Panorama
 
 
 

INTEGRAÇÃO NACIONAL IMPLANTA O PRIMEIRO
CENTRO DE MANEJO DE FAUNA DA CAATINGA DO PAÍS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2009

30/09/2009 Salgueiro (PE) - A Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), com recursos do Ministério da Integração Nacional, está implantando o primeiro Centro de Manejo de Fauna da Caatinga do país, o Cemafauna. Localizado em Petrolina (PE), o centro que está em fase final de construção, desenvolverá pesquisas sobre a caatinga, um bioma extremamente rico e pouco estudado pela comunidade científica.

O objetivo desta iniciativa é resgatar, identificar, tratar, recuperar e destinar os animais silvestres apreendidos na área dos lotes de supressão de vegetação e reservatórios do Projeto São Francisco.

Os animais resgatados pelo Cemafauna passarão a fazer parte do Sistema de Fauna (Sisfauna/Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis-Ibama), uma ação inédita de gerenciamento. “O Cemafauna é o primeiro centro de referência da caatinga no Brasil. Aqui, além de atender às demandas do Projeto São Francisco e às condicionantes do Ibama, teremos condições de desenvolver diversas pesquisas com animais resgatados nas áreas de influência direta e indireta do empreendimento”, afirmou o professor Luiz Cezar Machado Pereira, pesquisador da Univasf e coordenador do Programa de Fauna.

Aliados ao Cemafauna estão os Centros de Triagem Móveis, estruturados em contêineres onde técnicos da área de Medicina Veterinária trabalharão na assistência necessária aos animais resgatados nas frentes de obras dos Eixos Norte e Leste. É nos Centros Móveis que os animais silvestres eventualmente feridos poderão receber os primeiros socorros e ficarem em observação. Já os animais em situação de maior gravidade serão encaminhados para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Veterinário da universidade, também em construção.

Outra atribuição do Cemafauna é a identificação, tratamento de zoonoses, recuperação e reintegração dos animais silvestres à mata nativa. Além disso, desenvolverá atividades de educação ambiental e proteção da fauna para as comunidades inseridas no Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.

Para mais informações sobre os programas e ações do Ministério, acesse a página da Rádio e TV/MI: http://www.mi.gov.br/tvmi

+ Mais

Passagens artificiais ajudarão na conservação da fauna da Caatinga

29/09/2009 Salgueiro (PE) - O Projeto de Integração do rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional avança no sertão pernambucano conciliando engenharia civil, resgate e preservação do meio ambiente. Para minimizar os impactos causados pela obra, o Ministério da Integração Nacional, por meio de acordo de cooperação com a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), executa o Programa de Conservação de Fauna e Flora, que em um de seus subprogramas, o de Implantação e Monitoramento de Passagens Artificiais para a Fauna, evitará a redução da diversidade das espécies nativas da Caatinga.

Construídas junto às estruturas do empreendimento, as passagens artificiais para a fauna, também chamadas de corredores de passagem, ecológicos ou faunísticos, abrangem áreas de conservação, aquedutos, e galerias de drenagem, respeitando a característica de cada um dos pontos, para uso da população que estiverem próximas a áreas remanescentes de Caatinga. A intenção é ligar áreas antes contínuas, através do replantio de espécies nativas. E também, reproduzir as condições naturais das áreas nas quais os animais vivem, garantindo o deslocamento e a convivência da fauna local, além de possibilitar a disseminação de sementes e o fluxo e perpetuação das espécies.

Resgate de Fauna - Com o seu bioma pouco conhecido, a Caatinga surpreende a comunidade científica e revela-se como berço de uma grande diversidade de vida animal, hoje, aos poucos desvendada e conservada por meio de ações do Programa de Conservação de Fauna e Flora, do Projeto de Integração do rio São Francisco. “A própria comunidade científica sempre achou que a Caatinga era pobre, por exemplo, em anfíbios. Não é. A Caatinga tem uma rica diversidade desses animais também”, disse o professor Luiz Cezar Machado Pereira, pesquisador da (Univasf) e Coordenador do Programa.

Um exemplo da riqueza e diversidade animal da região é a presença da perereca verde, da espécie Phyllomedusa nordestina, uma surpresa para este bioma, com uma população extremamente alta para a Caatinga espécie identificada durante a execução de um dos 36 Programas do Projeto São Francisco, o de Conservação de Fauna e Flora. “Num só dia de trabalho, os técnicos encontraram 30 exemplares dela”, revela Luiz Cezar.

Para mais informações sobre os programas e ações do Ministério, acesse a página da Rádio e TV/MI: http://www.mi.gov.br/tvmi


 

Fonte: Ministério da Integração Nacional
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.