Panorama
 
 
 

CONVÊNIO BENEFICIA GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES AMBIENTAIS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2009

26/08/2009 - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, por intermédio das Coordenadorias de Planejamento Ambiental – CPLA e de Biodiversidade e Recursos Naturais – CBRN e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, firmou convênio de cooperação técnico-operacional com as Secretarias Estaduais de Economia e Planejamento, por meio da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação – CPA, e dos Transportes, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem – DER, que beneficiará o gerenciamento de informações ambientais com a implantação de sistemas que integrarão os dados de licenciamento e fiscalização, entre outros.

Os recursos, são provenientes do Contrato de Empréstimo a ser firmado entre o Estado de São Paulo e o Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento – BIRD, com o objetivo de cobrir custos de implementação do Programa de Pavimentação e Recuperação de Estradas Vicinais do Estado de São Paulo – Pró Vicinais, e que incorpora um componente de Assistência Técnica para o Fortalecimento Institucional, que irá beneficiar as três Secretarias, correspondente a R$ 21.385.000,00, sob a responsabilidade de gerenciamento do DER. As coordenadorias da SMA e a CETESB se beneficiarão com recursos estimados de R$ 10.692.500,00 deste total, que será destinado a três projetos.

O primeiro projeto a ser beneficiado é o Sistema de Gerenciamento Integrado – DATAGEO, baseado no estabelecimento de uma Infraestrutura de Dados Espaciais – IDE que permite a integração das diferentes ferramentas e bancos de dados da SMA, como o Sistema de Fontes de Poluição – SIPOL e o Sistema Integrado de Gestão Ambiental - SIGAM, com o propósito de aprimorar a gestão, fiscalização e intervenção nas áreas de competência da secretaria. O DATAGEO prevê também a implantação de sistemas para as áreas de queima da palha da cana de açúcar e do sistema GeoWeb de publicação de dados via internet.

O segundo projeto será a implantação do Sistema de Informações para Integração e Unificação dos Procedimentos de Licenciamento Ambiental, que tem como finalidade unir e padronizar a metodologia de obtenção das licenças ambientais. Por fim, o terceiro projeto contempla a criação de um sistema integrado ao DATAGEO que possibilitará que os dados de licenciamento ambiental sejam integrados às informações necessárias ao planejamento e à gestão ambiental do estado. Os três projetos contemplam os preceitos do processo de unificação do licenciamento ambiental do estado.

Para o secretário adjunto da SMA, Pedro Ubiratan, o convênio traz inúmeros benefícios. “Os sistemas permitem uma melhora significativa nas ações de fiscalização da SMA e da CETESB, integra a busca de dados ambientais e possibilita uma visão espacial com a disponibilização de mapas”, concluiu.
Texto: Valéria Duarte
Foto: Pedro Calado

+ Mais

Sustentabilidade é o tema central de encontro internacional

05/08/2009 - Representando o governo do Estado de São Paulo, o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, participou, em 04.08, da abertura do Sustentável 2009 - Terceiro Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável. O evento, que aconteceu no Teatro Tuca, da Pontifícia Universidade Católica - PUC, é organizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDS. “Trago os cumprimentos do governador José Serra”, disse o Secretário ao iniciar sua fala.

Durante a abertura do evento, o Secretário ressaltou a necessidade de ações concretas em prol da sustentabilidade. “A agenda ambiental deve ser a questão da civilização atual. O tempo está passando e é preciso radicalizar, deixarmos o discurso para irmos à prática, é fazer ou não fazer”.

Graziano ressaltou que, pelo menos no discurso, a sustentabilidade hoje deixou de ser polêmica. “Desenvolvimento sustentável passou a ser consenso, pois no plano das idéias todos são a favor. O problema é que na prática ainda falta muito”. Apesar da crítica, o Secretário acredita nos avanços, pois o tema está “deixando de ser tratado apenas pelos profissionais de marketing para ser assunto dos primeiros escalões das empresas”.

Para o presidente do Conselho de Administração do CEBDS “O debate da sustentabilidade passa em primeiro lugar pela cidadania”.

O Sustentável 2009 contou com 1.400 inscritos e com 67 palestrantes, entre eles, o Ex-Secretário do Meio Ambiente, Prof. José Goldemberg, e abordou os temas “para um mundo melhor é preciso mudar” e “chegou a hora da sustentabilidade sair do papel”.
Texto: Júlio Vieira

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.