Panorama
 
 
 

PARANÁ AMPLIA PARQUES ESTADUAIS E GANHA NOVA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Agosto de 2009

O governador Roberto Requião assinou os decretos que ampliam em 3,2 mil hectares as áreas dos Parques Estaduais de Campinhos e Lauráceas, localizados na Região Metropolitana de Curitiba, e prevêem a criação do Parque Estadual Vitório Piassa, em Pato Branco, na região Sudoeste do Paraná.

As assinaturas dos decretos n° 5.167, 5.168 e 5169 fazem parte das propostas do Governo de dar prioridade à conservação de áreas naturais no Paraná. “O nosso compromisso é promover a preservação dos recursos naturais do Estado com o intuito de conservar a biodiversidade destas áreas”, destacou Requião.

As propostas de criação e ampliação partiram do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, e do presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Vitor Hugo Burko. “Com elas, estamos protegendo integralmente as florestas araucária do Estado”, avalia o secretário Rasca Rodrigues.

O presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, disse que os decretos são importantes conquistas para a população dos municípios de Adrianópolis, Tunas do Paraná, Cerro Azul e Pato Branco, municípios onde estão localizadas as unidades de conservação.

“Ganham a população e o IAP, que está cumprindo o seu papel de manter e ampliar as unidades de conservação do Estado. Pretendemos com isso reforçar as ações de educação ambiental nessas regiões”, apontou Burko.

O Parque Estadual das Lauráceas, localizado nos municípios de Adrianópolis e Tunas do Paraná, passará de uma área de 27 mil hectares para 30 mil hectares. Já o Parque Estadual de Campinhos, localizado nos municípios de Cerro Azul e Tunas do Paraná, passará de 336,97 hectares para 581,38 hectares com a assinatura do decreto.

“O aumento da área possibilita maior preservação das áreas da floresta com araucárias ainda existentes no entorno do Parque, contribuindo também em especial para a conservação do patrimônio espeleológico”, afirma o diretor do Departamento de Unidades de Conservação do IAP, João Batista Campos.

O Parque Estadual dos Campinhos é aberto para visitação ao público e apresenta diversas opções para atividades, como caminhadas pela trilha da floresta, caminhadas pelo circuito turístico da gruta dos jesuítas, educação ambiental no centro de visitantes, palestra informativa sobre a Unidade de Conservação e informações básicas sobre o trajeto realizado pelos visitantes.

A nova reserva criada com o decreto, o Parque Estadual Vitório Piassa, estará localizado no município de Pato Branco e terá uma área total de 107,23 hectares. O objetivo de sua criação é proteger um remanescente importante da floresta com araucárias, tendo um bom potencial para oferecer à população da região uma nova opção de lazer e atividades de educação ambiental.

O prefeito de Pato Branco, Roberto Viganó, elogia o decreto. “Temos que agradecer ao governador Requião por este gesto, agradecer a família Piazza que manteve a área conservada e dizer que Pato Branco recebe este parque ambiental como um patrimônio natural de sua história. Um presente para todos nós hoje e também para as futuras gerações da nossa terra”, diz.

A meta, com a criação do parque, é a preservação dos ecossistemas naturais e a realização de pesquisas científicas, com a realização de atividades de conscientização e educação ambiental.

+ Mais

Livro orienta empresas sobre sustentabilidade ambiental

O secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, participa, nesta quarta-feira (5), do lançamento do livro “Eco Sustentabilidade – Dicas para tornar você e sua empresa sustentável”, do professor universitário e consultor em gestão empresarial e ambiental, Evandro Razzoto. A publicação apresenta estratégias voltadas ao setor empresarial, sobre como aliar o desenvolvimento econômico, preservação ambiental e a responsabilidade social.

De acordo com o secretário, a proposta do livro vem ao encontro do trabalho de educação ambiental proposto pela política estadual de meio ambiente. “Investir em meio ambiente traz retorno aos empresários e não prejuízo”, disse Rasca. Atualmente, existem cadastrados junto à Secretaria da Fazenda do Paraná 180 mil empreendimentos comerciais ou de prestação de serviços, sendo que destes 30 mil são indústrias filiadas a sindicatos e à Federação das Indústrias do Paraná e que são passíveis de licenciamento ambiental.

Apenas no ano passado, o Instituto Ambiental do Paraná, emitiu 3.407 novas licenças de operação para novos empreendimentos instalados no Paraná de um total de 17.875 licenciamento e autorizações.

“O marketing verde é uma ferramenta estratégica nos dias atuais para o crescimento e a visibilidade do setor empresarial. Investir em meio ambiente é investir no futuro e na qualidade de vida da população e isso agrega valor à marca, comprovadamente”, disse o autor da publicação, Evandro Razzoto. Entre as dicas que podem ser encontradas no livro estão como, por exemplo, definir o grau de sustentabilidade da empresa, como divulgar os resultados do marketing verde e como se tornar autossustentável.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.