Panorama
 
 
 

LHAMA É O BICHO DO MÊS NO PARQUE ZOOLÓGICO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (MG) – Brasil
Agosto de 2009

(03/08/2009) A Hora do Bicho, projeto promovido pela Fundação Zoobotânica do RS, divulga a Lhama como o bicho do mês de agosto, uma das espécies do acervo do Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul.

A lhama e um mamífero ruminante da América do Sul. É um animal geralmente dócil e obediente, com pelagem longa e lanosa, o que lhe protege do frio. A sua presença sempre foi fundamental para a vida do homem andino, como meio de transporte de carga, produção de lã, carne e couro. Formam grandes rebanhos, sendo um macho dominante e um grupo de fêmeas e crias. O resto dos machos se conserva num rebanho à parte.

O seu habitat é a Cordilheira dos Andes.

É uma espécie que se reproduz com facilidade e após 11 a 12 meses de gestação, nasce uma cria com os olhos bem abertos e coberta de pelos, que é desmamada entre 6 a 12 semanas.

Embora o homem se sirva destes animais, não é necessário mantê-los nem dar-lhes abrigos. Entretanto, esta espécie não pode ser explorada em demasia, sob risco de ser dizimada.

O Projeto A Hora do Bicho teve início em 2004 apoiando à coleta seletiva do lixo realizada no Parque Zoológico. Tendo como temática as espécies da fauna que compõem o acervo do Zôo, o Projeto tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da conservação da natureza e os cuidados que se deve ter com o meio ambiente.

O Projeto já divulgou espécies da fauna nativa do Estado, fauna brasileira e africana e aves brasileiras, todas ameaçadas de extinção.

Em sua 5ª edição está sendo divulgada a série “Os filhotes”, através das seguintes espécies:

Cujubi (janeiro), Javali (fevereiro), Cisne-branco (março), Tucanuçu (abril), Macaco-aranha (maio), Ratão-do-banhado (junho), Chimpanzé (julho), Lhama (agosto), Hipopótamo (setembro), Lobo-guará (outubro), Flamingo (novembro), Sagüi-pincel-preto (dezembro).

Saiba mais:
Espécie: Lama glama
Família: Camelidae
Ordem: Artiodactyla
Gestação: 348 a 368 dias
Alimentação: Herbívora
Habitat: Montanhas
Distribuição: Peru, Bolívia, Chile e Argentina
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social - Fundação Zoobotânica do RS
Jorn. Elisabete Monlleo Martins da Silva

+ Mais

Bichos novos no Zôo

(26/08/2009) Um exemplar de lobo-guará, doze javalis e três búfalos passam a enriquecer o acervo do Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul.

Lobo-guará: uma espécie ameaçada. Em um recinto novo, construído conforme as exigências do IBAMA, nasceu, em julho passado, um exemplar fêmea de lobo-guará (Chrysocyon brachyurus). O lobo-guará é um animal tímido, solitário, de hábitos noturno, que raramente é visto durante o dia. Mede 1,30m, pesa 23kg, vive até 15 anos, tem um período de gestação de 62 a 66 dias, podendo ter de 1 a 4 crias por parto. No Zoológico se alimenta com frutos, carne e ração. Ocorre na América do Sul, habitando florestas, campos, cerrados, pantanal. Um casal ocupa um território de aproximadamente 50km², e anda junto somente no período de acasalamento, que ocorre a partir de maio.

O lobo-guará é o maior canídeo sul-americano e, no Rio Grande do Sul, intera a lista estadual das espécies ameaçadas de extinção, na categoria “criticamente em perigo”.
Com mais este nascimento o Zoológico passa a ter quatro exemplares da espécie – um macho e três fêmeas.

Javalis: um recomeço.12 exemplares de javalis (Sus serofa) nasceram, no dia 3 de agosto passado, no Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul. Os novos exemplares substituem os dez filhotes de javalis mortos por vândalos em junho passado. O pai é o mesmo, mas os nascimentos ocorreram através de duas fêmeas da mesma espécie.

Quando adulto o javali mede 1,80m, pesa até 300kg e vive cerca de 20 anos. Cada gestação dura de 112 a 115 dias e pode gerar de 3 a 12 filhotes. Na natureza vive em florestas e pântanos, e ocorre na Europa, Ásia central e meridional e África setentrional.
Com estes nascimentos o acervo da espécie ficou em 15 exemplares.

Búfalos asiáticos chegam ao Zoo: Três exemplares de búfalo asiático (Bubalis bubalis) - um macho e duas fêmeas - com dois anos de idade, chegaram no Parque Zoológico, no dia 14 passado. Ao custo unitário de R$ 1.100,00, os exemplares foram adquiridos da Fazenda do Cedro, em Pantano Grande. O macho pesa 376kg e as fêmeas 305kg cada uma delas. O Zôo não tinha esta espécie em seu acervo desde 2007.

Saiba mais sobre a espécie:
Comprimento: 2,5 a 3m
Altura: 1,5 a 1,8m
Peso: 700 a 820kg
Longevidade: 18 anos
Alimentação: herbívora
Gestação: 300dias
Número de crias por parto: no máximo 2
Habitat: banhados
Distribuição: Nepal, Índia, Egito e Filipinas
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/Fundação Zoobotânica do RS
Jorn. Elisabete Monlleo Martins da Silva
Fotos: Sergio Bavaresco


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.