Panorama
 
 
 

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DISTRIBUI MUDAS DE ARAUCÁRIA

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Agosto de 2009

Que ação você tem feito ultimamente para contribuir no local onde vive com a preservação do meio ambiente? Para levar o questionamento à população de Curitiba e despertar a importância de pequenas atitudes que podem ser realizadas no dia-a-dia, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos promoveu nesta segunda-feira (10), em Curitiba, uma blitz ambiental.

Na ocasião, o secretário Rasca Rodrigues plantou, em frente à sede da Secretaria, uma muda de araucária – árvore-símbolo do Paraná e que está ameaçada de extinção. Também foram distribuídas mudas de árvores aos motoristas que passaram em frente à Secretaria.

“A solução para os problemas ambientais está em cada um de nós. Por isso devemos fazer a nossa parte e contribuir com ações positivas em defesa do meio ambiente”, analisou o secretário durante o plantio.

A distribuição de mudas ocorreu durante todo o dia e foi feita por servidores do Sistema Sema (Secretaria do Meio Ambiente; Instituto Ambiental do Paraná; Instituto de Terras, Cartografia e Geociências; Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento). Foram distribuídas mudas de espécies nativas como araucária, cerejeira, palmito e pitanga.

Além do caráter social, a distribuição e o plantio de mudas têm como vertente a conscientização e o desenvolvimento da educação ambiental.

Para o servidor da secretaria José Paz, a atividade é muito oportuna porque desperta uma reflexão por parte de todos sobre a importância do plantio. “Devemos ser multiplicadores e levar para nossas casas essa iniciativa”, afirmou.

Já para o diretor-geral da secretaria, Alan Jones, a ação serve de exemplo e deve ter continuidade. “Ações que contribuem para a qualidade de vida e o bem-estar da população devem ser estimuladas” ressaltou.

Durante a solenidade do plantio, o secretário Rasca Rodrigues também lembrou das ações ambientais feitas pelo Governo do Estado, como o projeto Mata Ciliar.

“Em setembro, o Paraná alcança a muda de número 100 milhões plantada no entorno dos rios do estado”, lembrou o secretário.

PROGRAMAS – O programa de plantio Mata Ciliar, desenvolvido pelo governo do estado, já plantou mais de 97 milhões de mudas em todo o Paraná e visa, além da conscientização ambiental, a recomposição das matas ciliares dos rios.

“É um programa de referência nacional devido à metodologia utilizada que prevê a produção de mudas sem o uso do solo e assegura a variabilidade genética das espécies plantadas”, aponta o coordenador do programa, Sérgio Bittencourt.

+ Mais

Maringá ganha nova Central de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos Vazias

O Dia Nacional do Campo Limpo foi comemorado em Maringá com a inauguração da nova Central de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos Vazias. O evento, realizado nesta sexta-feira (21), contou com a presença do vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, do presidente do Instituto de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), João Rando, do vice-prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin, do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, entre outras autoridades.

De acordo com Pessuti a central de recolhimento de embalagens inaugurada em Maringá será referência para o Paraná e para o Brasil, trazendo muitos benefícios para toda a população rural e urbana. Para ele “o maior lucro deste empreendimento é percebido na qualidade de vida das pessoas e na preservação do meio ambiente, garantindo mais água limpa, um solo sem contaminação e um alimento mais saudável para todos nós”.

O vice-governador ressaltou que o Governo do Paraná sempre esteve à frente dos procedimentos para que as embalagens vazias de agrotóxicos fossem recolhidas. “Todos estes esforços são realizados por meio da Secretaria da Agricultura, do Meio Ambiente, IAP e Suderhsa para darmos a nossa contribuição para que outras instituições, empresas e associações, como a Adita, possam desenvolver estes trabalhos”, relatou.

Mais de 50 municípios da região noroeste e norte do Estado serão beneficiados com esta nova unidade. Pessuti espera que este exemplo do Governo do Paraná possa servir como motivador para que os municípios desenvolvam ações voltadas à retirada do ambiente das embalagens que foram utilizadas com agrotóxicos. “Que isto possa ser feito, principalmente, dentro das escolas, orientando as crianças no sentido de que futuramente elas adotem esta postura de limpar o campo e o meio ambiente”, enfatizou Pessuti.

Mobilização – O Dia Nacional do Campo Limpo foi idealizado pelo Inpev em 2005. O evento é uma forma de mobilizar todos os envolvidos no programa de destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas, sobre a importância do recolhimento dos recipientes. No ano passado, mais de 117 mil pessoas foram mobilizadas, nos 23 estados que participaram do evento.

De acordo com Rando, neste ano a expectativa é envolver 180 mil pessoas nas 108 unidades de recebimento distribuídas pelo Brasil. “As ações desenvolvidas têm apresentado excelentes resultados. Hoje, de todo agrotóxico comercializado no país, são recolhidos, em média, 94% do volume de embalagens. No Paraná esta média é ainda melhor, chegando a ficar entre 97% e 98%”, informou.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.