Panorama
 
 
 

LOBO-GUARÁ É O BICHO DO MÊS DE OUTUBRO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Setembro de 2009

(30/09/2009) A Fundação Zoobotânica do RS divulga, no mês da criança, o lobo-guará como o bicho do mês. O Projeto A Hora do Bicho, que teve início em 2004, apoia a coleta seletiva do lixo realizada no Parque Zoológico do governo do Estado, e tem como temática as espécies da fauna que compõem o acervo do Zoo. Utilizando material informativo e educativo o Projeto tem como objetivo conscientizar o visitante do Zoo sobre a importância da conservação da natureza e os cuidados que se deve ter com o meio ambiente.

Em sua 5ª edição está sendo divulgada a série “Os filhotes”, através das seguintes espécies: Cujubi (janeiro), Javali (fevereiro), Cisne-branco (março), Tucanuçu (abril), Macaco-aranha (maio), Ratão-do-banhado (junho), Chimpanzé (julho), Lhama (agosto), Hipopótamo (setembro), Lobo-guará (outubro), Flamingo (novembro), Sagüi-pincel-preto (dezembro).

Nas edições anteriores foi dado destaque às espécies da fauna nativa do RS, fauna brasileira e africana e aves brasileiras, todas ameaçadas de extinção.

Lobo-guará

Animal solitário, de hábitos crepusculares e noturnos, o lobo-guará raramente é avistado durante o dia. É muito tímido e evita a presença humana, bem como as áreas urbanizadas. Alimenta-se principalmente de vertebrados pequenos e médios, como ratos, tatus, aves e répteis, além de insetos, ovos e frutos.
É o maior canídeo sul-americano e seu nome significa cão dourado de cauda curta.

O Parque Zoológico mantém a espécie num amplo recinto. O casal, Nero e Nara, veio do Zoológico de São Carlos e os filhotes, duas fêmeas, nasceram no Parque gaúcho em junho de 2008 e julho de 2009.

O avanço de áreas urbanas e a alteração dos campos por atividades agropecuárias são as principais ameaças. Segundo o Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção no RS, a espécie se encontra na categoria Criticamente em Perigo

Saiba mais:

Espécie: Chrysocyon brachyurus
Família: Canidae
Ordem: Carnívora
Gestação: 62 a 65 dias
Alimentação: Onívora
Habitat: Florestas, campos, cerrado, pantanal.
Distribuição: Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/FZB-RS
Jorn. Elisabete Monlleo Martins da Silva
Fotos: Sergio Bavaresco e Leandro Basile

+ Mais

Estado entrega 45 mil mudas do Projeto Árvore é Vida no Alto Jacuí

(30/09/2009) O secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, faz a entrega, nesta quinta-feira (1º), de 45 mil mudas para a Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja). A cerimônia será realizada na Câmara Municipal de Lagoa dos Três Cantos, às 14h, e contará com as presenças do prefeito do município, Ernor Weber, do presidente da Amaja, Irineu Orth, do coordenador do Conselho de Dirigentes e Técnicos Municipais de Meio Ambiente do Alto Jacuí (Condimma), Everton Lagemann, entre outras autoridades. O lote integra as 300 mil mudas que serão repassadas à Amaja, dentro do projeto Árvore é Vida, conforme prevê o convênio assinado entre o governo do Estado, por meio da Sema, e a Amaja.

A Associação dos Municípios do Alto Jacuí disponibilizará as mudas aos produtores rurais de 19 municípios da região com o objetivo de preservar as matas ciliares e recuperar as áreas degradadas. O projeto Árvore é Vida, idealizado pela diretoria de meio ambiente da Federação Internacional das Associações de Mulheres de Negócios (BPW) e encampado pela Sema, tem o objetivo de plantar 1 milhão de árvores até abril de 2010.

Conforme Berfran Rosado, outros três convênios de repasses de 700 mil mudas serão firmados - com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) e as associações dos Municípios da Zona de Produção (Amzop) e dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). O secretário prevê que só com os futuros convênios, a meta de 1 milhão de árvores será superada com folga.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Maria Cláudia Vasconcellos


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.