chegou a uma situação insustentável, transformando o local num sistema mal operado, sem a devida cobertura dos resíduos com terra, o que proporcionou a presença de catadores, de urubus e de moscas. Os técnicos constataram, ainda, o extravasamento de chorume em várias partes do aterro, canaletas de águas pluviais entupidas e aumento da altura do maciço de resíduo sem aprovação do órgão ambiental. Outro problema constatado foi uma ampliação da área do empreendimento sem autorização, ultrapassando os limites de proteção de drenos, propiciando o arraste dos poluentes, chorume, para os cursos d'água existentes próximos ao aterro.

A disposição inadequada do lixo, sem a impermeabilização do terreno, acarretou a poluição do solo e da água subterrânea, estando à área sob investigação de contaminação. Além dos fatos mencionados, a prefeitura de Taubaté não se prontificou a firmar um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC com a CETESB. Em função do quadro encontrado os técnicos da CETESB elaboraram uma proposta de interdição da área pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Segundo os responsáveis pela agência da CETESB em Taubaté, inúmeras e infrutíferas tentativas foram feitas para se chegar a uma solução para adequação do aterro e para solução dos problemas ambientais causados pelo empreendimento, por meio de advertências, multas, e reuniões com representantes da administração municipal, porém, nunca foi possível um consenso técnico ideal.

“Taubaté não fez a lição de casa. A interdição é o resultado da situação encontrada aqui.” – reflete Graziano.

O aterro de Taubaté, que recebe aproximadamente 195 toneladas diárias de resíduos domésticos e outras 400 toneladas de entulho da construção civil, recebeu em 2008 a nota 5, de acordo com o Índice de Qualidade dos Aterros de Resíduos – IQR, uma classificação feita pela CETESB – com avaliação de 0 a 10 – que informa as condições de operação dos aterros sanitários urbanos, caracterizando uma condição inadequada de disposição do lixo.

“Não podemos trabalhar as cegas. Taubaté merece um aterro melhor. Tolerância zero aos lixões.” – completa Graziano.

Nos últimos dois anos foram fechados 12 aterros sanitários por disposição inadequada dos resíduos: Itapecerica da Serra, Araras, Mongaguá, Itanhaém, Embu-Guaçu, Mairinque, Itapuí, Monte Alto, Juquitiba, Ilha Comprida e Itaquaquecetuba. Cabe ressaltar que embora o aterro de Ilha Comprida conste na listagem dos interditados o mesmo encontra-se em averiguação técnica.

Aterros Inadequados no Estado

De acordo com o último levantamento feito para o Inventário Estadual de Resíduos, 48 aterros municipais apresentam condições inadequadas na disposição de seus resíduos domiciliares. A partir de 19.08, técnicos da CETESB e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente farão visitas técnicas a esses locais para levantar, no prazo de 30 dias, a situação ambiental de cada um e propor a abertura de processos para aplicação de penalidades ou mesmo interdição. “Não podemos empurrar os problemas ambientais. Os aterros que não apresentarem condições adequadas serão interditados” – frisa Graziano.

Os municípios com aterros em situação inadequada são: Agudos, Anhembi, Aparecida, Aparecida D`Oeste, Areiópolis, Bariri, Bofete, Cananéia, Cândido Mota, Cerqueira César, Elias Fausto, Estive Gerbi, Guarantã, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itaí, Itararé, Itariri, Itobi, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Manduri, Miguelópolis, Mococa, Neves Paulista, Ourinhos, Palmeira D`Oeste, Pariquera-Açu, Paulicéia, Pirapozinho, Pirassununga, Platina, Pompéia, Populina, Porto Feliz, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Riversul, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Anastácio, São Manuel, São Sebastião da Gama, Sarapuí, Sete Barras e Vargem Grande do Sul.

FECOP

No ano de 2009, 90 cidades do Estado foram beneficiadas com verbas do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP, num total de 16 milhões, para adequação dos seus aterros. Em 2008, através do mesmo fundo, 80 cidades receberam 13 milhões para compra de equipamentos, como, compactadores de lixo, pá carregadeiras, trituradores de galhos, entre outros.
Texto: Renato Alonso
Foto: Sheik

+ Mais

Técnicos da CETESB interditam lixão em Ilha Comprida

05/08/2009 - A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB interditou, em 03.08, o lixão operado pela Prefeitura de Ilha Comprida, localizado no Balneário di Franco, litoral Sul do Estado. Desde 1993 a agência ambiental paulista vinha exigindo da administração municipal a adoção de medidas para uma disposição adequada dos resíduos, visto tratar-se de lixão a céu aberto, fator de sérios problemas de contaminação. O caso torna-se mais grave, já que o território de Ilha Comprida está inserido em Área de Proteção Ambiental - APA, o que impossibilita a implantação de aterros sanitários no município.

Para os técnicos da CETESB, desde o início das ações de controle não houve empenho da Prefeitura de Ilha Comprida em atender às recomendações e exigências feitas pela agência ambiental, uma vez que não efetuou a devida cobertura dos resíduos com terra, o que causou um acúmulo de águas pluviais, de emissão de substâncias com forte odor para o ambiente, de presença de catadores, de aves, de animais e insetos, e a geração e lançamento de chorume sem qualquer sistema de tratamento.

No período de 2001 e 2008, o lixão de Ilha Comprida foi avaliado entre 1,2 e 2,3, de acordo com o Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos - IQR, que varia de 0 a 10, caracterizando as péssimas condições de disposição dos resíduos.
Texto: Renato Alonso
Foto: Diretoria de Controle

+ Mais

Técnicos da CETESB interditam aterro Pajoan

05/08/2009 - A CETESB interditou nesta quarta-feira, 05.08, o Aterro Sanitário Pajoan, localizado no município de Itaquaquecetuba.

O empreendedor não comprovou a estabilidade do maciço de lixo, para poder continuar operando. Desta forma, a CETESB decidiu que o aterro não pode mais funcionar, até que se comprove as condições adequadas de segurança. A eventual ocorrência de um potencial deslizamento no local, pode comprometer o tráfego de veículos na região próxima ao empreendimento. A operação do aterro, que recebia em média 2 mil toneladas de lixo por dia, vinha sendo garantida através de intervenções na justiça.

Segundo parecer técnico do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, contratado pela CETESB para avaliar as condições geotécnicas do aterro, as análises de estabilidade não permitiram concluir pela segurança do maciço, tanto na configuração atual como na proposta de encerramento apresentada pelo Pajoan, em 18/06/2009.

A CETESB autorizou apenas a execução das medidas de manutenção e controle. Caberá, agora, ao empreendedor definir uma outra área apta à receber os resíduos dos municípios que utilizavam-se dos serviços do Pajoan.

Responsável pelo empreendimento desde janeiro de 2001, quando passou a operar o aterro até então pertencente ao CIPAS – Consórcio Intermunicipal para Aterros Sanitários, a Empreiteira Pajoan Ltda. tem um longo histórico de infrações ambientais. A primeira multa ocorreu em 17/05/2001, por não estar autorizada a receber resíduos dos municípios que não eram integrantes do CIPAS. Até 20/07/2009, foram aplicadas 78 penalidades no total de 215.314 UFESPs – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo, que em valores atuais somam mais de 3 milhões de reais.

Desde janeiro deste ano, a empreiteira Pajoan vinha sendo advertida pela CETESB para melhorar as condições de segurança do aterro. Os próprios dados do monitoramento apresentados pelo empreendedor, indicaram problemas com a estabilidade do maciço, levando a sua interdição.

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.