Panorama
 
 
 

MARANHÃO ADERE AO SISTEMA DOF PARA
CONTROLE DE FLUXO DE MADEIRA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2009

Brasília (17/09/2009) – O secretário do Meio Ambiente do Maranhão, Washington Rio Branco, anunciou ontem que o estado irá adotar o Documento de Origem Florestal, do Ibama, como sistema de controle do fluxo de madeira legal no estado em lugar do Sisflora. Segundo o secretário, será publicada nos próximos dias a portaria no Diário Oficial do estado oficializando a migração do Sisflora para o DOF no estado do Maranhão. O anuncio foi feito em Brasília, onde Rio Branco se reuniu com o presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, o diretor de Biodiversidade e Florestas, José Humberto Chaves, e o diretor substituto de Proteção Ambiental, Bruno Barbosa, além do superintendente do órgão no Maranhão, Alberto Chaves Paraguassu.

Rio Branco afirmou que o estado do Maranhão está comprometido com o Governo Federal num esforço conjunto visando a sustentabilidade ambiental no estado, atuando junto ao Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Funai e Polícia Federal, entre outras instituições, “no sentido de desmontar um crime organizado que atua com créditos virtuais no Sisflora desde 2007.” Para ilustrar as fraudes, o secretário citou créditos que foram movimentados no sistema, onde placas de motocicletas foram inseridas em Guias Florestais como se tivessem transportado mais de 50 m³ de madeira em toras.

Para José Humberto Chaves, diretor de Biodiversidade e Florestas do Ibama, “a iniciativa do Governo do Maranhão em aderir ao DOF sinaliza uma preocupação com os problemas ambientais do estado e o Ibama tem dado todo o apoio para que a transição entre os sistemas aconteça com o menor impacto possível para os usuários dos sistemas.”

Com a migração para o DOF, tanto o secretário de Meio Ambiente como o superintendente do Ibama no Maranhão esperam trabalhar para que as fraudes com créditos virtuais tenham fim. “É extremamente positiva a decisão do estado do Maranhão, a partir da adoção do DOF, o estado viverá um novo momento em relação ao controle dos recursos florestais.”, afirmou Paraguassu.

A decisão foi tomada em virtude dos resultados de uma força-tarefa composta por órgãos do federais e estaduais que atuaram em operações de combate ao desmatamento e à exploração ilegal de madeira no estado do Maranhão durante esse ano.

O estado também está estudando meio jurídico para efetuar o leilão da madeira apreendida durante as operações. “Os recursos apurados com a venda do material apreendido serão utilizados para aparelhar a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a Funai e os municípios do estado, com especial atenção a Amarante do Maranhão, único município maranhense na lista dos 43 que mais desmataram a Amazônia.”, afirmou Rio Branco. Na avaliação de Paraguassu, isso é importante, uma vez que “o fortalecimento do Sisnama (Sistema Nacional do Meio Ambiente) nos 217 municípios maranhenses é um dos objetivos do Ibama no estado.”

Dentro das iniciativas conjuntas voltadas para o Meio Ambiente, o secretário estadual também destacou que o Maranhão está esboçando o seu Plano de Controle e Combate ao Desmatamento ilegal, discutido em uma reunião anteontem em Imperatriz/MA. Além do Plano, estão previstas a implantação de dois projetos, um de educação ambiental e outro de recuperação de áreas degradadas que serão financiados pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente na região de Imperatriz, que também sediará quatro cursos do Sipam, voltados para o redimensionamento dos Planos Diretores dos municípios da região, e um encontro de gestores e empreendedores ligados à área ambiental para buscar acordos sobre a gestão e uso dos recursos naturais.
Christian Dietrich
Ascom IBAMA

+ Mais

Apreensão de pássaros em Vitória da Conquista/BA

Salvador (17/09/2009) - Agentes do Escritório Regional do Ibama em Vitória da Conquista (Esreg Vitória da Conquista), com apoio do Ministério Público Estadual, Juizado Especial Criminal e Polícia Militar, cumpriram este mês 43 mandados de busca e apreensão resultantes de denúncias recebidas a respeito de guarda doméstica de animais silvestres.

No período de duas semanas foram apreendidas 192 aves silvestres. Entre as espécies encontradas, estão: araponga, azulão, papa capim capuchinho, canário da terra, brejal, tico-tico rei cinza, sábia laranjeira, garibaldi, trinca ferro, bigode, canário tipio, gralha cancan.

Segundo a chefe do Esreg Vitória da Conquista, Andréia da Mata Lula, a ação faz parte da iniciativa do escritório de “endurecer” o combate ao grave problema do tráfico de animais silvestres na região, “uma vez que muitas vezes, os traficantes utilizam residências como depósitos nos entrepostos para dificultar o acesso da fiscalização”. “Todos os responsáveis serão autuados”, afirmou.
Carlos Garcia
Ibama/BA


 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.