Panorama
 
 
 

OPERAÇÃO KAAETÉ DO IBAMA APREENDE MADEIRAS E LACRA SERRARIA NO SUL DO AMAZONAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2009

Humaitá (08/09/2009) - A Operação Kaaetè, realizada pelo Ibama em parceira com a Polícia Militar do Amazonas, apreendeu em Santo Antonio do Matupi, distrito de Manicoré, no sul do estado, na última sexta-feira (4), 737 toras medindo cerca de 1.700 m³ e 342 m³ madeira serrada de espécies de alto valor comercial, como angelim, cedro, cumaru, ipê, jatobá e maçaranduba. A madeira apreendida é suficientes para carregar 150 caminhões. Uma madeireira que estava operando sem licença teve o maquinário lacrado e a madeira apreendida.

O apoio do helicóptero do Ibama foi essencial, nos sobrevoos foram identificados mais de 30 pontos onde havia grande quantidade de toras de madeira abandonadas ou escondidas por madeireiros ilegais, na área urbana do distrito.

Toda madeira foi confiada a nove associações locais que ficaram como fieis depositárias e que encaminharam projetos sociais ao Ibama, que darão destinação mais nobre à todo produto do crime ambiental, como reforma pontes, construção escolas, casas populares, e outros projetos beneficiarão toda a socieda

de local.

A retirada ilegal de madeira que ocorre na região é reprovada por grande parte da população, pois acreditam que tal atividade prejudica o desenvolvimento do distrito uma vez que não há arrecadação de impostos e nem o estabelecimento de empresas madeireiras legalizadas.

A Operação Kaaetè II tem como objetivo coibir as atividades ilegais de desmatamentos e a extração ilegal de madeira da floresta Amazônica que vem ocorrendo de forma indiscriminada por alguns pecuaristas e madeireiros da região do Sul do estado do Amazonas.
Fotos: Jeferson Lobato dos Santos e Sílvia Maria Alves Carlos
Ibama/AM

+ Mais

Presos traficantes que roubaram Urubu Albino

Fortaleza (04/09/2009) - Em operação conjunta do Ibama com a Polícia Civil do estado de Sergipe uma equipe de fiscais e da unidade do Cetas da Superintendência do Ceará prenderam hoje três integrantes da quadrilha de tráfico internacional de animais silvestres que teriam levado aves raras do Parque dos Falcões, em Itabaiana/SE.

Os infratores viram uma reportagem na televisão sobre as aves, principalmente um urubu albino, visitaram o parque no dia 8 de agosto e na madrugada do dia 9 roubaram os animais. O falcão e o gavião furtados do Parque não resistiram à viagem, pois foram maltratados. Já o urubu albino, foi morto pela quadrilha ao chegar em Campina Grande.

As investigações também revelaram que os integrantes da quadrilha praticavam a atividade ilegal de falcoaria, que consiste em deixar os gaviões sem alimentação durante dias para depois soltá-los para caçarem outros animais, especialmente outras aves.

Na residência dos infratores, em Fortaleza, foram encontrados outros animais como jibóias, salamandra, iguana, gavião mariano, gaviões carijó, periquito do sertão, papagaio verdadeiro e gaviões asa de telha. A analista ambiental do Cetas conduziu os animais para a quarentena onde serão analisados e receberão tratamento veterinário e os fiscais lavraram auto de infração no total de R$8 mil.

Segundo o Superintendente da Polícia Civil, João Batista Santos Júnior, os acusados serão levados para a cidade de Itabaiana ainda nessa sexta (04/09). Eles ficarão a disposição do delegado e juízes de Itabaiana, e ficarão presos até julgamento onde irão responder aos crimes de tráfico de animais silvestres, formação de quadrilha e apologia ao crime.
Mariangela Bampi
Ascom Ibama/CE


 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.