Panorama
 
 
 

RS TERÁ MAIS DE 30 PROJETOS DE ENERGIA EÓLICA
CONCORRENDO NO LEILÃO DA ANEEL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Setembro de 2009

(28/09/2009) A energia dos ventos (eólica) é uma abundante fonte de energia renovável, limpa e disponível em todos os lugares. A utilização desta fonte energética para a geração de eletricidade vem crescendo em todo o mundo e apresenta grandes benefícios ambientais e tecnológicos. O Rio Grande do Sul já possui o parque eólico de Osório e capacita-se para ter mais de 30 projetos habilitados para concorrer ao leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no final de novembro, que definirá o potencial gerador de cada empreendimento.

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) iniciou a concessão das licenças destes empreendimentos, pretendendo concluir a análise de todos os processos até o final de outubro para que eles participem do leilão. Assim, a governadora Yeda Crusius e o secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, entregam nesta segunda-feira (28), às 11h, no salão nobre da Prefeitura de Santana do Livramento, a Licença de Instalação (LI) emitida pela Fepam ao Grupo Fortuny Energia do Brasil, relativa ao Parque Eólico de Santana do Livramento. Com a LI, a empresa habilita-se a participar do leilão.

Se sair vencedora, responsabilizando-se por determinada fração de geração, e por já possuir a LI, a empresa pode iniciar as obras, obedecendo às condicionantes e restrições ambientais previstas no licenciamento. Pelo projeto, que está previsto para ser instalado na localidade de Cerros Verdes, o parque eólico terá potência de 149,60 MW.

Conforme a LI, o empreendedor terá a aprovação do layout final do parque eólico, após o monitoramento da fauna. Os aerogeradores deverão manter um distanciamento mínimo de 400m das áreas com residências e locais com permanência humana prolongada.

O grupo Fortuny Energia do Brasil tem ainda em análise na Fepam processos para licenciamento (Licença Prévia - LP) para os Parques Eólicos no Cassino, em Quaraí e em Geribatu, com respostas às solicitações de licenças previstas para serem emitidas até o final de outubro.
ASSECOM SEMA
Coordenação e texto: Jornalista Lurdes Nascimento

+ Mais

Yeda firma convênio com municípios para ultrapassar meta de plantio de 1 milhão de árvores no RS

(24/09/2009) Começou nesta quinta-feira (24) o plantio de 1 milhão de árvores no Rio Grande do Sul. A primeira da série foi plantada, simbolicamente, pela governadora Yeda Crusius, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). Yeda recebeu a muda no final de uma representação cenográfica de Ana Terra, livro do escritor Erico Verissimo. O ato foi para registrar o Dia da Árvore e fez parte da assinatura de convênio do projeto Árvore é Vida, idealizado pela Federação Internacional das Associações de Mulheres de Negócios. "Metas, quando chamam parcerias, são sempre ultrapassadas", afirmou Yeda, ao prever a superação da expectativa de plantio de 1 milhão de árvores, ainda na sua gestão.

Na assinatura do convênio do projeto, a Secretaria do Meio Ambiente, principal apoiadora, assumiu o compromisso de repassar 300 mil mudas à Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja). A entidade disponibilizará as mudas aos produtores rurais dos 19 municípios da região, com o objetivo de preservação de matas ciliares e recuperação de áreas degradadas.

Conforme o secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, outros três convênios de repasses de 700 mil mudas serão firmados - com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) e as associações dos Municípios da Zona de Produção (Amzop) e dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat).

Com os futuros convênios, a meta de 1 milhão de árvores será superada com folga, prevê Berfran Rosado. Yeda parabenizou todos os prefeitos da Amaja. Compareceram os chefes de Executivos municipais de Tapera (também presidente da Amaja e signatário do convênio), Irineu Orth, de Lagoa dos Três Cantos, Ernor Weber, de Ibirubá, Gustavo Schroeder, e de Selbach, Rudi Seger.

"Vamos ensinar, nas nossas escolas, em nossas ações do cotidiano e atitudes do dia-a-dia, como não degradar para deixar aos que venham depois de nós todo um patrimônio ambiental renovado, sustentado", pediu a governadora na sua mensagem aos prefeitos, secretários, ambientalistas e técnicos presentes no evento.

Descentralização

Para o secretário Berfran, a área do meio ambiente tem muito a comemorar no governo Yeda. De acordo com balanço do secretário, o atual governo municipaliza e descentraliza a gestão ambiental de impacto local; ampliou em 50% a força de trabalho com a contratação de 246 novos técnicos (fiscalização, gestão, licenciamento); equipou as unidades da Secretaria no Interior; e eliminou o passivo dos processos de análise de empreendimentos no RS. Também houve aumento de investimentos em proteção da natureza.

Para a presidente do Comitê de Meio Ambiente da Federação Internacional das Associações de Mulheres de Negócios, Yara Blochtein, o projeto com a parceria do governo do Estado é reconhecido como modelo pela Organização das Nações Unidas (ONU), que planeja o plantio de 1 bilhão de árvores no planeta. "O Rio Grande está em destaque dentro da ONU", disse. O prefeito Irineu Orth frisou que "o programa ambiental liderado pela governadora Yeda vem ao encontro ao que temos que fazer para manter a natureza".
Assessoria de Imprensa do Palácio Piratini

 


 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.