Panorama
 
 
 

PASSAPORTE AZUL APRESENTA BELEZAS DO FUNDO DO MAR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2009

11/09/2009 - Imagine ver de perto um linguado, uma moréia verde, uma raia jamanta ou uma tartaruga verde. Todas as maravilhas dos oceanos vão estar mais próximas dos paulistas com a ajuda do Passaporte Azul, publicação que traz sugestões de roteiros de mergulho nas áreas protegidas do litoral. O guia foi lançado, em 10.09, na Adventure Sports Fair, que acontece no Centro de Exposições Imigrantes até 13.09.

O Passaporte informa para os mergulhadores as particularidades de cada ponto, como profundidade, temperatura e condições de mergulho. Além disso, é possível conferir mapas detalhados das áreas, indicações de como chegar e relatos sobre a vida marinha. Muitos dos pontos passam por locais de naufrágios, interessantes para aqueles que buscam explorar de perto a história do litoral de São Paulo. “Quando vi o Passaporte o achei muito completo. Ele é para os verdadeiros aventureiros.”, disse o secretário Xico Graziano.

Os pontos de mergulho indicados na publicação estão inseridos nas Áreas de Proteção Ambiental Marinhas - APAs do litoral norte e centro, no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos e no Largo dos Parques Estaduais da Ilha Anchieta, de Ilhabela e da Serra do Mar. Os roteiros propostos foram escolhidos para incentivar o conhecimento da vida marinha no Estado, da natureza ao redor e das tradições culturais das comunidades locais. “A idéia de criar o Passaporte Azul surgiu quando começamos a discutir a criação das APAs marinhas. As comunidades locais foram de grande ajuda na elaboração do guia.”, conta Anna Carolina Lobo, gerente de Ecoturismo da Secretaria do Meio Ambiente.

Os passaportes serão vendidos por R$5,00 nos parques e áreas que estão no roteiro. Na capital, os pontos de venda ficarão na sede da Fundação Florestal - FF e no balcão único da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA. Em breve, os interessados também poderão adquirir o passaporte pela internet.

Ecoturismo na Argentina
Durante o lançamento, o secretário Xico Graziano e o secretário do Turismo da Argentina, Lic. Enrique Meyer, assinaram um Protocolo de Intenção para promover o intercâmbio técnico e de experiências entre os órgãos, ambos responsáveis pelas políticas de gestão e uso público em unidades de conservação. “A Argentina possui muitos parques e experiências interessantes em ecoturismo. Essa parceria tem o objetivo de estimular a visitação de Unidades de Conservação nos dois países.”, disse José Amaral Wagner Neto, Diretor da Fundação Florestal.

Projetos serão desenvolvidos pelos técnicos da Fundação Florestal e da Argentina para identificar as potencialidades de implantação de circuitos integrados de ecoturismo e esportes de aventura nos parques dos dois países. Uma ação prevista é implantar campanhas de divulgação para incrementar a visitação nessas áreas protegidas.

+ Mais

Seminário discute mudanças climáticas e créditos de carbono

10/09/2009 - As propostas e desafios do mercado de créditos de carbono, o potencial brasileiro, os investimentos em energias renováveis e a busca da sustentabilidade nas cidades foram os temas abordados nos painéis do 3º Seminário Créditos de Carbono e Mudanças Climáticas, realizado pelo jornal Valor Econômico em 10.09. O encontro contou com a presença de consultores e especialistas no mercado de carbono.

A palestra de abertura, apresentada pelo secretário do meio ambiente, Xico Graziano, abordou as perspectivas e iniciativas na agenda das mudanças climáticas. De acordo com o secretário, a China assumiu uma posição ousada, se comparada com as ações das demais economias emergentes. “A China tem dado provas de que está disposta a investir na redução de suas emissões. Por ter uma matriz energética muito suja, ao contrário do que muitos imaginaram, o país está à frente, buscando uma nova liderança”, destacou.

Graziano enfatizou a importância da elaboração dos inventários de emissão. “Se discute muito qual vai ser a meta de redução, mas não se sabe o quanto se emite. A base de dados e informações é extremamente frágil em nosso país em termos de emissão”, apontou. O secretário ressaltou a elaboração do inventário estadual de gases de efeito estufa, que deve ser finalizado no primeiro semestre de 2010.

Apesar do Brasil ser um país que não possui metas de redução de gases de efeito estufa, o Estado de São Paulo saiu na frente e apresentou à Assembléia Legislativa a Política Estadual de Mudanças Climáticas – PEMC, que recebeu caráter de urgência para entrar em votação. Graziano declarou ainda que é preciso aproveitar as oportunidades diante dos desafios. “O enfrentamento da crise do planeta pode provocar investimentos que ajudem a construir uma nova economia”, pontuou.

O seminário proporcionou a troca de experiências entre os profissionais que lidam diariamente com esta temática, seja na elaboração de inventários de emissões ou em projetos de comercialização de carbono. O seminário também abordou as perspectivas futuras da agenda das mudanças climáticas, principalmente diante das expectativas mundiais da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança de Clima, que será realizada em dezembro de 2009 em Copenhagen, na Dinamarca.

O evento contou com a participação de profissionais das universidades Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Estadual de São Paulo – USP, da Fundação Getúlio Vargas – FGV e do Instituo de Pesquisas Tecnológicas – IPT.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.