Panorama
 
 
 

GRUPO QUE VAI REGULAMENTAR A LEI ESPECÍFICA DA
BILLINGS SE REÚNE PELA PRIMEIRA VEZ

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2009

03/08/2009 - O Grupo de Trabalho que vai elaborar a minuta de regulamentação da Lei Específica da Billings reuniu-se pela primeira vez, em 31.07, na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, em São Paulo.

No primeiro encontro, o grupo identificou os pontos a serem necessariamente regulamentados, da Lei 13.579, aprovada em 13 de julho último. O GT, que tem um prazo de 60 dias para elaborar a minuta e mais 30 destinados à aprovação e assinatura pelo governador, marcou uma sequência de seis reuniões técnicas, nos próximos 15 dias, para finalizar o conteúdo do decreto regulamentador.

A reunião na sede da SMA foi dirigido pela arquiteta urbanista Márcia Maria do Nascimento, coordenadora do GT, e contou, em sua abertura, com as presenças dos secretários-adjuntos da SMA, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, e da Secretaria de Saneamento e Energia, Ricardo Toledo Silva, e da gerente do Projeto Ambiental Estratégico Mananciais, Fernanda Bandeira de Mello.

“O encontro, realizado hoje, representa um marco no processo de regulamentação da lei e a presença dos representantes do Estado, dos municípios, e da sociedade demonstra que a meta estabelecida pelo secretário Xico Graziano será preservada.” – salienta Pedro Ubiratan.

Ao todo, estiveram presentes na reunião 45 técnicos, representando a SMA, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, a Secretaria de Saneamento e Energia, o Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia – EMAE, as Secretarias Municipais de Habitação e de Desenvolvimento Urbano, e as Subprefeituras de Capela do Socorro, Cidade Ademar e Parelheiros, da Prefeitura de São Paulo, as Prefeituras de São Bernardo do Campo, Santo André, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra e a Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê – FABHAT.

Lei Específica

A Lei 13.579, que define a Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Bacia Hidrográfica do Reservatório Billings - APRM-B e estabelece outras providências com relação ao assunto, tem entre seus objetivos assegurar e potencializar a função da Bacia Hidrográfica do Reservatório Billings como produtora de água para a Região Metropolitana de São Paulo, garantindo sua qualidade e quantidade. A lei contém 14 capítulos, abrangendo desde a definição da área de proteção e recuperação dos mananciais, definições e instrumentos, sistema de planejamento e gestão, áreas de intervenção, e de regularização de assentamentos habitacionais, até a fiscalização integrada. Inclui anexos com o Mapa de delimitação da área, os Parâmetros Urbanísticos e as Metas de Qualidade por Compartimento Ambiental da APRM-Billings.
Texto: Mário Senaga

+ Mais

Criança Ecológica chega em Rio Claro.

14/08/2009 - Os heróis do meio ambiente Frida Flor, Fred Fauno e Mel Mocinha, Max Limpo, Bob Água e Nika Valente acompanhados pelos vilões Poli Vigarista e Dick Poluição conheceram o novo espaço do Floresta Legal, em 14.08, na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, o Horto Florestal de Rio Claro.

A turma do Criança Ecológica foi conferir e comprovou que os eucaliptos e a mata nativa podem ser sinônimo de preservação ambiental. Com um sub-bosque que nasceu naturalmente embaixo dos eucaliptos, a Unidade de Conservação – UC é referência histórica no Brasil de pesquisa da árvore exótica.

Originária da Austrália, o eucalipto foi amplamente estudado pelo agrônomo Edmundo Navarro de Andrade, que percorreu diversas partes do mundo para encontrar uma madeira de boa qualidade para ser usada pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro como dormente da linha férrea e também como carvão da maria fumaça. Na época, o pouco de mata nativa que sobrou após o amplo cultivo do café na região não dava mais conta de atender as necessidades da Companhia e assim nasceu o Horto Florestal de Rio Claro, há exatos 100 anos.

Como exemplo de desenvolvimento sustentável, a floresta não poderia ficar de fora do Criança Ecológica, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA. Desenvolvido em parceria com a Fundação Florestal - FF e a Prefeitura de Rio Claro, o projeto conta com o patrocínio da Fundação Bunge e ensina as crianças de 8 a 10 anos a preservar o meio ambiente brincando.

Durante a inauguração do novo espaço, os primeiros frutos já são colhidos. "Adorei a Frida Flor, ela é alegre e adora a natureza", exclamou Letícia Arena, de 9 anos, integrante do Grupo Escoteiro Marechal Rondon e vizinha do Horto, Letícia está habituada a freqüentar a floresta estadual.

De acordo com Malu Freire, coordenadora de educação ambiental da SMA e gerente do projeto, as crianças não podem ser excluídas do processo de mudança da sociedade. "A idéia deste projeto é envolver os professores, a escola e os alunos para que a gente possa iniciar uma militância ambiental, de cidadania, desde a infância", declarou.

Para Denise Zanchetta, gestora da UC, a turma do Criança Ecológica tem muito o que ensinar. "São eles que vão começar a conversar com vocês, crianças, sobre tudo aquilo que a natureza oferece pra gente", disse em direção aos olhos ansiosos para conhecer de perto os novos amigos.

O prefeito de Rio Claro, Du Altimari, anunciou que a prefeitura vai imprimir cerca de 6.000 exemplares do livro "Criança Ecológica – Sou dessa turma", distribuído a todas as crianças que visitam os espaços da Capital e do interior do estado, para todos os alunos de 8 a 10 anos da rede municipal de ensino. "Eu aprendi a nadar no Ribeirão Claro e vivi muitos anos no bairro de Cidade Nova, considerado por todos como o quintal do Horto. Nossa região é rica em água e precisamos crescer com desenvolvimento sustentável para poder manter este benefício", destacou.
Texto: Valéria Duarte. Fotografia: Valéria Duarte

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.