02/09/2009
- Veículos leves saídos de fábrica
terão de se adequar à nova resolução
do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) que
estabelece os limites máximos de emissões
de poluentes provenientes dos escapamentos, como
o monóxido de carbono, os aldeídos,
os hidrocarbonetos totais, os hidrocarbonetos não
metano, os óxidos de nitrogênio e o
material particulado (enxofre).
A proposta foi aprovada pelo Conselho
em reunião ordinária, nesta quarta-feira
(2/9), aberta pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos
Minc. Ele ressaltou que a aprovação
pelo Conama de novos limites de emissões
de poluentes para os veículos é de
extrema importância para o meio ambiente brasileiro.
A determinação faz
parte da Fase L-6 do Programa de Controle da Poluição
do Ar por Veículos Automotores (Proconve).
Para os veículos movidos a diesel, o prazo
de adaptação estabelecido pela resolução
é de até 1º de janeiro de 2013.
Os carros movidos a gasolina terão o prazo
máximo de até 1º de janeiro de
2014.
De acordo com Rudolf Noronha,
gerente de Qualidade do Ar do MMA, a determinação
contida na resolução do Conama vai
reduzir de maneira expressiva os poluentes emitidos
pelos veículos. "Esta medida, somada
à inspeção veicular, vai trazer
uma melhoria significativa à qualidade do
ar das cidades", disse. Ele garantiu que o
Brasil vai alcançar padrões equivalentes
ao que há de mais moderno no mundo em termos
de iniciativas para melhoria da qualidade do ar.
Comissão de acompanhamento
- O Conselho também aprovou proposta que
reestrutura a Comissão de Acompanhamento
e Avaliação do Proconve. O gerente
de Qualidade do Ar, Rudolf Noronha, está
convicto de que a Comissão, que vai funcionar
com nova composição, terá força
política para evitar o descumprimento das
normas relacionadas ao Proconve, como ocorreu nas
fases anteriores do programa.
+ Mais
Consulta pela internet aponta
carros menos poluentes
15/09/2009 - Paulenir Constâncio
- O Ministério do Meio Ambiente colocou à
disposição do consumidor, nesta terça-feira
(15/9), dois instrumentos valiosos na hora de optar
pelo consumo consciente - a Nota Verde e o Indicador
de CO². Para decidir que carro comprar, vai
ser possível optar pelo que emite menos poluentes,
protegendo a saúde, e menos CO² evitando
o efeito estufa, que provoca o aquecimento do Planeta.
O ministro Carlos Minc apresentou
as novas ferramentas, à disposição
nos sites do MMA e do Ibama, que permitem, com os
dados de marca, modelo e ano, navegar com facilidade
e fazer consultas e comparações entre
os veículos leves ano 2008. Até novembro
serão incorporados os dados para os veículos
2009. O banco de dados utilizado na elaboração
da lista é da própria indústria
automobilística e foi trabalhado de forma
a dar acessibilidade ao usuário.
"Agora o consumidor vai poder
tomar decisões de compra que levem em conta
não só os critérios de economia
ou desempenho, por exemplo, mas também o
que é melhor para o meio ambiente, para a
saúde e para o futuro", salientou Minc.
O consumidor poderá, ainda,
ter acesso aos dados de desempenho de consumo por
litro de combustível dos veículos,
por um link, na página do Ibama, que remete
ao Inmetro. Várias marcas e modelos podem
ser encontrados, porém, como o envio dos
dados pelas montadores é voluntário,
nem todos os veículos foram relacionados.
A consulta lista cerca de 250
modelos, a álcool e gasolina, e compara seus
níveis de emissões de CO², óxido
de nitrogênio, monóxido de carbono
e hidrocarbonetos, esses últimos responsáveis
por 99% da poluição veicular. A lista,
preparada pelo Ibama, obedece aos critérios
da Environmental Protection Agency (EPA, em inglês),
agência ambiental norte-americana, e do Painel
Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC,
em inglês). Ela reflete o quanto cada veículo
está abaixo dos padrões de emissões
de poluentes exigidos para o licenciamento.
Para atender às metas do
Plano Clima, aprovado pelo governo brasileiro em
dezembro de 2008, a lista incluiu o CO², que
não polui mas é o principal responsável
pelo efeito estufa. Na prática mesmo, explicam
os técnicos, o primeiro passo para o consumo
consciente é optar pelo carro a álcool
e escolher, entre eles, o que emite menos poluentes.
É que as emissões por consumo de álcool
combustível são consideradas nulas.
Em outras palavras, segundo explicam, como se trata
de uma fonte renovável, o plantio da cana,
sua matéria-prima, diminui a quantidade de
carbono da atmosfera e, na queima, ele apenas devolve
ao meio ambiente o que absorveu.