Panorama
 
 
 

VEREADORES DA REGIÃO DE ITU SE UNEM NEM PROL DO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2009

14/08/2009 - Imaginem quinhentas pessoas batendo ao mesmo tempo um dedo indicador no outro. O som é suave, quase imperceptível. Agora, imaginem as mesmas quinhentas pessoas aplaudindo com toda a força possível simultaneamente. O barulho é quase ensurdecedor. Esse foi o exercício proposto em mais um seminário “A responsabilidade do legislativo local – 50 idéias” realizado na cidade de Itu, em 14.08, quando 520 participantes, entre vereadores, prefeitos, vices e interlocutores do projeto Município Verde Azul, da secretaria estadual do Meio Ambiente - SMA, uniram forças do executivo e legislativo local para colocar em prática ações a favor do meio ambiente nos municípios.

“Os seminários têm o objetivo de despertar nos vereadores o interesse pelas questões ambientais. As pessoas pensam que estes assuntos devem ser tratados pelos deputados federais e estaduais, o que não é verdade. Os vereadores podem e devem trabalhar com estas questões”, explica Ubirajara Guimarães, gerente do projeto Município Verde Azul, que na semana passada já havia reunido 800 pessoas na cidade de São José do Rio Preto, interior do Estado, para trabalhar a mesma temática e distribuir uma cartilha com 50 sugestões de leis ambientais a serem aplicadas nos municípios.

“A cartilha apresenta idéias onde os vereadores, adaptando essas sugestões à realidade local, podem apresentar propostas de lei em defesa do meio ambiente. Por exemplo, o desmatamento da Amazônia. O estado de São Paulo é o estado que mais consome madeira oriunda da Amazônia. Se cada município apresentar uma legislação que iniba a venda de madeira ilegal, estará contribuindo para a diminuição do desmatamento deste bioma”, ilustra Guimarães.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, contou que há algum tempo já sentia a necessidade de “ajudar os vereadores a participarem mais das políticas ambientais”. Daí surgiu a idéia da cartilha. “Os vereadores têm duas atribuições básicas. A primeira é legislar. A segunda é fiscalizar o executivo. Esses dois trabalhos são importantes: propor projetos de lei municipais em defesa do meio ambiente e ao mesmo tempo fazer o trabalho de fiscalização do executivo. Cobrar do executivo ações ambientais efetivas. Tanto na linha da legislação quanto da fiscalização os vereadores são muito importantes, e nem sempre são valorizados”, afirmou o secretário.

Graziano destacou que os vereadores poderão contar com o suporte técnico da equipe do projeto Município Verde Azul para dar o “ponta pé inicial” na criação dos projetos de lei ambientais. Mas, o secretário chamou a atenção para quatro questões prioritárias: “é importante que o poder local priorize quatros questões fundamentais: acabar com os lixões; trabalhar efetivamente na implantação de redes de coleta e tratamento de esgoto; recuperar as matas ciliares; e investir na educação ambiental”.

O presidente da UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo – parceira da SMA na organização dos seminários, Sebastião Misiara, destacou que “o vereador é o agente público do município que está mais próximo da cidadania e precisamos do trabalho e da organização de todos os vereadores do estado para propagar as defesas em favor do meio ambiente”. Segundo Misiara, a secretaria do Meio Ambiente do Estado é “a pasta que lança o maior desafio de todos os tempos e é um desafio que os vereadores e vereadoras estão prontos para aceitar”.

Além de receber a cartilha, os participantes do evento contaram com palestras de Coordenadores da SMA. O Diretor da Divisão de Desenvolvimento e Planejamento da CETESB, João Ricardo Guimarães Caetano, falou sobre a reformulação da Companhia, os benefícios ao Estado e a relação direta da CETESB com o projeto Município Verde Azul. Neusa Marcondes, da Coordenadoria de Recursos Hídricos, abordou o tema “Água – Os desafios do Milênio” e Marta Portas, da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais, falou sobre a importância das matas ciliares para a preservação das nascentes. Para finalizar, Malu Freire, da Coordenadoria de Educação Ambiental,apresentou a palestra “Educar para preservar”, citando os resultados do projeto Criança Ecológica e o importante papel das crianças na preservação ambiental.

Estímulo

Os legisladores presentes no evento estavam entusiasmados com a cartilha e as palestras. Para o presidente da Câmara Municipal de Itu, Luis Costa, com a cartilha os vereadores vão deixar de fazer, simplesmente, um projeto, “que muitas vezes nem vira lei, e se vira fica engavetada, porque ela não tem condições de ser colocada em prática.”

Para o vereador Manoel Korn de Carvalho, do município de Tietê, que está em seu primeiro mandato, a cartilha vai ajudar muito aos que têm “muito a aprender”. Apesar de novato, em um semestre, Carvalho já apresentou três projetos de leis ambientais, sobre reciclagem de óleo de cozinha, coleta seletiva de lixo eletrônico e o IPTU Verde para que os proprietários de terras em área de preservação possam ter descontos no imposto proporcionais à área verde que conservam. Para ele, o evento em Itu “é um exemplo de pioneirismo e preocupação com os legisladores municipais, nos ensinando como adaptar as leis municipais às leis estaduais em vigor”.

Outro vereador que vibrava com a cartilha era Fabrício Maro, de Boituva, que só ficou preocupado com a competição que vai gerar para ver quem cria mais leis ambientais. “A gente sabe que os municípios já competem para ver quem tira a melhor nota no ranking. Agora é a vez dos vereadores. Mas a gente sabe que é uma disputa saudável e que trará benefícios a todos”, brincou.

Interlocutores

Não eram só os vereadores que se mostravam entusiasmados com a publicação. Os interlocutores do projeto Município Verde Azul estavam animados em saber que agora possuem mais aliados na causa ambiental de suas cidades. Gilberto de Moraes, interlocutor de Angatuba, a segunda colocada no ranking de 2008, dizia já ter o incentivo necessário para que o seu município se consagre o primeiro colocado deste ano. “Estamos levando a cartilha para a cidade e queremos ver as leis sendo criadas e colocadas em prática. Isso servirá como um reforço para vermos Angatuba como primeira colocada no ranking do Município Verde Azul”, falou entusiasmado, também, secretário da Agricultura de Angatuba.

Em contrapartida, Célia Romedo, interlocutora do município de Taquarivaí, voltou para a sua cidade com a cartilha nas mãos e a esperança de, neste ano,ver o seu município ser, ao menos, pontuado. “A gente veio aqui para vestir a camisa da causa ambiental e, a partir deste evento, esperamos que os vereadores também arregacem as mangas e não apenas criem leis, mas batalhem para que elas sejam colocadas em prática”, falou a interlocutora.

Seja na esperança de ser o vencedor ou ao menos levar o município ao ranking ambiental que será apresentado em novembro deste ano, hoje 520 pessoas saíram de Itu unidas e capazes de gerar um barulho ensurdecedor em favor do meio ambiente do estado de São Paulo.
Texto: Evelyn Araripe.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.