Panorama
 
 
 

PARLAMENTARES RECONHECEM POTENCIAL DA UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO COMBATE ÁS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2009

Posted on 19 August 2009 “Esse estudo deixa evidente que o Brasil deve valorizar o seu potencial de combate às mudanças climáticas e espero que o debate possa ser um marco inicial de uma postura mais ativa do Congresso Nacional em relação ao tema” ressaltou o deputado Sarney Filho (PV-MA), coordenador –geral da Frente Parlamentar Ambientalista, após a apresentação do estudo “Redução das Emissões de carbono por Desmatamento no Brasil: o papel do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa)”, na última quarta-feira, dia 19 de agosto, em café da manhã da frente parlamentar no anexo da Câmara dos Deputados.

Realizado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e Universidade Federal de Minas Gerais, com apoio do WWF-Brasil e Wood Hole Research Center, o estudo mostra que 13 unidades de conservação apoiadas pelo Arpa reduzem as emissões de carbono por desmatamento em 1,1 bilhão de toneladas e comprova o papel central desempenhado por essas áreas no combate às mudanças do clima.

A mesa de apresentação do estudo contou com a moderação de Sarney Filho e exposições do coordenador do Arpa no Ministério do Meio Ambiente, Anael Aymoré; do superintendente de conservação do WWF-Brasil, Claudio Maretti; do coordenador do programa de mudanças climáticas do Ipam e responsável pelo estudo na instituição, Paulo Moutinho e do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Rômulo Barreto Mello.

Durante as exposições, foi ressaltado o desafio e a necessidade de fazer com que o potencial de armazenamento de carbono do sistema de unidades de conservação da Amazônia seja visto como oportunidade de envolver o Brasil no recebimento de pagamentos por serviços ecológicos. Nesse sentido, Maretti chamou a atenção para o fato de que “o papel do Brasil será ainda mais efetivo na mitigação e adaptação às mudanças climáticas se for levado em consideração que o sistema de unidades de conservação funciona de maneira integrada e que é necessária uma gestão que compreenda isso”.

No fechamento do encontro, o deputado Sarney Filho garantiu que a discussão da mesa será levada à Comissão Mista de Combate às Mudanças Climáticas do Congresso Nacional e disse esperar que “isso ajude na definição do modelo de participação que o governo brasileiro terá nesse grande encontro que é a COP 15 e que ainda está incerto”.

+ Mais

Acre: Manejo de pesca conserva ecossistemas e aumenta renda de pescadores

Posted on 26 August 2009 Em projeto coordenado por WWF-Brasil e governo do estado do Acre, pescadores criam regras para disciplinar a atividade, gerando resultados de conservação e de inclusão social

Por Bruno Taitson, de Manoel Urbano (AC) A Terceira Feira do Pirarucu Manejado, realizada no município acreano de Manoel Urbano, entre 21 e 23 de agosto, demonstrou os resultados positivos do projeto de manejo do pirarucu (Arapaima gigas), o maior peixe de água doce do planeta. No evento, pescadores locais puderam comercializar alimentos e objetos de artesanato elaborados a partir da espécie, que vinha desaparecendo da região no início desta década.

O projeto, que consiste em treinar e capacitar pescadores para manejar o pirarucu de forma ambientalmente adequada, gerou acordos de pesca, que são regras elaboradas pelos moradores locais com objetivo de assegurar, em longo prazo, a sobrevivência da espécie e a viabilidade econômica da atividade pesqueira. Os principais resultados diretos são o aumento da produtividade dos lagos, o crescimento da produção de pirarucu nos lagos manejados, o repovoamento, com casais da espécie em lagos onde o peixe havia desaparecido e o consequente aumento da renda dos pescadores.

Pedro de Nascimento, pai de oito filhos, relata que sua renda com a pesca aumentou mais de 50% após sua entrada, em 2007, no grupo de manejadores que participa do projeto do pirarucu. “Antes, demorava de dois a três dias em Manoel Urbano para vender 60 quilos de peixe, e muitas vezes levava prejuízo. Agora a gente ganha muito mais”, diz.

O pescador destaca que, antes da implementação dos acordos de pesca, havia poucos peixes e a atividade era cercada de incertezas. “Havia gente pescando dia e noite, com malhadeiras de todos os tamanhos. Estavam acabando com os peixes”, relata, salientando que as regras ajudaram a garantir a sustentabilidade da pesca nos lagos.

Os primeiros registros de escassez do o pirarucu, importante fonte de renda e de proteínas para populações ribeirinhas do alto rio Purus (AC), aconteceram a partir de 2001. Diante de uma demanda das colônias de pescadores dos municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano, o WWF-Brasil e o governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), elaboraram um projeto conjunto para o manejo da pesca.

Em 2003, o manejo do pirarucu foi aplicado como piloto no Lago Santo Antônio (Manoel Urbano). Dados levantados ao longo do projeto indicam que a produtividade dos lagos cresceu, em média, 140%. Atualmente, acontece também nos lagos Novo, Grande e Novo Destino, no mesmo município. Além disso, começa a ser implantado em comunidades ribeirinhas e terras indígenas também no Acre, nas bacias dos rios Envira e Tarauacá.

Mais tempo livre

Geraldo Bispo mora na região dos lagos de Manoel Urbano há quase 40 anos e participa do manejo do pirarucu desde o início do projeto, em 2002. Ele relata que, atualmente, com a melhoria da produtividade na pesca, tem mais tempo para se dedicar à agricultura. “Antes, precisava de mais de 30 peixes para dar o peso de um quilo. Hoje, 12 peixes já pesam um quilo. Em menos de duas horas consigo pescar o que preciso para a subsistência”, relata.

O pescador, que tem nove filhos – a mais nova com 14 anos – acrescenta que, com o projeto, não só as populações de pirarucus aumentaram, mas também as dos demais pescados da região, como o mandi e a branquinha.”O manejo está funcionando”, avalia Geraldo Bispo.

Os impactos positivos em outras espécies, relatados por Geraldo Bispo, são de grande importância socioeconômica para a região. Os peixes branquinha (Charex gibbosus), mandi (Pimelodus spp.) e filhote (Brachyplathystoma filamentosum) respondem por 65% do volume capturado nos lagos de Manoel Urbano. “A presença em abundância do pirarucu, espécie que fica no topo da cadeia alimentar, é um significativo indicador de conservação dos ecossistemas aquáticos, por demonstrar que não há escassez das demais espécies”, esclarece Antonio Oviedo, técnico do WWF-Brasil responsável pelo projeto.

Além do mais, por ser um peixe sedentário, o pirarucu só permanece em locais bem conservados. Assim, é possível dizer que sua presença sinaliza a conservação da vegetação às margens do lago, bem como abundância de microrganismos na água e uma atividade de pesca dentro de padrões de sustentabilidade.

Mudança de atitude

Carlos Leopoldo, técnico da Seaprof responsável pelo projeto, observa que os lagos de Manoel Urbano estão em uma região delicada, que sofre impactos ambientais a partir do asfaltamento da BR-364 e de assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). “Em sete anos de projeto, temos conseguido mudar a atitude da população local em relação ao meio ambiente. Hoje eles têm a clara percepção de que o recurso natural precisa ser utilizado de forma sustentável”, destaca.

Organizada anualmente, a Feira do Pirarucu Manejado incrementa a renda dos pescadores e do comércio local, informa a população a respeito de questões ambientais e também leva entretenimento a moradores e visitantes. Durante a feira foram comercializados diversos produtos derivados do pirarucu, desde o filé (conhecido como manta) até peças artesanais confeccionados com as escamas do peixe.

Para a feira, foram capturados, com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 17 pirarucus, que pesaram cerca de 1,8 tonelada. Até o final de setembro, os pescadores poderão pescar mais 22 unidades, atingindo o total de 30% do estoque de pirarucu nos quatro lagos manejados.. O percentual é estabelecido de forma participativa de acordo com critérios ambientais. Em 2007, na primeira edição da feira, o volume pescado foi de uma tonelada.

Para o pesquisador Marcelo Crossa, que atua como consultor no projeto, é preciso seguir investindo em capacitação e pesquisa, para que se acumule um maior volume de conhecimento a respeito do pirarucu e, principalmente, do comportamento do peixe em cabeceiras de grandes rios da bacia amazônica, como é o caso do rio Purus. “São características diferentes daquelas manifestadas no médio e baixo Amazonas”, explica.

Marcelo Crossa acrescenta que o principal desafio do projeto é promover o equilíbrio entre as necessidades ambientais, sociais e econômicas. “Isso demanda pesquisa e modelos de uso adaptativo dos recursos, além de treinamento de técnicos, gestores e pescadores nas regiões onde o manejo é aplicado”, conclui.


 

Fonte: WWF-Brasil
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.