Panorama
 
 
 

BRASIL ESTÁ BEM NA FITA, DIZ MINC SOBRE MEDIDAS PARA PROTEGER A CAMADA DE OZÔNIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2009

16 de Setembro de 2009 - Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Antonio Cruz/Abr - Brasília - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participa de campanha de esclarecimento à população sobre os efeitos da radiação solar no ser humano, durante manifestação na Esplanada dos Ministérios pelo Dia Internacional da Proteção à Camada de Ozônio
Brasília - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou hoje (16) que o país está “bem na fita” quando o assunto são as medidas para proteger a camada de ozônio.

Ao participar das comemorações do Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio, ele anunciou a doação de um equipamento de origem alemã que vai auxiliar na troca de gás CFC (clorofluorcarbono) em geladeiras velhas.

Minc lembrou que as novas geladeiras não contêm mais CFC, no entanto as velhas, ao serem levadas para o conserto ou mesmo para o ferro-velho, passam por um processo no qual o gás poluente é liberado.

A estratégia do governo, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), é capacitar os próprios mecânicos que trabalham no conserto de geladeiras para que a liberação do gás não ocorra.

“Hoje em dia, o sujeito corta, joga o gás lá para cima, conserta a geladeira e põe um gás novo. A instrução que a gente deu é extrair o gás, filtrá-lo e comprimi-lo e, depois do concerto, injetá-lo de volta”, explicou Minc.

O ministro afirmou ainda que no Brasil faltam campanhas de conscientização para orientar as pessoas como se proteger dos efeitos de raios ultravioleta, cada vez mais intensos por conta dos danos à camada de ozônio. “A pessoa fica achando que porque pega sol desde pequena ou porque é muito morena, não precisa do protetor”, disse.

Para o médico, especialista em câncer de pele, Reinaldo Santana não falta informação ao brasileiro. O problema, segundo ele, é mesmo a preguiça em usar o protetor. Uma pesquisa realizada em Minas Gerais ouviu 1000 pessoas – 42% delas afirmaram ter preguiça de se prevenir com o uso diário do produto.

Ele lembrou que o protetor solar ainda tem um preço elevado e que isso pode dificultar o hábito, mas destacou que essa não deve ser a única forma de prevenção ao câncer de pele. “É um conjunto de medidas, desde a roupa adequada à proteção.”

A estratégia, de acordo com o médico, deve ser o trabalho de disseminar a informação nas escolas. A professora Maria de Fátima da Silva admite que o trabalho de conscientização das medidas de prevenção aos raios ultravioleta ainda é tímido e que a divulgação precisa ser mais intensa. A colega Iara Gonçalves, também professora de uma escola pública, acredita que, ao se investir na conscientização das crianças, incentiva-se os cidadãos a terem mais cuidado com a natureza.

+ Mais

Registros de queimadas em Manaus aumentam quase 200% em um ano

11 de Setembro de 2009 - Amanda Mota - Repórter da Agência Brasil - Manaus - O número de ocorrências de incêndio em áreas florestais de Manaus saltou de 22, em todo mês de setembro do ano passado, para 156, apenas nos primeiros oito dias deste mesmo mês em 2009. De janeiro a agosto deste ano, o Corpo de Bombeiros do Amazonas registrou 443 focos, contra 226 no mesmo período do ano passado.

Em entrevista à Agência Brasil, o comandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas, Antônio Dias, explicou que a queima de lixo residencial é a principal origem dessas queimadas. Por causa da falta de chuvas e das altas temperaturas, a queima de lixo pode se transformar em um grande incêndio, sobretudo em áreas de vegetação farta e seca. As queimadas ocorrem, segundo Dias, tanto em áreas particulares quanto em públicas.

“Como o solo está extremamente seco, o fogo se expande rapidamente. Às vezes, uma ponta de cigarro jogada sobre essas áreas pode gerar um fogo imenso.”

O aumento das queimadas na cidade intensificou-se em agosto, quando os bombeiros tiveram que atender a 200 chamados da população. Em relação ao mesmo período de 2008, o número de ocorrências aumentou 240%. Apenas ontem (10) foram registradas 26 ocorrências.

Uma grande neblina formada por fumaça e poeira cobriu o céu de Manaus hoje (11). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não chove em Manaus há 30 dias. As causas estão relacionadas ao fenômeno El Niño (aquecimento das águas do oceano), à concentração de poeira provocada por obras da construção civil, aos gases dos veículos e, também, às queimadas.

“Uma grande neblina pode ser vista praticamente de toda a cidade de Manaus. Ela resulta de queimadas e poeira”, explicou o chefe do setor de Previsão Meteorológica do Inmet, Veríssimo Farias de Assis.

Nos últimos dias, Manaus tem registrado muito calor e sol forte. Em alguns pontos da cidade, termômetros marcaram 40 graus Celsius. A média tem sido de pelo menos 36 graus Celsius, segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).


 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.