Panorama
 
 
 

IBAMA E IAP VISTORIAM ÁREAS EM COLOMBO ONDE A COHAPAR VAI CONSTRUIR 320 MORADIAS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Setembro de 2009

Técnicos da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) visitaram, nesta segunda-feira (28), as áreas em Colombo onde serão construídas casas para 508 famílias – mais de duas mil pessoas - que vivem na beira do rios Atuba, Palmital e Arruda. Mais 371 regularizações fundiárias serão feitas no local, além da recuperação ambiental da área, com a criação de bacias de contenção de cheias e criação de parques ambientais novos. O investimento é de R$ 19, 8 milhões.

Estas pessoas esperam, ansiosas, o início das obras, que precisam da licença final do IAP, diz o presidente da Associação dos Moradores Nova Esperança, Antônio Medeiros. Os moradores da região vivem em favelas, sem nenhuma infraestrutura, com o esgoto passando em suas portas. A situação piorou neste mês de setembro, quando o volume de chuvas foi sete vezes maior do que no ano passado. “Estas casas representam a única esperança de melhoria de vida para essas pessoas. É difícil conviver com a água das chuvas, com doenças como leptospirose, ninguém merece viver assim”, disse.

O presidente da Cohapar, Rafael Greca, levou os técnicos do Ibama e do IAP aos locais onde as famílias vivem hoje e aos terrenos da Cohapar, no Jardim Liberdade e Jardim Contorno, onde serão construídas 320 moradias. A Cohapar aguarda a aprovação da licença ambiental para estas duas áreas, mas prevê que não haverá problema pois no Jardim Liberdade – em terreno ao lado da Cohapar - o IAP já autorizou as obras de uma empresa de manufaturados de aço.

“Esta é uma visita que mostra que o projeto da Cohapar e do governo federal pode ser uma ocasião de resgate social e de recuperação ambiental, que não pode nem deve ser embargado. A retirada das famílias da beira dos rios vai transformar estes locais em áreas ambientais de preservação, e isto compensará o uso das outras áreas de banhados, que serão transformadas em bairros novos e moradias dignas, sem risco de enchentes”, explica o presidente da Cohapar. As famílias vivem hoje em barracos na beira dos rios Palmital, Arruda e Atuba.

O superintendente estadual do Ibama, José Álvaro Carneiro, explicou que a obrigatoriedade legal é do IAP, mas o acompanhamento técnico deve-se à existência de recursos federais no projeto. “Estamos contribuindo na avaliação destas áreas para chegarmos ao melhor entendimento possível. Precisamos analisar com bastante critério técnico e jurídico para que o projeto seja bem sucedido”.

Reginato Bueno, chefe regional do IAP, acredita que é possível chegar a uma solução para as áreas. “Este projeto tem um problema social muito grave e que precisa ser resolvido, mas não podemos deixar a parte técnica de lado, assim como a parte jurídica. Precisamos pensar em conjunto para que o projeto seja legal e atenda às necessidades destas pessoas”, afirmou.


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.