Panorama
 
 
 

NO ANO BICENTENÁRIO DE DARWIN, PROJETO DISCUTE
ROTEIRO DO CIENTISTA NA AMÉRICA DO SUL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2009

22 de Setembro de 2009 - Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil - Paraty (RJ) - A bordo de uma embarcação histórica, construída de madeira da Amazônia, crianças de escolas de Paraty, no sul fluminense, vão conhecer a partir de hoje (22) a Expedição Tocorimé- Na trilha de Darwin, que se propõe a repetir o roteiro feito pelo cientista britânico na América do Sul, há quase 180 anos.

Como parte do projeto, cerca de 60 estudantes, selecionados em três escolas, também vão bater um papo ao vivo com astronautas da Nasa. Além de responder às perguntas dos jovens, em órbita, os astronautas devem acompanhar o roteiro do Tocorimé-Pamatojari, tirando fotos de satélite do barco, hoje, em Paraty.

Programada para 2010, a expedição Tocorimé partirá de Fernando de Noronha (PE) com destino à Ilha Galápagos, passando por 15 portos. Com cerca de 20 cientistas brasileiros e estrangeiros a bordo, o objetivo é catalogar espécies por meio da coleta de DNA, além de promover a ciência entre as crianças, em atividades interativas durante as paradas até 2011.

“Pretendemos utilizar uma rede ligada à ciência evolucionária com base no legado de Darwin para estimular a ciência, a educação e a cultura”, disse o responsável pela expedição e capitão do Tocorimé, Marcus Lehmann.

Ele explicou que será possível acompanhar a viagem e as atividades no barco por meio da internet, inclusive, com imagens produzidas pelos visitantes. Representante do Museu de História Natural de Nova York para América do Sul, o Instituto Sangari, levará a exposição oficial sobre Darwin ao Tocorimé.

Na embarcação, o objetivo é disponibilizar também dois laboratórios para atividades como a extração de DNA de frutas, capacitar professores em cursos rápidos nos portos e formar lideranças jovens para monitorar as atividades no barco. Para aventura na América do Sul, a expedição Tocorimé estuda ainda parceria com projetos científicos, entre eles, o inglês The HMS Beagle, que quer repetir o trajeto de Darwin pelo mundo.

Durante um encontro de cientistas ontem (21), em Paraty, o biólogo da Universidade Vale do Itajaí (Univale), Leonardo Rori, destacou que no trajeto de Darwin pela América do Sul há coisas para "descobrir e redescobrir". “A informação superficial dos oceanos ajuda a reconhecer biodiversidade e mudanças climáticas globais.

"Em uma embarcação suave como o Tocorimé, talvez, seja possível acessar informações que em navios maiores, que geram poluição e barulho poderia ser mais difícil”, explicou.

Em 1831, o cientista Charles Darwin partiu a bordo do navio Beagle. Pesquisou em várias regiões do mundo, fósseis e plantas, relacionando as amostras ao ambiente ao modo de vida destas. Observou uma série de transformações e adaptações em relação aos fósseis, estabelecendo, assim, a Teoria da Evolução e se tornando um dos biólogos mais importantes do mundo.


 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.