Panorama
 
 
 

LEÕES DO CIRCO ROSTOK VÃO PARA SANTUÁRIO NO INTERIOR DE SÃO PAULO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2009

Vitória (31/08/2009) - O Ibama, em uma ação conjunta com a Sociedade Protetora dos Animais - Sopaes e o Fórum Capixaba de Proteção aos Animais, recolheu e encaminhou os três leões, apreendidos desde 2005, que estão depositados no Circo Rostok, que está localizado no Município de Alfredo Chaves, para um Santuário do Gap (Projeto dos Grandes Primatas) localizado em Sorocaba, no interior de São Paulo. São duas fêmeas e um macho.

Para que a transferência acontecesse, foi montada uma estrutura que envolveu diversas ONGs e Órgão Públicos. Segundo a representante da Sopaes, esta vitória é do Espírito Santo, porque a movimentação de diversos atores fez com que estes animais tivessem uma destinação para que possam viver dignamente.

A saída dos animais de Alfredo Chaves aconteceu hoje (31) no meio da tarde. O caminhão do ICMBio, que está encarregado de transportar os animais, encontrou a equipe do Ibama no local para que a viagem para o Santuário fosse iniciada. No circo, durante o resgate dos felinos, a maior dificuldade foi colocar a jaula com os animais no caminhão, já que os locais onde os leões estavam, além de pequenos, eram precários e necessitavam de reparos urgentes.

Após o recolhimento dos animais, a equipe do Ibama seguiu até o Município de Seropédica, onde passarão noite com os felinos na Unidade de Conservação Federal Flona Mário Xavier. Amanhã, (01/09), a equipe tem a chegada prevista no Santuário do Gap no final da tarde. Os leões serão recebidos por uma equipe da instituição.
Luciana Carvalho
Ascom Ibama/ES

+ Mais

Operação Awina, em Rondônia, é finalizada com R$ 3,3 milhões em autuações

Porto Velho (27/08/2009) - Em apenas um mês de atuação, no estado de Rondônia, a operação Awina apreende 4.724 m3 de madeira em toras e 2.500 m3 de madeira serrada. Foram autuadas 16 madeireiras, cuja soma dos autos é de R$ 3,3 milhões.

As atividades da operação foram iniciadas no final de julho e foram encerradas no final de agosto. “Mesmo tendo um período muito curto, teve resultado surpreendente”, informa o chefe da Divisão de Fiscalização – Dicof da Superintendência do Ibama/RO, Renê de Oliveira. Segundo ele, isso se deve ao fato de que a operação ocorreu em região crítica e de forma abrupta, flagrando os infratores num momento inesperado.

A operação ocorreu na região de Espigão D’oeste, cidade localizada no entorno de terras indígenas dos povos Suruís, Zorós e Cintas Largas, a aproximadamente 600 Km de Porto Velho, abrangendo, ainda, os municípios de Cacoal, Ministro Andreaza e Pimenta Bueno.

O nome Awina, cujo significado no dialeto Tupi significa dignidade, tem tudo a ver com a operação, pois esta teve como objetivo manter a dignidade e o respeito pelas terras e pelos povos indígenas.
Ascom Ibama/RO


 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.