Panorama
 
 
 

MINC ACREDITA QUE CANDIDATURA DE MARINA SILVA Á PRESIDÊNCIA FORTALECERIA DEBATE AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2009

14 de Agosto de 2009 - Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - São Paulo - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou hoje (14) que uma possível candidatura à Presidência da República da senadora Marina Silva (PT-AC) traria uma perda política para o Partido dos Trabalhadores, mas seria positiva para a discussão das questões ambientais.

“Seguramente, ela, sendo candidata, claro que o PT perde, perde um quadro importante. Mas a discussão da questão ambiental vai ser muito grande”, disse após participar do 1º Congresso da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).

Na avaliação do ministro, com uma candidata ligada à militância ambiental, os outros aspirantes à Presidência teriam que levar em consideração o meio ambiente em suas plataformas eleitorais. “Eu acho que a questão ambiental, caso ela venha realmente a ser candidata, vai crescer e todos os candidatos vão ter que se reportar fortemente a essa questão.”

Na opinião de Minc, apesar de Marina Silva ter sido convidada anteriormente pelo PV para integrar o partido, “tudo indica” que agora ela aceitará o convite. “Tem a ver com conflitos que ela teve com a área econômica do governo, com certeza. Tem a ver com a crise no Senado, eu suponho, porque várias vezes ela manifestou insatisfação.”

Minc substituiu Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente. A senadora chefiou a pasta do início do governo Lula até maio de 2008. A saída do ministério teria sido motivada pelos constantes embates com a área econômica do governo.

+ Mais

Secretaria do Ambiente do Rio admite reduzir voos de helicópteros sobre a cidade

12 de Agosto de 2009 - Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - Dois dias depois de impor restrições, inclusive com a proibição de operações de pouso e decolagem entre das 6h às 22h, ao funcionamento do Aeroporto Santos Dumont, a Secretaria Estadual do Ambiente quer reduzir agora os voos de helicópteros em rotas sobre a cidade do Rio de janeiro.

A intenção foi manifestada pela secretária do Ambiente, Marilene Ramos, por meio da assessoria de Imprensa. De acordo com o órgão, os heliportos e helipontos situados na cidade, como o de Jacarepaguá, estão na lista das reclamações de moradores dos bairros da Lagoa, de Humaitá e da Barra da Tijuca, por causa do barulho.

A secretaria abriu um canal de comunicação com a população para receber as reclamações sobre os transtornos causados pelos vôos de helicópteros sobre as áreas residenciais.“Os moradores podem encaminhar reclamação formal à secretaria, como fizeram aqueles que residem sob uma das rotas do Santos Dumont. O caso não é o mesmo, até porque os helipontos da Lagoa estão licenciados. Porém se houver necessidade de restringir as rotas dessas aeronaves em função do ruído, nós o faremos”, afirmou Marilene Ramos.

Na última segunda-feira (10), a Secretaria Estadual do Ambiente, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), multou o Aeroporto Santos Dumont em R$ 250 mil e a imediata interrupção das atividades operacionais de pouso e decolagem da Rota 2, que só deverá ser usada em situações de emergência.

+ Mais

Secretaria do Ambiente do Rio desapropria fazenda que ficava dentro de parque estadual

12 de Agosto de 2009 - Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão da Secretaria de Estado do Ambiente, obteve na Justiça a desapropriação da Fazenda Vale dos Deuses, em Nova Friburgo, uma propriedade de 126 hectares localizada na unidade de conservação do Parque Estadual dos Três Picos.

Segundo o governo do Rio, a decisão, motivada por ação movida pelo Inea na Procuradoria-Geral do Estado, representa “o estabelecimento da lei que regulamenta as Unidades de Conservação, cuja posse é de domínio público”.

Em nota, a diretora substituta de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Daniela Pires de Albuquerque, que conduziu o processo de desapropriação, ressaltou o fato de que a decisão é a primeira no estado. “A área da fazenda é estratégica para a gestão da unidade de conservação, uma vez que, a partir de então se fará cumprir os objetivos para os quais as áreas de patrimônio ambiental foram demarcadas”, disse.

Segundo ela, a Fazenda Vale dos Deuses tem potencial para área de camping, trilhas de diferentes graus de dificuldade, para caminhadas e para a prática de montanhismo. Essas atividades, a partir de agora, estarão disponíveis aos visitantes.


 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.