Panorama
 
 
 

PARANÁ EM AÇÃO RECEBE BANNERS, LIXO ELETRÔNICO E ÓLEO DE COZINHA

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Agosto de 2009

O Paraná em Ação, que começa sexta-feira (4) no Centro Cívico, em Curitiba, abre a oportunidade para a comunidade se livrar de lixo eletrônico e banners. O material será recolhido durante a feira de serviços gratuitos, que vai até terça-feira (8), e será usado para as oficinas de robótica e de confecção de sacolas retornáveis. Será recolhido também óleo de cozinha usado, que será trocado por sabão feito com esse produto.

Essas atividades educativas e de preservação do meio ambiente estão presentes em todas as edições do Paraná em Ação, coordenado pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade. Para essas o apoio vem da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que promove palestras e oficinas.

Essa é a oportunidade para empresas doarem banners sem utilidade e pessoas doarem computadores, mouses, teclados, impressoras e outros equipamentos como: telefones fixos, fax e celulares, carregadores, aparelhos e fitas de vídeo, CDs, DVDs e videogames, toca-discos, torradeiras, liquidificadores e batedeiras que já não funcionam mais.

As oficinas de banners serão dadas pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, e a de robótica pelo engenheiro civil Mauricio Beltrão Fraletti, responsável há seis anos pelo Projeto Robótica sem Mistérios – Um Desafio para Futuros Campeões. “Nossa intenção é mostrar que nem tudo que é velho é lixo e deve ser reutilizado. Basta ter criatividade, e persistência para criar objetos úteis a partir de materiais totalmente recicláveis”, enfatiza o coordenador-geral do Paraná em Ação, Marcírio Machado Sobrinho.

O Paraná em Ação é uma feira itinerante, montada para oferecer serviços gratuitos, que promovam cidadania com inclusão social. Dentre os serviços oferecidos estão: confecção de documentos, casamentos coletivo, serviços judiciários, recreação cultural e esportiva, estética e exames de saúde na área de saúde.

+ Mais

Lapa elabora primeiro plano municipal de mudanças climáticas do Estado

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) promoveu, nesta segunda-feira (31), na Lapa, uma oficina de montagem para aquecedor solar reciclável, produzido com garrafas pet. O evento contou com a participação de 30 pessoas da comunidade e faz parte das ações para a elaboração do primeiro plano municipal de mudanças climáticas do estado.

O projeto piloto, realizado pela coordenadoria de mudanças climáticas, vem sendo realizado desde junho na cidade. O plano “Mudança do Clima – Mudança da Vida” vai servir de modelo para ser replicado em outros municípios.

Em agosto, a secretaria distribuiu a todos os municípios do Paraná uma publicação (Mudança Climática, ações municipais) orientando os gestores sobre medidas para minimizar os efeitos das mudanças climáticas. O principal objetivo é incentivar as cidades a elaborar um inventário de emissões de gases de efeito estufa e criar um plano municipal de mudanças do clima.

O secretário Rasca Rodrigues afirmou que somente com a integração entre as prefeituras e o governo será possível reduzir os danos causados pelo aquecimento global. “Todos os setores devem estar unidos nesta luta, que é uma só, reduzir os danos das mudanças climáticas. Por isto, os municípios e o governo estadual devem se unir e planejar juntos as metas para combater estes efeitos”, disse.

A coordenadora de Mudanças Climáticas, Manyu Chang, disse que em novembro aguarda a participação de todos os municípios interessados em elaborar os seus inventários em um encontro organizado pela secretaria. “O inventário é fundamental para que as cidades conheçam o seu perfil de emissão e, a partir daí, buscar reverter o máximo que puder. Em novembro, vamos reunir todos os interessados em realizar os seus inventários”, completou.

Por enquanto, apenas a Lapa iniciou o processo de criação do inventário. Já foram diagnosticadas na cidade 32 unidades escolares, totalizando 4.739 alunos, 453 professores e funcionárias. O total das emissões em 2008 foi de 23,30 toneladas dióxido de carbono (CO2).

A secretária da agricultura e do meio ambiente municipal, Lia Márcia Kugeratski de Souza, explicou que o programa vem desenvolvendo importantes ações em prol do meio ambiente. “É uma honra ter este projeto no nosso município porque sempre nos preocupamos com os problemas ambientais”, destaca a secretária.

Sobre a oficina para montagem do Aquecedor Solar realizada hoje, a secretária destacou que todas as ações propostas no programa são aceitas pela população. “Aceitação é fantástica tanto as escolas e professores como outras pessoas que não estão participando diretamente participam e se envolvem nos eventos”, reforçou a secretária.

OFICINA - A oficina de capacitação para a montagem do aquecedor solar contou com a participação de 30 pessoas que trabalham na prefeitura da Lapa.

Entre os participantes estava o vereador do município de Porto Amazonas, Pedro Marcondes, que pretende levar o projeto para o município. “Aprendemos a montar o aquecedor solar e temos interesse agora em levar a ideia para o nosso município para utilizar nas creches, escolas e comunidade carente”, comentou.

O técnico responsável pela capacitação, José Dionir Paz, garantiu que a montagem do aquecedor solar garante uma economia significativa e que a instalação é muito prática. “Além de economia o aquecedor proporciona qualidade de vida para as pessoas”.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.