Panorama
 
 
 

MINC: BOI PIRATA VAI VIRAR CHURRASQUINHO DO FOME ZERO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2009

Novo Progresso (11/08/2009) – A Operação Boi Pirata II, que visa coibir o desmatamento ilegal na Amazônia para criação de gado, em andamento no oeste do estado do Pará, no município de Novo Progresso, recebeu a visita do ministro de Estado do Meio Ambiente, Carlos Minc.

O ministro esteve na fazenda Barroso, ocupada pelo Ibama, que fica na entrada da zona norte da Floresta Nacional - Flona do Jamanxim, região onde os índices de desmatamento são muito altos. Lá, falou à imprensa e anunciou o saldo da operação até o momento. Seis mil cabeças de gado já foram retiradas da Flona, 15 mil estão saindo e 1.700 estão sendo apreendidas hoje e serão doadas aos programas sociais do Governo Federal. “Boi pirata vai virar churrasquinho do Fome Zero”, disse.

Foram apreendidos até o momento: 14 armas, mil litros de óleo diesel que era transportado dentro da Flona de modo irregular, quatro tratores, sendo dois de esteira, três caminhões, uma serraria móvel. Foram detidas 17 pessoas e lavrados 27 autos de infração, que geraram R$ 23,86 milhões em multas.

De acordo com Carlos Minc, quem não tirar seus rebanhos da Flona o mais rápido possível, perderá o gado. “Quem entrou em terra que não era sua, tem que tirar o gado imediatamente”, informa. Disse ainda que todas as fazendas serão multadas, pois é crime ocupar áreas da União. “Isso dá cadeia”, ameaça.

Grande efetivo
O ministro salientou que desta vez não se repetirão os episódios de Paragominas/PA, quando servidores do Ibama foram agredidos “de forma covarde e criminosa” em operação contra madeireiros que agiam de forma ilegal. Para isso, a operação conta com um grande efetivo policial, que garantirá a segurança de seus agentes.

Para a Operação Boi Pirata II, estão disponíveis dois helicópteros, um caminhão tanque exclusivo para abastecer as aeronaves, 25 veículos próprios para as estradas da região, além de agentes ambientais do Ibama de vários estados brasileiros, policiais federais, policiais da Força Nacional de Segurança Pública, policiais militares ambientais do Distrito Federal, policiais militares e tropa de choque do estado do Pará, que somam quase 160 pessoas.

O ministro falou também que, apesar do movimento de vários políticos locais insuflando as pessoas a colocarem fogo na base operativa do Ibama, de um juiz do estado do Pará ter tentado prender o coordenador da operação e da pressão política e econômica para manter o desmatamento na região, a Operação Boi Pirata II seguirá de forma inequívoca.

Parte social
Como alternativa ao desenvolvimento da região de Novo Progresso, Minc informou sobre a Operação Arco Verde, que é desenvolvida por vários ministérios e que prevê regularização fundiária, documentação das pessoas, crédito agrícola, enfim, um mutirão de cidadania. A Arco Verde busca o desenvolvimento de regiões que foram objeto de fiscalização.
Badaró Ferrari
Ascom IBAMA

+ Mais

Madeira é apreendida em Terra Indígena e nove empresas são embargadas no Maranhão

Brasília (10/08/2009) – Equipes da Operação Atarawaca/Arco de Fogo, na qual trabalham em conjunto o Ibama, a Polícia Federal, a Força Nacional de Segurança, a Polícia Rodoviária Federal e a Funai, apreenderam cerca de 100 toras e maquinário dentro da terra indígena - TI Alto Turiaçu e embargaram atividades em nove serrarias no município de Governador Nunes Freire/MA, em três ações realizadas simultaneamente no final de semana.

Duas das equipes atuaram em pontos diferentes dentro da terra indígena, onde flagraram a exploração ilegal de madeira, apreendendo, além das toras, um trator, um caminhão, uma moto e três armas calibre 12. Seis pessoas foram presas. Todas estavam na área de extração no interior da TI e confessaram trabalhar para madeireiras.

Outra equipe vistoriou as serrarias em Governador Nunes Freire, embargando nove empresas onde foram encontradas irregularidades. Parte dos maquinários das empresas foi apreendido e retirado dos locais. Mais de R$ 600 mil em multas foram aplicados.

A Operação Atarawaca/Arco de Fogo atua no oeste do Maranhão e objetiva combater o desmatamento criminoso e a exploração ilegal de madeira na região, com especial atenção à Reserva Biológica de Gurupi e às terras indígenas Alto Turiaçu, Awa-Guajá, Caru e Araribóia, onde o crime ambiental ameaça os povos indígenas.

A exploração ilegal de madeira e o desmatamento criminoso na Amazônia, em geral, estão relacionados com outros crimes na região, como a exploração de trabalhadores em condições análogas à escravidão, grilagem de terras, falsificação de documentos e sonegação fiscal.
Christian Dietrich
Ascom Ibama Sede


 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.