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CONSUMIDOR ACEITA DESAFIO CONTRA USO DAS SACOLAS PLÁSTICAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2009

15/10/2009 - Melissa Freitas - No Dia do Consumidor Consciente, a professora Neusa Santos e a família Bellot aceitaram o desafio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) de "Um Dia Sem Sacola Plástica" e deram o exemplo: trocaram as sacolas plásticas pelas retornáveis para transportar as compras de supermercado.

A "vovó doida" Neusa - como é apelidada pelos netos - garante que sempre usa as sacolas de pano para as compras grandes e Cristovão Bellot e a filha Márcia não só usam as ecobags como ainda estimulam a reciclagem de lixo no condomínio onde moram em Nova Ipanema, no Rio de Janeiro, contribuindo para que os funcionários da limpeza - responsáveis pela separação dos resíduos - sejam recompensados mensalmente com cestas básicas.

Durante a coletiva de divulgação do Dia Sem Sacolas Plásticas, realizada no Rio de Janeiro, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, alertou que apenas 1% das sacolas são reaproveitadas, enquanto são consumidas diariamente 36 milhões da embalagem no Brasil. Além disso, destacou que somente 3% dos domicílios brasileiros separam o lixo. Para o ministro, são números que mostram a necessidade de estimular o consumidor a repensar seus hábitos e a adotar atitudes de consumo mais conscientes.

Minc ressaltou que o consumo consciente já existe, como o selo Procel de economia de energia de geladeiras e a Nota Verde de emissões de poluentes veiculares - ambos mecanismos que permitem ao consumidor optar por produtos com melhores níveis de eficiência energética, proporcionando economia e preservação do meio ambiente - e acredita que o mesmo raciocínio vale para as sacolas plásticas, pois o poder do consumidor está influenciando a gestão das empresas, a exemplo do que aconteceu com o boicote de grandes redes de supermercados à carne oriunda de pecuária em área de desmatamento.

O ministro ressaltou que, na questão das sacolas plásticas, o consumo consciente é uma das frentes que deve ser trabalhada para enfrentar o prejuízo ambiental. Outra seria com a indústria, com a produção de sacolas resistentes e também com o reaproveitamento e transformação do material em produtos para construção. Para estimular essa produção, em outra frente de atuação, Minc garantiu que o Governo Federal está com proposta de reduzir impostos sobre produtos reciclados, primeiro o tributo sobre produtos industrializados, o IPI, e depois o sobre mercadorias e serviços, o ICMS.

Em contrapartida, a gestão dos resíduos e o trabalho das cooperativas, bem como as parcerias com a iniciativa privada e os varejistas são as formas de promover a sustentabilidade social e o consumo consciente. "Mais do que usar sacola plástica para acondicionar o lixo, precisamos é separar os resíduos, gerando emprego e renda. O lixo é a matéria-prima fora do lugar", acrescentou.

Durante a coletiva, a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samyra Crespo, disse que o objetivo do Ministério não é "travar uma guerra santa contra as sacolinhas, mas mostrar como um produto aparentemente inofensivo esconde uma tragédia ambiental se não for consumido com consciência".

Consumidor internauta - Para reforçar a comunicação do tema com a sociedade e difundir a campanha "Saco é um Saco" entre formadores de opinião e internautas em geral, o MMA, em parceria com o Carrefour, aproveitou a oportunidade para lançar a estratégia de internet da campanha, com o hotsite www.sacoeumsaco.com.br e as ações articuladas nas redes sociais, como Orkut, Twitter, Facebook e Youtube.

Para o presidente do Carrefour, Jean-Marc Pueyo, e para o diretor de Sustentabilidade da rede de supermercados, Paulo Pianez, aderir à campanha do Ministério é mais uma ação de conscientização ambiental da empresa, que busca tanto à formação do pessoal em suas lojas quanto à multiplicação social com práticas ambientais junto aos seus clientes.

Também participaram da coletiva, a secretária do Ambiente do Rio de Janeiro, Marilene Ramos, e a representante do Instituto Akatu, Heloísa Mello.

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MMA propõe desafio de um dia sem sacola plástica

08/10/2009 - No embalo da campanha --Saco é um Saco--, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lança o Dia do Consumidor Consciente - 15 de outubro - e propõe um desafio: --Um dia sem sacola plástica--. A exemplo do que aconteceu no Dia Sem Carro, a ideia da ação é despertar a consciência ambiental nos consumidores e incentivá-los a recusar as sacolas plásticas em suas compras nesta data, adotando uma sacola retornável ou outra alternativa.

Em 2008, a Consumers International (CI) promoveu uma mobilização mundial nesta mesma data para marcar a importância da educação para o consumo sustentável. O movimento Global Consumer Action Day contou com a adesão de mais de 40 instituições membros da CI e outros grupos de consumidores em 33 países, contribuindo para o Processo de Marrakech, do qual o Brasil faz parte desde 2007 representado pelo Ministério do Meio Ambiente.

O desafio do Dia Sem Sacola Plástica foi aceito pela rede de supermercados Carrefour -- a mais nova parceria da campanha Saco é um Saco -- começando pelo Rio de Janeiro, onde lojas estarão preparadas para estimular as donas-de-casa e demais clientes a recusar sacolas plásticas na boca do caixa.

A comemoração ainda será marcada pelo lançamento da estratégia de internet da campanha Saco é um Saco, com a apresentação do hotsite www.sacoeumsaco.com.br e das ações articuladas nas redes sociais, como Orkut, Twitter, Facebook e Youtube. O objetivo é reforçar a comunicação do tema com a sociedade e difundir a campanha entre formadores de opinião e internautas em geral.

Na oportunidade, também será anunciado o concurso de vídeos caseiros do Instituto Akatu: Saco de ideias, projeto apoiado pelo MMA. Em vídeos de um minuto, os concorrentes deverão responder à pergunta "O que você faz para reduzir seu consumo de sacolas plásticas?". O prêmio do concurso será anunciado no evento.

Participe - Apesar de prática, quando aceitamos uma sacola na locadora, na farmácia ou na padaria, não temos noção que anualmente 500 bilhões delas são descartadas inadequadamente no meio ambiente mundial, entupindo bueiros, causando enchentes, poluindo mares e matando tartarugas.

No Brasil, estima-se que 1,5 milhão de sacolas plásticas são consumidas a cada hora. Com uma conta rápida chegamos aos 36 milhões em 24 horas. Imagine quantos recursos naturais podem ser poupados em um único dia de consumo consciente.

Participe desse desafio e ajude a diminuir o impacto ambiental causado pelas sacolinhas. No dia 15 de outubro, adote um novo hábito de vida, contribua para diminuir esses números e se torne mais um consumidor consciente capaz de transformar a vida no Planeta. "Saco é um saco. Pra cidade, pro Planeta, pro Futuro e pra Você". Recuse, reduza, reutilize!

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Setor Transporte é o mais novo parceiro da campanha

07/10/2009 - Aloma Petiane - Com a participação da secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Samyra Crespo, e do vice-presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Newton Jerônimo Gibson Duarte Rodrigues, foi oficializada, nesta terça-feira (7/10), em Brasília, a adesão da Confederação à campanha "Saco é um Saco", lançada pelo Ministério em junho deste ano para estimular o consumidor a reduzir o uso de sacolas plásticas e, sempre que possível, recusar.

A CNT, que atua em todo território brasileiro, tem o objetivo de levar a mensagem sobre a importância de consumir sacolas plásticas de maneira consciente. "A CNT é de total importância para a campanha, por alcançar todo o País e divulgará de forma positiva para incentivar a redução no uso dessas sacolas descartáveis", disse Samyra.

O vice-presidente da CNT ressaltou a relevância da preservação do meio ambiente e que a da adaptação a novos hábitos. "Precisamos do consumo consciente e acabar com o excesso no uso de sacolas plásticas", disse Rodrigues.



 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

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