Panorama
 
 
 

CAPÃO BONITO E AVARÉ GANHAM AGÊNCIA DA CETESB

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2009

02/09/2009 - Trinta e sete agências ambientais foram entregues nos últimos dois anos, ampliando a presença da CETESB no Estado.

A região sudoeste do Estado ganhou duas novas agências ambientais da CETESB. Foram inauguradas, em 01.09, as unidades de Capão Bonito e Avaré, as primeiras agências abertas após entrar em vigor a lei 13.542, que criou a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, lhe conferindo novas atribuições no processo de licenciamento ambiental.

As agências de Capão Bonito e Avaré serão responsáveis pela fiscalização e licenciamento em uma área de 15.793 Km2, abrangendo 27 municípios. A região concentra o maior número de fábricas de cimento do Estado; uma vasta extensão de áreas de reflorestamento de eucalipto e pinus, destinado à fabricação de papel e celulose; e abriga uma extensa área remanescente de mata atlântica, onde estão localizados os parques estaduais de Carlos Botelho, Fazenda Intervales e o PETAR – Parque Estadual e Turístico do Alto Ribeira, além de estações ecológicas como as de Itapeva, Itaperá e Paranapanema; estações experimentais e áreas tombadas.

A Agência Ambiental de Capão Bonito está instalada dentro do Instituto do Desenvolvimento Ambiental Sustentável – IDEAS, criado através de compensação ambiental pelo licenciamento da Companhia de Cimento Rio Grande. Desenvolve um projeto agroecológico que prevê a recuperação de uma área de 411 hectares, através da interligação de fragmentos florestais formando corredores ecológicos, e o projeto de sua construção baseou-se em rigorosos padrões ambientais, com a utilização de materiais de fontes renováveis e reciclável.

“Esta agência nasce através da parceria entre a iniciativa privada e os poderes públicos local e estadual, uma visão compartilhada sobre o processo de gestão ambiental e que, seguramente, renderá bons frutos para a promoção do desenvolvimento sustentável na região”, afirmou Marcelo Minelli, diretor de Licenciamento e Gestão Ambiental da CETESB. A unidade atenderá aos municípios de Bom Sucesso de Itararé, Guapiara, Itaberá, Itapeva, Itararé, Nova Campina, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Taquarivai e Capão Bonito.

Já a agência de Avaré responderá por 16 municípios: Águas de Santa Bárbara, Arandu, Bernardino de Campos, Cerqueira César, Iaras, Ipaussu, Itatinga, Manduri, Óleo, Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo, Sarutaiá, Tejupá, Timburi, além da própria Avaré.

Estiveram presentes às inaugurações os prefeitos Julio Fernando Galvão, de Capão Bonito; Rogélio Barchetti, de Avaré; José Carlos Tonon, de Coronel Macedo; José Carlos de Nute Rodriguez, de Itaporanga; e Miderson Zanello, de Taquarituba.
Texto: Renato Alonso
Fotografia: José Jorge

+ Mais

Penápolis e Adamantina recebem treinamento para o licenciamento ambiental

03/09/2009 - Técnicos da prefeitura de Penápolis, dos setores de obras, agricultura, meio ambiente e do departamento autônomo de águas, concluíram, em 03.09, um treinamento de dois dias, voltado para a capacitação de seus funcionários nos procedimentos de licenciamento ambiental. O curso, ministrado pelos agentes da CETESB, antecede o convênio a ser assinado em breve com a prefeitura municipal, que se prepara para assumir o licenciamento ambiental de empreendimentos ou atividades geradoras de impacto local.

Funcionários da prefeitura de Adamantina, que já formalizou esta parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB, também participaram do treinamento.

Os municípios de Santo André, Araraquara, Ribeirão Preto, Valinhos, Rio Claro, Campinas, Adamantina, Bragança Paulista, Brotas, Colina, São Paulo, Tabapuã, Guarulhos e Tatuí, já assinaram convênio para assumir o licenciamento ambiental. Durante o treinamento, os técnicos municipais aprendem os procedimentos de fiscalização e licenciamento de atividades de baixo potencial poluidor e realizam vistorias conjuntas em campo com os agentes do órgão ambiental.

Outros municípios, como Ribeirão Pires, Itaquaquecetuba, Piracicaba, São Carlos, Atibaia, Bertioga, São Sebastião e Caraguatatuba, já se credenciaram junto à CETESB para assumirem o licenciamento. Estima-se que, até o final do ano, perto de 50 cidades do Estado estejam oficializando a municipalização do licenciamento ambiental.
Texto: Renato Alonso
Fotografia: CETESB


 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.