Panorama
 
 
 

LULA REAFIRMA POLÍTICAS PÚBLICAS PARA POVOS INDÍGENAS DE RORAIMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2009

17 de setembro de 2009 - Lideranças indígenas de Roraima participaram com exclusividade de um encontro com o Presidente Lula e sua comitiva, durante visita à capital Boa Vista, na segunda-feira (14). Como resultado do encontro, o Presidente da República garantiu seu apoio para a criação da Secretaria de Saúde Indígena e para a aprovação do Estatuto do Índio, elaborado pela Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI) e entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, no início de agosto.

Na ocasião, Lula solicitou aos ministros presentes e ao presidente da Funai, Márcio Meira, empenho para consolidar as políticas públicas desenvolvidas durante o governo. Afirmou que quer atender, até o final do mandato, as ações reivindicadas pelos povos indígenas. Ele também assumiu publicamente o compromisso de participar, em abril de 2010, da grande festa para comemoração da homologação da Terra Indígena Raposa-Serra do Sol. “Eu assumo compromisso público de que em abril estarei aqui”, afirmou.

A presidente da Federação dos Povos Indígenas de Roraima, Pierlângela Nascimento, cobrou de Lula apoio às atividades produtivas e de infraestrutura para escoamento da produção das Terras Indígenas. Ela também pediu à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, que estava na comitiva presidencial, que fossem incluídos no PAC a construção de uma ponte sobre o Rio Uraricoera na região do Passarão (Terra Indígena São Marcos) e o asfaltamento das estradas, necessários para escoamento da produção. Pierângela enfatizou a importância de um plano de proteção à fronteira em parceria com os povos indígenas, Polícia Federal e Fundação Nacional do Índios (Funai), contra garimpeiros e drogas.

Documentos de reivindicações foram entregues também pelo presidente da Hutukara Associação Yanomami (HAY), Davi Kopenawa, do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Dionito Souza, da Sociedade dos Indíos de Roraima (Sodiur), Silvio da Silva, da Associação dos Professores Indígenas do Estado de Roraima (Apirr), Leuma Ferreira. A maioria das lideranças exigiu a imediata criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena, a aprovação do Estatuto dos Povos Indígenas e a reestruturação para o fortalecimento da Funai.

O encontro com as lideranças indígenas aconteceu no aeroporto de Boa Vista e a comitiva presidencial inclui a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim; o ministro da Justiça, Tarso Genro; o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão; o ministro-chefe da Secretaria da Comunicação de Governo, Franklin Martins; o ministro dos Transportes, Francisco Nascimento; o ministro das Cidades, Márcio Fortes; o representante do Ministério da Defesa, general Enzo Peri; o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart; o presidente da Funai, Márcio Meira; e o governador de Roraima, José de Anchieta Júnior.

+ Mais

Território da Cidadania Indígena Raposa Serra do Sol e São Marcos

Na terça-feira (15), o presidente da Funai, acompanhado por David e Pierlângela, visitou a comunidade Maturuca, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol. A pauta do encontro tratou dos informes referente à visita do presidente Lula, mas também da infraestrutura e operacionalização do Território da Cidadania Indígena na Região. “O Programa Território da Cidadania é mais uma força no sentido de coibir qualquer tipo de violação dos direitos indígenas”, disse Márcio Meira durante reunião com a comunidade.

O Território da Cidadania Terra Indígena Raposa Serra do Sol e São Marcos abrange uma área de 23.162,50 Km² e é composto por 3 municípios: Normandia, Pacaraima e Uiramutã.

450 mil indígenas poderão ser beneficiados por sistema próprio de acesso aos benefícios previdenciários

08 de setembro de 2009 - O ministro da Previdência Social, José Pimentel, anunciou que agora os indígenas brasileiros poderão obter benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como Segurado Especial, em até 30 minutos, como já acontece com trabalhadores urbanos. Pimentel fez o anúncio na abertura do treinamento, no dia 3 de setembro/09, para servidores da Funai, que irão incluir informações de indígenas no Cadastro Nacional de Informações Sociais – Rural (CNIS-Rural). Esses dados permitirão o reconhecimento automático de direitos e a concessão de benefícios quase imediata. “Quando o indígena precisar de um benefício, não será necessário correria para comprovar sua condição. Seus dados estarão em nosso cadastro e o direito será reconhecido em até 30 minutos”, afirmou o ministro.

A responsabilidade pela inscrição dos indígenas e certificação dos dados no CNIS-Rural será das unidades regionais da Funai, que terão acesso ao módulo especial do sistema CNIS. Para o presidente da Funai, Márcio Meira, a elaboração do CNIS-Rural é um momento histórico para a fundação e para os povos indígenas. “É o início de um processo para garantir direitos previdenciários que os povos indígenas têm há mais de 20 anos, mas que nem sempre eram reconhecidos pelo Estado com eficiência e presteza”, disse Meira.

Participam do treinamento de 3 dias, 140 servidores de 60 unidades regionais da Funai. Eles serão capacitados para incluírem informações sobre indígenas e fornecer a declaração anual de comprovação de atividade. O treinamento será dividido em três módulos. No primeiro, são passadas informações sobre legislação previdenciária; no segundo, sobre o CNIS-Rural; e, no terceiro, será elaborado um plano de capacitação regionalizado que possibilitará a disseminação das informações aos servidores que não puderam participar do treinamento.

Segundo o Diretor de Benefícios do INSS, Benedito Adalberto Brunca, o sistema foi personalizado. “Ele tem características de etnias, das localidades onde estão as pessoas efetivamente vivendo em cada uma das aldeias. Então, isso faz parte desse processo e nós esperamos que isso facilite a vida do indígena, da Funai e do INSS”, explicou Brunca.

O ministério da Previdência Social e a Funai assinaram, dia 22 de julho, o termo de cooperação técnica que garante o acesso aos direitos previdenciários para os povos indígenas, de forma automática, por meio de sistema integrado, agilizando a concessão dos benefícios a essa parcela dos segurados especiais. O acordo foi firmado durante reunião do conselho Nacional de Previdência Social, e teve o senador Augusto Botelho (PT/RR) como testemunha.


 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.