Panorama
 
 
 

RIBEIRÃO PRETO REÚNE REPRESENTANTES DE 57 MUNICÍPIOS NO SEMINÁRIO A RESPONSABILIDADE DO LEGISLATIVO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2009

20/08/2009 - Quando perguntado se uma lei que obriga o município a plantar uma árvore para cada criança recém nascida mudaria o meio ambiente local, o secretário Xico Graziano foi rápido na resposta - “não”. “Mas, são estes pequenos gestos que vão mudar a consciência ambiental da sociedade. São as pequenas atitudes que farão as grandes mudanças”, finalizou a resposta o secretário estadual do Meio Ambiente.

Essa foi a mensagem inicial passada em mais um seminário “A responsabilidade do legislativo local – 50 idéias”, que reuniu, em 20.08, na cidade de Ribeirão Preto, interior do Estado, 179 vereadores e 12 prefeitos da região. Todos receberam uma cartilha com sugestões de projetos de leis a favor do meio ambiente a serem implantadas nos municípios.

A cartilha, que propõe leis sobre esgotamento sanitário, lixo mínimo, mata ciliar, arborização urbana, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, educação ambiental, entre outras pautas ambientais, foi elaborada pelos técnicos do projeto Município Verde Azul, que em novembro deste ano divulgará o próximo ranking ambiental dos municípios paulistas.

A União dos Vereadores do Estado de São Paulo – UVESP atuou como parceira na composição e revisão do material e mantém contato direto com os mais de 6 mil representantes do legislativo municipal em todo o Estado. “Tenho recebido telefonemas de vereadores de várias cidades do interior, que elogiam o material, agradecem essa iniciativa pioneira e contam como estão se organizando para criarem as leis e vê-las sendo colocadas em prática”, contou Sebastião Misiara, presidente da UVESP, que acredita que este trabalho servirá como um exemplo para todo o país.

O secretário Xico Graziano, lembrou que a “vereança é uma escola de cidadania e são os vereadores os principais representantes da sociedade”. Graziano destacou que o projeto Município Verde Azul nasceu de uma idéia relacionada à descentralização. “Esse país precisa olhar mais e acreditar na força do interior, do fundão, onde estão as bases da sociedade e a coisas realmente acontecem”.

Para ilustrar a descentralização que a pasta de meio ambiente do Estado tem proposto a prefeita de Ribeirão Preto, Darcy Vera, entregou durante o seminário o primeiro licenciamento ambiental emitido pela própria prefeitura. Márcio Roberto, um dos seis funcionários da empresa Marmoraria Itália recebeu orgulhoso, das mãos da prefeita, a primeira licença ambiental emitida pela prefeitura em uma das 43 categorias de licenciamento que cabiam à CETESB e foram repassadas, agora, à prefeitura de Ribeirão Preto - uma das primeiras cidades a aderir o licenciamento das atividades de impacto local. “Esta é uma oportunidade de trabalhar a desburocratização, ser mais ágil e facilitar a vida de todos os cidadãos”, falou a prefeita, que ainda lembrou que Ribeirão Preto foi o primeiro município paulista a adotar o livro “Criança Ecológica – Sou dessa turma” nas salas de aula. “Adotem este projeto em seus municípios”, sugeriu Darcy aos vereadores e prefeitos presentes, lembrando que a Educação Ambiental é uma das prioridades na política ambiental do Estado e são as crianças os principais agentes de transformação que a sociedade precisa.

“O que temos proposto é um trabalho de valorização das bases”, complementou Graziano. “Queremos ajudar os vereadores, as escolas, as prefeituras, na elaboração de uma política ambiental que seja menos discurso e mais ação ambiental. Por isso elaboramos estes materiais acreditando que os municípios são capazes de colocar estas ações em prática. Descentralizar é acreditar, é valorizar, a força local”, finalizou o secretário.

Apoio ao uso da cartilha

Durante o seminário, os vereadores participaram de palestras sobre licenciamento ambiental, recursos hídricos, preservação das nascentes e educação ambiental. Os temas abordados serviram como apoio para que os legisladores assimilassem melhor algumas das principais propostas de leis contidas na cartilha.

A interlocutora e coordenadora de Meio Ambiente de Mococa, Giovana Colpani, era uma das participantes que voltou para casa entusiasmada com a publicação e com os assuntos debatidos nas palestras. Após ligar muitas vezes no gabinete dos vereadores de seu município, Giovana conseguiu levar ao seminário cinco vereadores e o Presidente da Câmara, Francisco Carlos Candido. Todos estavam satisfeitos e agradecidos à insistente interlocutora. Juntos, agora, eles querem trabalhar para que neste ano Mococa melhore a sua avaliação no projeto da secretaria do Meio Ambiente e, quem sabe, leve para casa o selo verde.

Ao todo, 57 municípios foram representados no evento. Agora, começa mais uma disputa para ver quem cria mais leis ambientais e quem ganhará, em novembro, o título de Município Verde Azul. Na próxima semana é a vez da cidade de São José dos Campos sediar o encontro dos vereadores e no dia 03 de setembro Marília encerra a série de cinco encontros. Até o momento, mais de 500 vereadores já receberam a cartilha e aproximadamente duas mil pessoas, entre representantes do poder legislativo, prefeitos, vices, secretários municipais de meio ambiente e interessados pelo tema já receberam a cartilha.
Texto: Evelyn Araripe

+ Mais

CONSEMA aprova projeto de oleoduto da Petrobras no Litoral Norte

20/08/2009 - O Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA aprovou, em 19.08, a viabilidade ambiental do empreendimento da Petróleo Brasileiro S/A Petrobras, que irá transportar, por oleoduto, uma mistura de hidrocarbonetos denominada C5+, da Unidade de Tratamento de Gás da empresa em Caraguatatuba – UTGCA, para o Terminal Almirante Barroso – TEBAR, também da Petrobras, em São Sebastião.

O parecer ambiental do sistema de transferência do C5+ foi apreciado durante a 262a. Reunião Ordinária do Plenário do órgão, em São Paulo. O empreendimento consiste em um duto de 19 quilômetros de extensão, com vazão operacional prevista entre 67 e 200 metros cúbicos por hora, interligando as duas unidades da Petrobras no Litoral Norte do Estado.

Segundo o engenheiro Paulo Trigueiro, da Petrobras, que fez a apresentação do sistema no CONSEMA, o C5+ é uma mistura de hidrocarbonetos com cadeias acima de 5 carbonos, subproduto do processamento de gás proveniente do Campo de Mexilhão, na Bacia de Santos.

Conforme informado no Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental – EIA-RIMA do projeto, entre os objetivos do empreendimento destacam-se: assegurar o abastecimento de gás natural na Região Sudeste, especialmente o térmico, reduzindo a dependência em relação ao gás importado; e também contribuir para o aumento da capacidade de produção e processamento de gás na região.

O transporte dutoviário foi apresentado como melhor alternativa considerando que oferece maiores condições de segurança e menores interferências no tráfego rodoviário. O traçado do duto terá início na UTGCA, em Caraguatatuba, seguindo até as proximidades do Parque Estadual da Serra do Mar - PESM, já no município de São Sebastião. Para o trecho do PESM, é prevista a implantação de um túnel de aproximadamente 8 km de extensão, envolvendo obras em pedreira atualmente com suas atividades paralisadas, o que, segundo o EIA, contribuirá para evitar diversos impactos ambientais, como a supressão de vegetação nativa e abertura de acessos e de praças de trabalho. O oleoduto termina no TEBAR e, para a implantação do empreendimento, estão previstos diversos programas ambientais. Estão previstos, ainda, o envolvimento de 300 a 350 trabalhadores, por um período aproximado de 18 meses, com um investimento total de R$ 53 milhões.

Na abertura da reunião mensal do CONSEMA, o secretário-adjunto da SMA, Pedro Ubiratan, chamou a atenção dos conselheiros para a realização, na semana passada, do I Congresso da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – ABEMA, que teve lugar em São Paulo, com a presença de todos os secretários estaduais de Meio Ambiente do país, além de autoridades federais e especialistas de meio ambiente de todo o Brasil.

Na parte final da reunião do CONSEMA, houve a apresentação e discussão da minuta de projeto de lei sobre a Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais, que será votada em um próximo encontro do órgão, após receber sugestões dos conselheiros.
Texto: Mário Senaga.

 

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.