Panorama
 
 
 

INTERLOCUTORES TÊM “REFORÇO” PARA ELABORAR PLANO
DE METAS DO MUNICÍPIO VERDE AZUL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2009

29/09/2009 - Há quatro meses, todas as terças-feiras, o engenheiro agrônomo José Walter Figueiredo Silva, que responde pela execução do Projeto Município VerdeAzul, recebe um grupo de representantes de prefeituras para esclarecer dúvidas sobre a elaboração do plano de metas, diretivas ambientais, preenchimento de formulários e outras.

Após os 15 cursos de capacitação para intelocutores realizados ao longo do ano, em várias regiões do Estado, a atividade “é um reforço para ajudar os representantes dos municípios na execução do plano de metas”, explica José Walter. A última turma se reuniu nesta terça-feira, 29.09, das 10h00 às 14h00, quando “foram dissecados todos os aspectos relativos às dez diretivas ambientais, item por item, passando também pela resolução que criou os projetos ambientais estratégicos”.

“A nossa preocupação é que ninguém perca pontos”, afirma. Esse esforço prossegue até o próximo dia 13 de outubro quando o último dos três grupos de municípios deverá entregar os planos de metas, com as ações relativas às dez diretivas do projeto: esgoto, arborização urbana, educação ambiental, matas ciliares, lixo, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

Os planos serão, depois, analisados pela equipe do Projeto Município VerdeAzul para estabelecer o Índice de Avaliação Ambiental – IAA a ser divulgado no final do mês de novembro. “Esse é o ‘ranking’ dos municípios, com a pontuação de cada um”, lembra José Walter. Os que obtiverem 80 pontos ou mais receberão os certificados “Município VerdeAzul”, que lhes concede prioridade na obtenção de recursos do Governo do Estado.

Rubem Carvalho, diretor de Gestão Estratégica da Prefeitura de Hortolândia, que atua como interlocutor do município, afirmou que o “reforço” é positivo, especialmente na fase final da elaboração do plano de metas, pois permite repassar as questões e esclarecer as dúvidas, principalmente sobre a forma de pontuação. “Ficamos sabendo exatamente o que é preciso para finalizar o nosso projeto”, salientou.

Marcia Polletini Lopes da Silva, interlocutora do Município de São João da Boa Vista, está participando da aula de “reforço” pela segunda vez “para amadurecer as suas propostas, para atender as cobranças da Secretaria do Meio Ambiente que são muito grandes”. Mas considera o trabalho válido, pois está fazendo com que os municípios desenvolvam ações articuladas com o meio ambiente.
Segundo Marcia, “o lema em nosso município é: ‘Não cuidar do meio ambiente e, sim, do ambiente inteiro’”. Na sua opinião, o projeto está despertando a consciência ambiental nos municípios.

Essa opinião é compartilhada por José Walter, que informa que todos os 645 municípios paulistas aderiram ao projeto. Desses, 523 já entregaram os planos de ação, assumindo uma atitude ambiental que tem um peso grande na avaliação final. “O município deve dispor de uma agenda ambiental que reflita o dia-a-dia local, com o planejamento de ações previstas nas diretivas, como o lixo mínimo que propõe o fim de todos os lixões até o final do ano”. O grande objetivo é construir um sistema paulista de meio ambiente em que todos os municípios disponham de uma estrutura, com legislação, conselho, órgãos de fiscalização e controle da poluição e pessoal capacitado, entre outros itens. “No início do projeto, em 2007, apenas 28% dos municípios possuíam essa estrutura, passando a cerca de 50% em 2008”, informou José Walter. A expectativa, agora, é de que esse número chegue a 70% no final deste ano.
Texto: Newton Miura


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.