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INDÍCIOS DE IRREGULARIDADES PODERÃO PARALISAR OBRAS DE RODOVIAS NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2009

30 de Setembro de 2009 - Juliana Maya - Repórter da Rádio Nacional - Brasília - Sete rodovias da Região Amazônica (BR-317, no Amazonas, BR-158, em Mato Grosso, BR-319 e BR-364, em Rondônia, BR-401, em Roraima, e BR-230 e BR-010, no Tocantins) poderão ter suas obras paralisadas por indícios de irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Também poderão ser paralisadas as obras de modernização da malha viária do distrito industrial e a ampliação de subtransmissão de energia elétrica de Manaus, a construção da Adutora Italuís e a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Maranhão.

A maioria das obras apresentou problemas de sobrepreço, quando o valor de um produto ou serviço é maior do que o praticado no mercado. O TCU também relatou irregularidades, como a má administração de contratos, a fiscalização deficiente ou omissa e o superfaturamento.

A secretária de Controle Externo do TCU no Amazonas, Nazaré Zuardi, disse que os responsáveis pelas obras terão de apresentar suas justificativa num prazo de15 dias. Depois de analisadas as justificativas e as irregularidades ficarem comprovadas, o processo seguirá para o Congresso Nacional que decidirá pela paralisação ou não das obras.

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MPF pede suspensão do asfaltamento de rodovia em Rondônia

28 de Setembro de 2009 - Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O Ministério Público Federal em Rondônia entrou na Justiça com um pedido de paralisação imediata das obras de pavimentação da Rodovia BR-429, no sul do estado – e que dá acesso à fronteira com a Bolívia – por ameaçar a sobrevivência de grupos indígenas isolados e provocar danos ao meio ambiente.

Na ação civil pública, o MPF argumenta que o asfaltamento da BR-429 não cumpriu as leis de licenciamento ambiental e não levou em conta os impactos que a obra causará aos índios da região, inclusive das etnias Yvyraparakwara e Jurureí, ainda isolados.

A ação quer a suspensão imediata da obra pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), além de pedido de nulidade do licenciamento ambiental da obra. As licenças foram concedidas pelo órgão ambiental estadual, mas, segundo o MPF, seriam de responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A obra já é alvo de ação civil pública ajuizada pelo MPF e pelo Ministério Público de Rondônia em que foram questionados os aspectos técnicos do licenciamento ambiental. Como a Justiça ainda não se manifestou sobre o processo, a pavimentação está em andamento.

De acordo com o MPF, as obras já provocaram vários prejuízos ambientais à região, como a depredação de sítios arqueológicos, o assoreamento de córregos e igarapés, a degradação de áreas de preservação permanente e desmatamento sem autorização.


 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

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